Porque vangloriar tanto o MAC?

Iniciado por gilbertosilva, 05 de Março de 2007, 17:30

tópico anterior - próximo tópico

Xterminator

nq6 obrigado por abrir os meus olhos me fornecendo outras fontes de pesquisa
eu já sabia que o Mac os era feito sobre o BSD, já conhecia o projeto Darwin e Open Darwin
blablablablablalbllalala , mas se formos crucificar a Apple, a MS também pegou muita coisa do BSD para colocar no Windwos Xuxa Park, então chegamos a conclusão que as 2 são farinha do mesmo saco :-)
mas que o MAC é Estiloso isso é, é muito mais caro nunca o utilizei, mas meu GNOME tá me atendendo muito bem.

Falou garoto seja bem vindo ao fórum, tou dando as boas vindas pq não tinha visto posts seus antes e pelo jeito você é fuçador :-)
aliás vou dar uma fuçada no seu brógui.

nq6

Citação de: Xterminator online 06 de Março de 2007, 15:15
nq6 obrigado por abrir os meus olhos me fornecendo outras fontes de pesquisa
eu já sabia que o Mac os era feito sobre o BSD, já conhecia o projeto Darwin e Open Darwin
blablablablablalbllalala , mas se formos crucificar a Apple, a MS também pegou muita coisa do BSD para colocar no Windwos Xuxa Park, então chegamos a conclusão que as 2 são farinha do mesmo saco :-)
mas que o MAC é Estiloso isso é, é muito mais caro nunca o utilizei, mas meu GNOME tá me atendendo muito bem.

Falou garoto seja bem vindo ao fórum, tou dando as boas vindas pq não tinha visto posts seus antes e pelo jeito você é fuçador :-)
aliás vou dar uma fuçada no seu brógui.

Okz,
um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Screwball

nq6, parece que tu tem algum conhecimento sobre Unix/Linux.

Mas sobre Macintosh, realmente tu está muito mal informado. Muito.

Tudo bem, tu não precisa saber tudo.
Mas vá devagar quando for falar de um assunto que não domina.

Eu usei Macs durante muitos anos. Acompanhei toda a novela que foi a criação do MacOS X.
Muita gente na época (e eu entre eles) achava que esse sistema jamais deixaria de ser vaporware.
No entanto, a Apple conseguiu não só construí-lo, mas também construíu "O" sistema.

De uma pesquisada sobre:

Microkernel e Nanokernel
XNU e MACH microkernel
Uma empresa chamada NEXT e um sistema produzido por ela chamado NextStep.
OpenStep
Blue box (da Apple)
Yellow Box
Carbon
Cocoa
Quartz e Quartz Extreme
Display PostScript
X11.app
Webkit
Safari

Tu vai descobrir várias coisas.

Entre elas, tu vai ver que existem algumas partes do sistema que são software livre. Nessas partes, a Apple respeita a licença de uso e devolve ao projeto todo código que adicionou/modificou.

As partes fechadas, sempre foram fechadas desde o início.

Só há uma exceção: o projeto Darwin, que era livre, foi encerrado por falta de interesse da comunidade.
Ou seja, o pessoal não estava muito afim de trabalhar no projeto, então a Apple continuou sozinha.

Cuidado ao insinuar roubo de código livre no MacOS X.

PS: FYI a animação do famoso cubo, utilizada para mudança de destops no XGL/Compiz/Beryl/AIGLX já existe no MacOS X desde de 24/08/2002, com o lançamento do "Jaguar", que trazia o Quartz Extreme. Essa animação do cubo girando era utilizada no Mac para alternar entre os diversos usuários do sistema. Se houvessem mais do que 4 usuários, haveriam mais faces também.
Também os efeitos do Exposé foram utilizados no Linux.

$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

nq6

Citação de: Screwball online 06 de Março de 2007, 19:50
nq6, parece que tu tem algum conhecimento sobre Unix/Linux.

Mas sobre Macintosh, realmente tu está muito mal informado. Muito.

Tudo bem, tu não precisa saber tudo.
Mas vá devagar quando for falar de um assunto que não domina.

