root e acesso a arquivos

Iniciado por jrmontag, 01 de Março de 2007, 18:33

tópico anterior - próximo tópico

jrmontag

Olá amigos forenses !

Acabei de instalar o Kubuntu 6.10 em minha máquina, funcionando, porém, vão ai 2 dúvidas :

Uso o VmWare direto do Windows XP, ou seja, instalei o Kubuntu em uma unidade virtual criada pelo vmWare, funciona normalmente.

- Na instalação nada me foi pedido ou solicitado referente ao root, ou seja, não consigo me logar como root, não sei a senha, não criei o usuário root, apenas o usuário q uso atualmente, q não tem direitos de administrador, enfim, como consigo acessar pelo root ? como consigo isso ?

- Como consigo copiar alguns arquivos da minha unidade c: para a unidade virtual de Kubuntu ? existe alguma possibilidade ou apenas via FTP ? se for a segunda opção, indicam alguma coisa ? Qual FTP usar ? quais são os caminhos das pedras.

Peço perdão pelas perguntas, sou iniciante, comecei ontem minha nova aventura no mundo Linux, procurei muito pela internet, e aqui foi a melhor coisa q poderia ter me surgido, pessoal mto capacitado e mais, mto prestativo.

Gde abraço e mto obrigado pela atenção.

Abraços
Junior

Lamego

Citar- Na instalação nada me foi pedido ou solicitado referente ao root, ou seja, não consigo me logar como root, não sei a senha, não criei o usuário root, apenas o usuário q uso atualmente, q não tem direitos de administrador, enfim, como consigo acessar pelo root ? como consigo isso ?
No Ununtu não se utiliza root, essa é uma pergunta cuja resposta você encontraria pesquisando no forum, aqui fica uma explicação:
Alguns programas pedem automáticamente a pass de administrador (que na realidade é a do seu utilizador).
No terminal pode executar comandos com privilégios de admin usano o prefixo sudo:
sudo comando

- Como consigo copiar alguns arquivos da minha unidade c: para a unidade virtual de Kubuntu ? existe alguma possibilidade ou apenas via FTP ? se for a segunda opção, indicam alguma coisa ? Qual FTP usar ? quais são os caminhos das pedras.
Pode fazer via FTP, SFTP ou SAMBA. Neste momento não tenho nenhumas instruções detalhadas :(
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Raziel2k

Citação de: jrmontag online 01 de Março de 2007, 18:33
Olá amigos forenses !

Acabei de instalar o Kubuntu 6.10 em minha máquina, funcionando, porém, vão ai 2 dúvidas :

Uso o VmWare direto do Windows XP, ou seja, instalei o Kubuntu em uma unidade virtual criada pelo vmWare, funciona normalmente.

- Na instalação nada me foi pedido ou solicitado referente ao root, ou seja, não consigo me logar como root, não sei a senha, não criei o usuário root, apenas o usuário q uso atualmente, q não tem direitos de administrador, enfim, como consigo acessar pelo root ? como consigo isso ?

Peço perdão pelas perguntas, sou iniciante, comecei ontem minha nova aventura no mundo Linux, procurei muito pela internet, e aqui foi a melhor coisa q poderia ter me surgido, pessoal mto capacitado e mais, mto prestativo.

Gde abraço e mto obrigado pela atenção.

Abraços
Junior

Bem, na verdade o ubuntu não utuliza o sistema de um usuário root, mas voce pode definir uma senha root e abrir qualquer programa com esses privilégios, abra o terminal e digite "sudo passwd",sem as aspas, quando quiser abrir algum programa como root digite sudo "nome do programa",sem as aspas.

Obsimp: quando vc for abrir um programa usando o comando sudo antes, ele vai pedir a senha que vc definiu com "sudo passwd", mas não aparecerao aqueles astericos indicando que vc esta digitando a senha, fica em branco msm ok?

solanoalves

Raziel2k

jrmontag

Depois de mto apanhar, consegui instalar o Kubuntu e suas atualizações.

Não, não sabia mesmo q o root devia ser chamado com sudo bash, enfim, como todo iniciante, é sempre bom aprender.

Agora partir pra como fazer arquivos .sh , vou usar a busca.

Mais uma vez mto obrigado a todos, pode fechar o tópico.