Por vir do wine (GPL), o cedega não deveria ser de graça??

Iniciado por luis3d, 03 de Março de 2007, 11:49

tópico anterior - próximo tópico

luis3d

Eu não entendo muito bem dessas licenças de software livre, daí me surgiu essa dúvida:

Pelo que eu entendi, se um programa é feito a partir de um programa GPL, ele tem que ser GPL também certo?

E se o wine é GPL, então o cedega teria que ser GPL também, certo?

E se o cedega é GPL (ou alguma licença compatível), então qualquer um poderia pegar seu source e fazer um fork gratuito? E porque ninguém faz??

Alguém pode me tirar essas dúvidas.... 

Lamego

CitarE se o wine é GPL, então o cedega teria que ser GPL também, certo?
Não se os autores do wine disponibilizarem o código também sobe uma licença não GPL, é o que acontece com o Cedega.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

solanoalves

Pelo amor de Deus cara, alguém tem que ganhar dinheiro certo?

Sou totalmente a favor dos programas do linux serem pagos =), mas não com valores astronomicos. Tinha de ter um máximo e uma bancada para estipular o preço dos programas a partir de seu desempenho e utilidade.

Acho que está uma folga mto grande em esperar tudo de mão beijada. Mas finalizo repetindo que deveria ter preços padrões em que quem quisesse cobrar devesse segui-los como base ou caso contrário não teria o "selo do inmetro linux" hehehe.

Obs: Só você pode ganhar dinheiro né ?? Acorda!

luis3d

CitarObs: Só você pode ganhar dinheiro né ?? Acorda!

Ei solanoalves, manera aí né. Eu só queria tirar uma dúvida. Não precisava fazer um manifesto em defesa dos softwares pagos não.

E na verdade, eu continuo em dúvida. É possível lançar o mesmo software com duas licenças sendo uma a GPL? A GPL permite isso?
Alguém pode confirmar a resposta do Lamego?

------------------------------------------------------------------------------

solanoalves, e se essa for a questão  -
CitarPelo amor de Deus cara, alguém tem que ganhar dinheiro certo?
- (apesar de não ser o tema do tópico), eu particularmente discordo de você.

Preços justos é uma reivindicação de qualquer categoria de produtos, inclusive softwares proprietários, (os quais eu não acho que deveriam deixar de existir). Acho que é mais uma alternativa na maneira de se produzir software, e em alguns momentos é mais vantagioso: em termos de qualidade (curto e médio prazo, por ter uma equipe intensiva trabalhando 8h por dia nele), e no caso do software livre seria mais vantagioso a longo prazo (devido, supostamente, há um acesso há um público maior relatando bugs, e um canal de comunicação com qualquer desenvolvedor que queira ajudar).

Pra mim as perspectivas do software livre são diferentes, eu particularmente acho o conceito de comunidade (que se ajuda mutuamente) fantástico. Eu me lembro da famigerada entrevista lá do Jô quando ele retrucava com uma ironia bem baixa: "é tudo de graça? então são todos monges fransciscanos!". E alguns amigos (winusers) quando me perguntam coisa semelhante, porém com mais respeito, eu costumo explicar esse conceito de cumunidade, no qual um desenvolvedor ajuda num projeto no que ele sabe fazer, e ele tem consciência que não conseguiria seguir com um projeto desses sozinho, ou que ficasse tão bom em tão pouco tempo. Ele pode estar suprindo uma necessidade sua pelo projeto, mas dispõe seu tempo para uma comunidade que lhe  trará todos os outros tantos projetos que ele precisa e não poderia desenvolver sozinho, e se ele não o fizer, e muitos outros não o fizerem, ele não irá usufruir de tudo isso.

Quem já leu alguns dos grandes autores que tratam de "sociedades perfeitas", tem quase vontade de chorar quando entende o mundo do software livre...A humanidade encontrou uma brecha, um caminho para fugir das regras impostas de cima, ao longo da história, na sociedade hierarquizada e individualista em que vivemos. Pra mim, uma das revoluções sociais mais significativas que já presenciamos, filosoficamente falando, está pra ser erigida...Eis a revolução do software livre....               

solanoalves

Você entendeu errado, não foi pra você a mensagem hehehe

Foi um desabafo aproveitando o seu tópico =D  ;D

solanoalves

Bom cara concordo com você e discordo com algumas coisas que eu mesmo postei hehehe, mas te pergunto:

Se o software livre dominasse o mundo como domina o software proprietário, o que seria dos profissionais de informatica? Viveriam só de doações ou viveriam de suporte a empresas?

Kamei Hyoga

Pelo que eu sei do Cedega (posso estar enganado), vc paga pelo suporte e por "códigos" (não lembro o termo correto... API, DLL... não lembro) que são de propriedade da Microsoft.

Lamego

CitarE na verdade, eu continuo em dúvida. É possível lançar o mesmo software com duas licenças sendo uma a GPL? A GPL permite isso?
Alguém pode confirmar a resposta do Lamego?
Sim é, quem detem o copyright pode distribuir o seu software sobre as licenças que bem entender.
Existem várias empreas que têm versões livres e comerciais como  QT, MySQL, etc
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

luis3d

valeu incert coin, lamego, kame hyoga...explicaram bem direitinho....até um jumento entederia...=P
agora entendi tudo....