Eu usei Macs durante muitos anos. Acompanhei toda a novela que foi a criação do MacOS X.
Muita gente na época (e eu entre eles) achava que esse sistema jamais deixaria de ser vaporware.
No entanto, a Apple conseguiu não só construí-lo, mas também construíu "O" sistema.

De uma pesquisada sobre:

Microkernel e Nanokernel
XNU e MACH microkernel
Uma empresa chamada NEXT e um sistema produzido por ela chamado NextStep.
OpenStep
Blue box (da Apple)
Yellow Box
Carbon
Cocoa
Quartz e Quartz Extreme
Display PostScript
X11.app
khtml
Safari

Tu vai descobrir várias coisas.

Entre elas, tu vai ver que existem algumas partes do sistema que são software livre. Nessas partes, a Apple respeita a licença de uso e devolve ao projeto todo código que adicionou/modificou.

As partes fechadas, sempre foram fechadas desde o início.

Só há uma exceção: o projeto Darwin, que era livre, foi encerrado por falta de interesse da comunidade.
Ou seja, o pessoal não estava muito afim de trabalhar no projeto, então a Apple continuou sozinha.

Cuidado ao insinuar roubo de código livre no MacOS X.

PS: FYI a animação do famoso cubo, utilizada para mudança de destops no XGL/Compiz/Beryl/AIGLX já existe no MacOS X desde de 24/08/2002, com o lançamento do "Jaguar", que trazia o Quartz Extreme. Essa animação do cubo girando era utilizada no Mac para alternar entre os diversos usuários do sistema. Se houvessem mais do que 4 usuários, haveriam mais faces também.
Também os efeitos do Exposé foram utilizados no Linux.

Primeiro não me refiro a firulas e sim ao Kernel do Free BSD 5. Você pode falar o que quiser, mais que eles desenvolveram o sistema do zero, isso você não pode falar. É bem mais fácil melhorar o que já está pronto do que começar um projeto do zero. Com isso sobra tempo para outras prioridades da apple o visual e amigabilidade. Em relação ao desktop 3d se você leu o meu texto nele você não viu eu dizer que o linux é pioneiro e sim que está bem mais avançado, levando inclusive a Apple reformular seu próximo lançamento dando um upgrade nesse quesito. O Quartz e Quartz Extreme não tem o mesmo perfil de comportamento do que conhecemos hoje no Linux, XGL/Compiz/Beryl/AIGLX. A diferença é muito grande, principalmente quando unimos isso ao recurso de múltiplo desktop. Dentre esses citados o Beryl tem muita coisa nova, muita ideia e já dão uma certa dor de cotovelo nas outras plataforma, sendo vista ou mac osx. Mais isso a Apple já ta correndo atrás, e vamos ver algo muito similar em breve.

Apesar de parecer a Apple não é tão inovadora como se pensa, ela compra muita coisa pronta, copia muita coisa também e tem a seu favor uma serie de softhouses com bons programas que ajuda na virtualização desse status.

Pelo que me lembre não disse que Apple só tem soluções derivadas de projeto livre. Também não disse que ela nunca inicializou um projeto desde o inicio. E se o projeto Darwin foi praticamente descontinuado a culpa não é da comunidade. Seria bom você procurar saber de um desenvolvedor se é interessante à permuta com a Apple.

E só lembrando eu não disse que a Apple roubou código nenhum, até por que a licensa de uso do Free BSD permite qualquer um modificar e depois fechar o código, coisa que muito em breve não vai mais poder ser feita. Quem sabe se na época que a Apple fez isso não fosse permitido tal coisa, seria que o sistema estaria no grau de solidez que está hoje?

Em segundo lugar, você não precisava tentar me desqualificar para expor suas idéias. Simplesmente poderia ter falado o que pensa. Se você gosta tanto do Mac compra um e muda de fórum.

Sem delongas,
Um abraço,
Ok.
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

JeffersonX

Uma pergunta, o Quartz é o servidor gráfico do MAC OS X ou é apenas o programa para configurar e ativar a composição, assim como o Beryl e Compiz no Linux?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Magneto

Não sei se alguém conhece, mas há um blog sobre um usuário de MAC (desde 1996), onde ele escreve sobre os problemas enfrentados perante o SO e hardware.Aviso que vale apenas por curiosidade, não desmerecendo o sistema nem o fabricante.

http://appledarkside.blogspot.com/index.html

rodox12

o mac e tao pesado quanto o vista?
Temos que fixar o bug #1.

