Alguém me explica como funciona a rede no Linux?

Iniciado por alexmatos, 08 de Março de 2007, 08:35

tópico anterior - próximo tópico

alexmatos

Eu sou bastante leigo quando o assunto é rede. No Windows, eu ainda entendo alguma coisa... Tem lá o HD do servidor que todo mundo tem acesso. Agora, como funciona isso no Linux? O servidor tem uma \home que é compartilhada? Ou só uma pasta?

Obs: Tentei googlear e pesquisar aqui no fórum, mas como é uma coisa muito simples, não consegui achar a resposta. Se alguém tiver um link para me indicar de algum artigo que fale sobre isso, ficarei igualmente grato.

lr.gamito

na verdade vc está falando sobre compartilhamento, rede é um assunto mais amplo.

Esse "HD" que vc encherga como uma unidade é uma pasta compartilhada em algum servidor de arquivos (fileserver), o linux tbm compartilha pastas e conecta em pastas em outros servidores.. tudo depende de configuração. no ubuntu tem um assistente que compartilha as pastas.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

arlei

O compartilhamento de arquivos entre plataformas Linux (UNIX) é baseado no protocolo NFS (Network File System), ja as plataformas windows usam o protocolo SMB (Server Message Block), que esta representado no Linux pelo SAMBA.

Segue abaixo um link para tutorial de como montar um Servidor de arquivos Linux usando SAMBA.
http://www.guiadohardware.net/artigos/186/

T+
Arlei