Como criar um servidor de imagens parecido com o imageshack??

Iniciado por Kamei Hyoga, 02 de Março de 2007, 06:07

tópico anterior - próximo tópico

Kamei Hyoga

Fala ae pessoal!!

Gostaria de criar um servidor parecido com o imageshack. A pessoa se cadastraria e faria o upload das imagens, depois o servidor criaria as miniaturas e apresentaria os links ao usuário. Cada usuário teria um limite de disco (20 megas, por exemplo) e poderia consultar seus álbuns sempre que quiser.

Como eu faria isso?

Agradeço qualquer ajuda. Abraço.

Lamego

João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

solanoalves

CitarAprende PHP e desenvolve você mesmo

nao tem outro modo, a nao ser que alguem de o código pronto pra vc

Kamei Hyoga

Vcs não entenderam. Eu não quero COPIAR o imageshack, eu quero criar um servidor onde algumas pessoas que conheço vão usa-lo para hospedar imagens e meu servidor iria criar as miniaturas e os links.

Eu não quero usurpar código nenhum, nem quero de mão beijada. Só quero um caminho pra começar, só isso...

Aprender PHP, ok. O imagemagick seria uma boa pra usar junto? É isso que eu quero saber, que ferramentas usar.

Se eu fosse roubar o código de alguém, não seria pedindo ou informando que faria isso, usando esse fórum.

Me desculpe se pareço grosso com essa resposta, mas foi o que senti ao ler a resposta do Lamego.

paozinho

Oi Kamei, não sei se te ajuda, mas o "Apache" é um servidor de WEB...puxa ele e ve se você consegue mexer, tenta começar com ele e talz. Eu não manjo NADA dele, mas sei que ele faz isso (host).

Tenta ai e relate suas experiencias ai :) Abração muleque ^^.

Lamego

Kamei,
tem lá calma contigo.
Quem falou em copiar o imageshack? só tu mesmo !

Volto a responder, tens que começar por aprender PHP :)
Esquece o imagemagick, o PHP tem funções suficientes para o que queres fazer.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Kamei Hyoga

Sem problemas cara, eu devo ter entendido errado seu pensamento...

Então vou começar os estudos do Apache e do PHP. Não vou por um "Resolvido" no título pq podem aparecer mais algumas idéias...

Obrigado a todos.

EDITADO
-----------

Acabei de descobrir o pq do meu entendimento falho ao ler sua resposta... foi esse smille. Por incrível que pareça quando eu vejo esse smille eu não vejo um smille "sorridente", como é descrito. Se você imagina esse smille como um do tipo "nervoso" (que foi o meu caso), sua resposta fica me parecendo "ofensiva". Peço desculpas por esse erro.

arlei

Kamei,

vc não necessariamente necessita ser um expert em PHP, ou seja, com um conhecimento básico vc ja pode usufruir de um CMS qualquer como  Drupal, Xoops, PHP-Nuke entre muitos outros e instalar em seu servidor web.
Claro, conforme ja dito pelos outros membros, vc tera que ter um servidor web configurado, como o Apache junto ao PHP e MySQL devidamente instalados e configurados.
Falei de alguns exemplos de CMS's disponíveis, mais não sei se em todos vc ira encontrar um módulo que se aplique as suas necessidades, mais ja usei o PHP-Nuke e sei que ele tem um módulo chamado "Image Gallery" que faz justamente isso que vc quer, ou quase isso tudo  ;D.
Além da facilidade de usar um destes CMS, fazer uso destas ferramentas também é uma ótima forma de facilitar seu aprendizado no PHP, eu mesmo aprendi muito do que sei hoje graças as constantes "fuçadas" com os arquivos do PHP-Nuke.

T+
Arlei

Kamei Hyoga

arlei, vlw pela ajuda tmb ^^ Segui os links e dicas que vc me deu e acabei chegando aki: http://coppermine-gallery.net/

Ele faz quase tudo que preciso, inclusive, ser uma galeria fechada (só pra usuários cadastrados). A única coisa que não descobri, foi se ele cria miniaturas (ou links BBCode para serem usados em fóruns) como o imageshack.