Problema de compartilhamento de Internet com FireStarter

Iniciado por phpones, 02 de Março de 2007, 19:52

tópico anterior - próximo tópico

phpones

Primeiramente quero dar um alô pra todos do fórum, pois sou um usuário novo aqui.
Estou com um problema com o compartilhamento de Internet usando o FireStarter. Primeiro vou colocar as configurações da minha rede, depois exponho o problema.

Minha rede tem 2 PCs:
PC1
- Server, que tem Ubuntu 6.10 e Windows XP em Dual Boot
- Uma placa de rede (eth0) está ligada ao cable modem e configurada como DHCP (Em ambos os S.O.)
- Outra placa de rede (eth1) configurada estaticamente como 192.168.0.1 (em ambos os S.O.), ligada a um hub que vai para o outro PC (PC2).

PC2
- Cliente, rodando Windows XP.
- Placa de rede configurada como 192.168.0.2, gateway 192.168.0.1 e DNS do servidor da internet a cabo (o mesmo DNS usado no PC1)

O problema é o seguinte... como dito acima, uso a mesma configuração de rede no PC1, tanto no Ubuntu quanto no Windows. No Windows é sem problemas para compartilhar a Internet, já no Ubuntu, quando ligo o firestarter, o PC2 não alcança a Internet (o PC1 navega normalmente). Sim, consigo pingar do server no cliente e vice-versa. Nas políticas do FireStarter tenho liberado o acesso para o IP do PC2 (192.168.0.2). E, logicamente, habilitei no firestarter a opção de compartilhar a Internet.

Tentei usar aqueles códigos do iptables encontrados na internet para compartilhamento e funcionou beleza... mas quando abro o firestarter, o cliente já não chega na internet mais. Procurei no google por uma solução, tanto sites nacionais e estrangeiros, porém sem resposta. Mandei email para o desenvolvedor do firestarter, porém sem resposta.

Alguém sabe a causa e solução para este problema?

Desde já agradeço.
Abraços,
phpones

caiocgo

Citação de: phpones online 02 de Março de 2007, 19:52
Primeiramente quero dar um alô pra todos do fórum, pois sou um usuário novo aqui.
Estou com um problema com o compartilhamento de Internet usando o FireStarter. Primeiro vou colocar as configurações da minha rede, depois exponho o problema.

Minha rede tem 2 PCs:
PC1
- Server, que tem Ubuntu 6.10 e Windows XP em Dual Boot
- Uma placa de rede (eth0) está ligada ao cable modem e configurada como DHCP (Em ambos os S.O.)
- Outra placa de rede (eth1) configurada estaticamente como 192.168.0.1 (em ambos os S.O.), ligada a um hub que vai para o outro PC (PC2).

PC2
- Cliente, rodando Windows XP.
- Placa de rede configurada como 192.168.0.2, gateway 192.168.0.1 e DNS do servidor da internet a cabo (o mesmo DNS usado no PC1)

O problema é o seguinte... como dito acima, uso a mesma configuração de rede no PC1, tanto no Ubuntu quanto no Windows. No Windows é sem problemas para compartilhar a Internet, já no Ubuntu, quando ligo o firestarter, o PC2 não alcança a Internet (o PC1 navega normalmente). Sim, consigo pingar do server no cliente e vice-versa. Nas políticas do FireStarter tenho liberado o acesso para o IP do PC2 (192.168.0.2). E, logicamente, habilitei no firestarter a opção de compartilhar a Internet.

Tentei usar aqueles códigos do iptables encontrados na internet para compartilhamento e funcionou beleza... mas quando abro o firestarter, o cliente já não chega na internet mais. Procurei no google por uma solução, tanto sites nacionais e estrangeiros, porém sem resposta. Mandei email para o desenvolvedor do firestarter, porém sem resposta.

Alguém sabe a causa e solução para este problema?

Desde já agradeço.
Abraços,
phpones

O meu problema é exatamente o mesmo, só que nas duas máquinas eu uso o Ubuntu.

Infelizmente já tem dois dias que estou procurando ajuda e nada... Minha conexão com a web é pelo Virtua num modem que não dá para rotear (é o que oferece o netfone também).

JotaEle

Rodem o seguinte comando antes e depois de iniciar o Firestarter para checar suas regras:

sudo iptables -L -n

e coloquem a saída desse comando aqui para melhor ajudá-los.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

caiocgo

Citação de: JotaEle online 18 de Junho de 2007, 21:56
Rodem o seguinte comando antes e depois de iniciar o Firestarter para checar suas regras:

sudo iptables -L -n

e coloquem a saída desse comando aqui para melhor ajudá-los.

Após remover o firestarter, continuei sem conseguir compartilhar... eis o resultado solicitado:

Chain INPUT (policy ACCEPT)
target     prot opt source               destination         

Chain FORWARD (policy ACCEPT)
TCPMSS     tcp  --  0.0.0.0/0            0.0.0.0/0           tcp flags:0x06/0x02 tcpmss match 1400:1536 TCPMSS clamp to PMTU

Chain OUTPUT (policy ACCEPT)

JotaEle

Estou achando que o Firestarter não está iniciando corretamente. Tive um problema aqui quando instalei o Firestarter, ele não carregava as regras na hora do boot e apresentava uma mensagem de falha. Após uma pesquisa na Internet descobri que o Firestarter não funcionava bem com o Network Manager. Havia duas soluções pro problema, uma adicionava um script ao Network Manager e a outra removia-o. Fiquei com a segunda e o Firestarter passou a funcionar durante o boot.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

caiocgo

Valeu, gente... Como nao consegui resolver o problema sem ter que gastar, acabei comprando um roteador. Agora esta tudo ok.

JotaEle

É a melhor solução mesmo e assim você gasta menos com energia já que um roteador consome muito pouco. Eu também adotei essa solução para compartilhar a conexão para vários computadores.
Ubuntu 6.06