Screwball

Citação de: JeffersonX online 07 de Março de 2007, 08:51
Uma pergunta, o Quartz é o servidor gráfico do MAC OS X ou é apenas o programa para configurar e ativar a composição, assim como o Beryl e Compiz no Linux?

As duas coisas juntas.
O Quartz se subdivide em Quartz 2D e Quartz Compositor.

O Quartz 2D faz aproximadamente o mesmo papel do servidor gráfico.
E o Quartz Compositor, como o nome indica, faz a composição.

Screwball

Citação de: Agent Orange online 07 de Março de 2007, 08:57
Não sei se alguém conhece, mas há um blog sobre um usuário de MAC (desde 1996), onde ele escreve sobre os problemas enfrentados perante o SO e hardware.Aviso que vale apenas por curiosidade, não desmerecendo o sistema nem o fabricante.

http://appledarkside.blogspot.com/index.html

Muito bom esse blog, me diverti bastante.
Valeu pela dica!  ;D

Screwball

Citação de: nq6 online 06 de Março de 2007, 20:21
Primeiro não me refiro a firulas e sim ao Kernel do Free BSD 5. Você pode falar o que quiser, mais que eles desenvolveram o sistema do zero, isso você não pode falar. É bem mais fácil melhorar o que já está pronto do que começar um projeto do zero. Com isso sobra tempo para outras prioridades da apple o visual e amigabilidade. Em relação ao desktop 3d se você leu o meu texto nele você não viu eu dizer que o linux é pioneiro e sim que está bem mais avançado, levando inclusive a Apple reformular seu próximo lançamento dando um upgrade nesse quesito. O Quartz e Quartz Extreme não tem o mesmo perfil de comportamento do que conhecemos hoje no Linux, XGL/Compiz/Beryl/AIGLX. A diferença é muito grande, principalmente quando unimos isso ao recurso de múltiplo desktop. Dentre esses citados o Beryl tem muita coisa nova, muita ideia e já dão uma certa dor de cotovelo nas outras plataforma, sendo vista ou mac osx. Mais isso a Apple já ta correndo atrás, e vamos ver algo muito similar em breve.

Apesar de parecer a Apple não é tão inovadora como se pensa, ela compra muita coisa pronta, copia muita coisa também e tem a seu favor uma serie de softhouses com bons programas que ajuda na virtualização desse status.

Pelo que me lembre não disse que Apple só tem soluções derivadas de projeto livre. Também não disse que ela nunca inicializou um projeto desde o inicio. E se o projeto Darwin foi praticamente descontinuado a culpa não é da comunidade. Seria bom você procurar saber de um desenvolvedor se é interessante à permuta com a Apple.

E só lembrando eu não disse que a Apple roubou código nenhum, até por que a licensa de uso do Free BSD permite qualquer um modificar e depois fechar o código, coisa que muito em breve não vai mais poder ser feita. Quem sabe se na época que a Apple fez isso não fosse permitido tal coisa, seria que o sistema estaria no grau de solidez que está hoje?

Em segundo lugar, você não precisava tentar me desqualificar para expor suas idéias. Simplesmente poderia ter falado o que pensa. Se você gosta tanto do Mac compra um e muda de fórum.

Sem delongas,
Um abraço,
Ok.

Minha intenção não foi de desqualificá-lo colega, nem teria motivos para isso.
Estamos tendo uma conversa amigável, não?
Pelo menos é essa minha intenção.

O grande diferencial do MacOS X são justamente o que tu chama de "firulas".
Ele é muito menos estável e robusto que o Linux.

Por exemplo, desde que eu comecei a usar Linux, me lembro de 2 Kernel panics. Por causa do hardware.
Já no MacOS X, é relativamente comum acontecer Kernel Panics de vez em quando.

Mas as "firulas" fazem a diferença!  ;)

Hoje o MacOS é o rei indiscutível da interface gráfica.
Mas não é perfeito é claro.

