root e acesso a arquivos

Iniciado por jrmontag, 01 de Março de 2007, 18:33

tópico anterior - próximo tópico

jrmontag

Olá amigos forenses !

Acabei de instalar o Kubuntu 6.10 em minha máquina, funcionando, porém, vão ai 2 dúvidas :

Uso o VmWare direto do Windows XP, ou seja, instalei o Kubuntu em uma unidade virtual criada pelo vmWare, funciona normalmente.

- Na instalação nada me foi pedido ou solicitado referente ao root, ou seja, não consigo me logar como root, não sei a senha, não criei o usuário root, apenas o usuário q uso atualmente, q não tem direitos de administrador, enfim, como consigo acessar pelo root ? como consigo isso ?

- Como consigo copiar alguns arquivos da minha unidade c: para a unidade virtual de Kubuntu ? existe alguma possibilidade ou apenas via FTP ? se for a segunda opção, indicam alguma coisa ? Qual FTP usar ? quais são os caminhos das pedras.

Peço perdão pelas perguntas, sou iniciante, comecei ontem minha nova aventura no mundo Linux, procurei muito pela internet, e aqui foi a melhor coisa q poderia ter me surgido, pessoal mto capacitado e mais, mto prestativo.

Gde abraço e mto obrigado pela atenção.

Abraços
Junior

Lamego

Citar- Na instalação nada me foi pedido ou solicitado referente ao root, ou seja, não consigo me logar como root, não sei a senha, não criei o usuário root, apenas o usuário q uso atualmente, q não tem direitos de administrador, enfim, como consigo acessar pelo root ? como consigo isso ?
No Ununtu não se utiliza root, essa é uma pergunta cuja resposta você encontraria pesquisando no forum, aqui fica uma explicação:
Alguns programas pedem automáticamente a pass de administrador (que na realidade é a do seu utilizador).
No terminal pode executar comandos com privilégios de admin usano o prefixo sudo:
sudo comando