quando eu salvo e instalo programas ond eles ficaum?

Iniciado por felipeett, 04 de Março de 2007, 15:31

tópico anterior - próximo tópico

felipeett

eu queria saber c eles ficaum na partição
/
ou na /home
pq c for na / eu tenho 1,9Gb d espaço
como faço para aumentar esse espaço sem formatar ?
isso c for presciso claro
vlw

Diego_Rocha

Os arquivos que voce baixa da internet ficam geralmente na sua partição /home do seu usuario no meu caso ficaria /home/diego entendeu se por um acaso seus downloads estiverem indo para o / que acho muito improvavel é so voce mudar no proprio programa de download o lugar onde salvar os arquivos sendo que par gravar arquivos no / voce tem que permissoes de sudo entendeu, é isso ai t++

felipeett

quando eu baixo musicas ou arquivos eles vaum direto para o /home/felipe
mais esses programas eu acho q nao
vo da um ex:
eu fui em locais-procurar arquivos
e digitei xmms e depois skype soh pra v ond eles estavaum
e eles estavaum la na partição / dentro d outras pastas ex: var, lib, usr
isso quer dizer q eles estaum sendo salvos e instalados la neh?
o q eh o certo ou nao?
ja q eh ali q o ubuntu e alguns programas saum instalados.
ou eu devo instalar esses programas dentro do /home
gostaria d saber c faz diferença o lugar q eles saum instalados
i si faz qual o melhor?

solanoalves

Não faz diferença cara, é mais por organizaçao mesmo...

por exemplo, os executáveis ficam em /usr/bin/

Diego_Rocha

Citação de: solanoalves online 04 de Março de 2007, 16:39
Não faz diferença cara, é mais por organizaçao mesmo...

por exemplo, os executáveis ficam em /usr/bin/

Na realidade faz uma diferença sim, como por exemplos se voce instalar um programa fora das suas pastas origianais ele pode não funcionar exemplo quando voce instala um programa ele coloca o binario do programa na pasta /usr/bin os includes na /usr/include as configurações do programa em /usr/share e assim vai se por exemplo voce mudou o local do programa a hora que procurar o include dele ele não vai saber onde esta e ai não vai funcionar, tudo tem que estar nos respectivos lugares para que o programa saiba onde encontrar seus arquivos fundamentais para a execução, e tbm tem pastas do sistemas que são $path isso significa que quando voce chama o programa ou pelo icone que ele criou ou pelo terminal vai ser nos patch que o sistema vai procurar para poder executar ele é isso ai t+++

Magneto

Só uma dica, caso tenha pouco espaço livre disponível, é possível apagar os pacotes baixados via Synaptic/APT, no meu caso, eu prefiro deixar marcada a opção em Synaptic>Configurações>Preferências>Apagar os pacotes baixados após a instalação, se usar o AptOnCD ou alguma ferramenta do tipo é só marcar Deixar todos os pacotes baixados no cache.

felipeett

e nao tem problema c eu apagar os pacotes baixados após a instalação?

Magneto

Citação de: felipeett online 04 de Março de 2007, 18:41

Não.A menos que queira efetuar um backup para, caso precise reinstalar o sistema, não ter que baixar da net.

Diego_Rocha

Não porque vc so vai apagar o pacote ( "setup em termos windows XD" ), e não o programa instalado, o synaptic funciona da seguinte forma baixa o arquivo .deb, e instala, esse arquivo .deb fica no cache, para que se voce precise reinstalar o programa não ter que baixar novamente ou se voce preferir voce pode gravar esses arquivos do cache no cd com o aptoncd, isso so serve para que na proxima vez que voce quiser instalar o programa não precise fazer o download do mesmo da internet , conclusão o arquivo baixado .deb fica sem utilidade depois da instalação e mesmo não tendo utilidade consome espaço no hd, então é uma boa opção limpar o cache para que com isso libere espaço, espero que tenha endentido é isso ate ++,

**Agent orange respondemos juntos XD desculpa se disse a mesma é que depois que escrevi fiquei com dó de apagar XD

felipeett

Magneto

Citação de: Diego_Rocha online 04 de Março de 2007, 18:53

Não porque vc so vai apagar o pacote ( "setup em termos windows XD" ), e não o programa instalado, o synaptic funciona da seguinte forma baixa o arquivo .deb, e instala, esse arquivo .deb fica no cache, para que se voce precise reinstalar o programa não ter que baixar novamente ou se voce preferir voce pode gravar esses arquivos do cache no cd com o aptoncd, isso so serve para que na proxima vez que voce quiser instalar o programa não precise fazer o download do mesmo da internet , conclusão o arquivo baixado .deb fica sem utilidade depois da instalação e mesmo não tendo utilidade consome espaço no hd, então é uma boa opção limpar o cache para que com isso libere espaço, espero que tenha endentido é isso ate ++,

**Agent orange respondemos juntos XD desculpa se disse a mesma é que depois que escrevi fiquei com dó de apagar XD

Hehe, sem problemas.