Veja:
http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/02/06/idgnoticia.2007-02-06.8548405879/IDGNoticia_view

Como disse num post anterior: gostaria que  Linux tivesse a interface do MacOS. Seria perfeito.
E seria o fim do Windows.  ;D

Flw.

nq6

Citação de: Screwball online 07 de Março de 2007, 11:23
Hoje o MacOS é o rei indiscutível da interface gráfica.

Amigo sinceramente eu não vejo na interface do Mac OsX nada de mais, ou de extraordinário. A interface é bonita, mais enjoa, chega uma hora que não tem mais graça. Outro ponto importante que deve ser considerado é a customização, muito limitada por sinal. Vamos tomar, por exemplo, o Gnome, nele é possível fazer bilhões de combinações possíveis, deixando a meu gosto, podendo deixar com a aparência do Mac OsX por exemplo. Prefiro mil vezes essa liberdade, essa gama de possibilidades que podem ser unidas ao Aixgl e Beryl deixando o desktop lindo, funcional e inovador.

Temos também o Screenlets, que pode trabalhar idêntico ao Gdesklets, ou como os widgets do Mac, através do Beryl. Uma série de barras dock como o Engage, KibaDock, Kxdocker, CairoDock, mais gostaria de enfatizar o Avant Window Navigator um dock que vale a pena, funciona maravilhosamente bem, é bastante personalizável e eu diria até que é melhor que o dock original do OsX por ter tantas opções. Ele foi desenvolvido durante o Google Summer of Code.

Olha sinceramente, vejo por toda a internet centenas de screens maravilhosas, cada tela mais linda e criativa do que a outra, revelando a personalidade de seu dono. Até nisso temos liberdade, em compor o nosso desktop. Coisa que o glorioso Mac OsX não tem.

Agora eu vou ficar sistematicamente elogiando uma coisa presa e batida que é o visual do Mac OsX, que pra mim já deu o que tinha que dá. Pois bem eu já penso diferente a tenho certeza que boa parte dos usuários desse fórum pensa do mesmo jeito.

Vamos ver como o Gnome vai estar daqui a poucos anos, pois a única coisa que difere ele do Mac OSx é a necessidade de se usar linhas de comando, a falta de programas e driveres proprietários e algumas facilidades.

Mais se você olhar para trás vai ver que isso está mudando pouco a pouco. E além de termos todas essas facilidades num futuro próximo, teremos também a liberdade de colocarmos o nosso sistema do nosso jeito, refletindo a nossa personalidade.

Ai neguinho fala, ah! Por que o Mac OsX é fácil, é assim, é assado, que tem todos os codecs que toca dvd não free, que isso que aquilo. Mais deve se lembrar que é pago, que custa caro e que essas facilidades tem o seu preço. Também deve se lembrar que alem do sistema ser caro, o MAC OS X, o hardware do MAC, pelo menos aqui no Brasil é 3X mais caro. E que 90% das funcionalidades são oriundas de suítes proprietárias como a Adobe. Quem compra um Mac já paga por uma serie de coisa, e caro, e vai continuar pagando "caso não seja um pirateiro" para ter o restante das soluções do qual o sistema não lhe oferece.

Mais isso já é uma questão filosófica e comportamental. Sem se esquecer da principal, econômica.

Só finalizando! Para min o Rei indiscutível é o Linux "Gnome, Kde, Xfce". Rei Indiscutível em personalização e customização, em recursos 3d, em versatilidade, no suporte que é dado pelo Gnome-look, kde-look e xfce-look. Pela imensa comunidade que desenvolve uma infinidade de soluções nos mais variados campos, desde um simples papel de parede ao desenvolvimento do Beryl. Somos os Reis por que podemos deixar o nosso sistema do nosso jeito transparecendo a nossa personalidade e nos diferenciando do que já existe de batido.

Pois bem, eu já penso diferente. Eu acho que nós somo os Reis.

Ok,
Um abraço.

ins3rt c0in

nq6, de longe acho que você é o mais xiita do Fórum, nunca vi ninguém tão apaixonado assim.  ;D

Acho que não é uma questão de Vangloriar o MacOS, ninguém nunca viu alguém aqui xingando o Linux e falando que ama o MacOS (amantes dos dois sistemas existem aqui  ;D). Acontece que quem costuma usar os dois sistemas, vez ou outra, relata a experiência que teve no Mac.

Acho que não estamos sozinhos no mundo da informática. Tem pessoas aqui que tem condições de ter um Mac, ou então trabalhar com um. Não vejo mal nenhum em discutir ou pelo menos relatar a experiência. Como eu disse, não estamos sozinhos no mundo, o Linux não pode ser um sistema alien, alheio a tudo que ocorre no mundo da informática. E não tem nada demais em buscar experiências no MacOS, que é um ótimo sistema.

CitarAté nisso temos liberdade, em compor o nosso desktop. Coisa que o glorioso Mac OsX não tem.

Quem usou Mac atualmente sabe o tamanho da blasfêmia!

nq6

Citação de: ins3rt c0in online 07 de Março de 2007, 15:45

CitarAté nisso temos liberdade, em compor o nosso desktop. Coisa que o glorioso Mac OsX não tem.

Quem usou Mac atualmente sabe o tamanho da blasfêmia!

Eu não disse que o Mac não pode ser personalizado, e sim que não chega nem perto do nível de customização do Gnome por exemplo, que pode ser customizado ao extremo. Acho que você não soube ler as entrelinhas. Se não me engano esse fórum é de Linux e não da Apple ou da Microsoft. Não sou xiita ou muito menos radical. Sé esse assunto é tão recorrente deveria está sendo debatido num fórum especifico, no forum.macnews.com.br por exemplo.

Quanto as questões econômicas, graças a Deus, no atual momento não me encontro em fase de privação para me identificar com sua indireta. Pelo contrario não troco o meu hardware por Mac nenhum, até por que hoje somos iguais "por que será?", temos o mesmo processador, a mesma memória, o mesmo hd e por ai vai. Mais fica a escolha é de cada um.

Hoje quem tem um  Core 2 duo, uma placa de ponta da Intel, ddr2 de qualidade um bom SATA 2 tem o mesmo hardware do Apple. Isso tudo com a vantagem de não ter que pagar 3x mais caro "pelo menos aqui no Brasil"

Sem lições de moral, ok.
Um abraço.

Ps: De minha parte eu não vi nenhuma blasfêmia no meu post anterior.

Screwball

Bom, já que o tom da conversa está ficando mais "agressivo", vou saido desse tópico, afinal, estou aqui pra trocar idéias e não pra bater boca.  ;)

ins3rt c0in

Também tô fora. Não tive intenção de ser agressivo, nem coloquei nenhuma indireta no texto.

Não dei lição de moral em ninguém, não tenho a menor pretensão de discutir moral neste tópico. Só tentei defender aqui e esclarecer, a posição de quem fala sobre Mac. Acho que não saí disso, fui objetivo, e não tem nenhuma mensagem por trás do texto.

Também não quero que ninguém goste de Mac. Só quero esclarecer que não se trata de vangloriar o Mac e sim de olhar o que tem de legal em outros sistemas (essa foi a intenção da resposta anterior). Ciências têm estudos comparados entre doutrinas diferentes, acho que do mesmo modo, não copiando, mas aprendendo com outras experiências que o Linux também pode crescer. Em nada foge da discussão do Ubuntu. Se fosse assim não se poderia xingar o Windows e falar de Unix e BSD aqui.

Desculpem-me se a palavra "blasfêmia" foi muito pesada.

CitarEu não disse que o Mac não pode ser personalizado, e sim que não chega nem perto do nível de customização do Gnome por exemplo, que pode ser customizado ao extremo. Acho que você não soube ler as entrelinhas.

Eu entendi sobre a customização, já aprendi a ler, inclusive entrelinhas. Eu quis dizer que, diferente de você, nq6, muita gente pensa o contrário sobre o Mac, inclusive designers que devem entender um pouco de customização. Quem tiver oportunidade pode ver bons trabalhos de customização do Mac no Deviantart, sem desmerecer o Gnome, que tem screenshots muito bons também.