desistir do ubuntu

Iniciado por wonderman, 26 de Fevereiro de 2007, 18:24

tópico anterior - próximo tópico

wonderman

tenho uma dúvida: se eu, de repente, desistir do ubuntu, e pura e simplesmente formatar as partições criadas (EXT3 onde instalei o linux e SWAP), e tendo em conta que tenho o GRUB a funcionar, vou ficar com o boot danificado, não podendo ir para o windows (partição NTFS)?

estou a pensar não insistir nesta distro, uma vez que o pc está constantemente a bloquear, encrava aleatoriamente, o que não me permite sequer estar lá muito tempo no UBUNTU, pois, de repente... lá vou eu ao botão de reset do pc...

no windows TUDO funciona perfeitamente, à anos.

já agora, hardware:

- ati radeon 9700 pro (já vi muitos tópicos sobre este problema, mas torna-se impraticável tentar fazer alguma coisa no UBUNTU com ele a encravar constantemente, e eu a reiniciar o pc e vir ao windows ler mais coisas...)

- soundblaster live platinium 5.1 (no windows uso drivers KX PROJECT para esta placa, o que a transforma numa super-mega-placa de som - difíceis configurações, não recomendo a novatos do som  ;))

- sata 120gb

- pinnacle pctv

- motherboard asus p4c800 (agp 8x)

- ram 1gb

- dvd rom

- cd rom

- placa de rede

periféricos:

- rato microsoft comfort optical mouse 3000

- teclado genius kwd 910

- monitor lg 19'' crt

vou para o opensuse, gentoo, sei lá... qq coisa...

samuelbh

Amigo, fico triste que você não tenha conseguido configurar o Ubuntu corretamente em sua máquina. Realmente, ela possui muitas coisas que dificultam a instalação do sistema corretamente nela. Seu Hardware possui particularidades que dificultam que o Linux as adopte, mas nã por defeito do Linux e sim dos fabricantes do seu Hardware. Em breve o suporte a drivers no Linux se tornará uma coisa respeitada e necessária. Aí, o Linux passará o Windows.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

wonderman

mas a minha questão crucial reside aqui:

"tenho uma dúvida: se eu, de repente, desistir do ubuntu, e pura e simplesmente formatar as partições criadas (EXT3 onde instalei o linux e SWAP), e tendo em conta que tenho o GRUB a funcionar, vou ficar com o boot danificado, não podendo ir para o windows (partição NTFS)?"

embryo

Citação de: wonderman online 26 de Fevereiro de 2007, 20:07
mas a minha questão crucial reside aqui:

"tenho uma dúvida: se eu, de repente, desistir do ubuntu, e pura e simplesmente formatar as partições criadas (EXT3 onde instalei o linux e SWAP), e tendo em conta que tenho o GRUB a funcionar, vou ficar com o boot danificado, não podendo ir para o windows (partição NTFS)?"

Acho que você ainda poderia iniciar o Windows normalmente. Eu já fiz algo do tipo, formatei as partições em que o Ubuntu estava instalado, e ainda pude carregar o Win através do Grub. Em teoria, depois da formatação, as entradas no Grub referentes ao Ubuntu não funcionariam mais, porém a entrada do Windows deveria continuar funcionando. E se não me engano, ainda existe uma maneira de reinstalar o boot loader do Windows, iniciando o sistema com um disco de recuperação e digitando alguns comandos que eu não sei ao certo quais são.

Josely

Meu caro amigo é uma tristeza realmente vc ter que disistir de uma distro tão boa e poderosa como é o Ubuntu/Linux, eu uso ja faz algum tempo e até hj nunca tive problemas pelo contrario, mais enfim como disse nosso amigo anteriormente a culpa é dos fabricantes de hardware.

Bom, quanto ao seu problema, vc pode sim formatar as partições do Linux sem problemas que seu Windows funcionara normalmente, recomento vc a usar o Partition Magic se puder, com ele vc exclui as partições do Linux e ainda formata ou seja faz tudo por la via Windows mesmo, eu mesmo ja fiz isso varias vezes e nunca tive problemas. Quanto ao grub da para retirar nunha boa, caso o Partition magic ou outro particionador q vc usar não remover o grub faça o seguinte:
De um boot na sua maquina com o boot do win98/95, quando ele entrar no promp digite (fdisk /mbr) com isso o grub vai embora da sua MBR e o windows entrar direto som problemas.

espero ter ajudado ;)

wonderman

não podias ter ajudado mais!   ;)

mas não se preocupem, o linux não fica por aqui para os meus lados! aí vem... o... ELIVE!

saquei a distro ontem, experimentei, e... com as drivers fglrx funciona perfeitamente, tive uns 5 ou 10 mn a abrir e a fechar janelas, o mozilla firefox, abri o youtube, sei lá... e NÃO ENCRAVOU!!! mas, com as outras driver´s (ati "standard") bloqueou nos primeiros segundos antes mesmo de ter colocado a password do username!!!

portanto já percebi, isto o problema é a gráfica... vi no site www.ati.com que já existe o catalyst para linux!!! será que isto acaba com os nossos problemas??? enfim, vou ter de experimentar.

já agora e "abusando" do fórum UBUNTU, no ELIVE eles avisam no liveCD que a opção das drivers ati fglrx são ALTAMENTE DESACONSELHADAS e frizam bem isto... porquê??? no meu não encravou!!!  :o

Lamego

wonderman,
você instalou o fglrx no Ubuntu ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

wonderman

acho que não... mas pode-se instalar isso LOGO NO INÍCIO??? é que o problema é que mesmo no live cd, de vez em quando lá encravava tudo...

estou a usar o ELIVE à dias, sem um único bloqueio...

estou a gostar do ELIVE, mas não sei se ainda não me arrisco a usar UBUNTU com ENLIGHTENMENT, embora não saiba se fica exactamente igual ao ELIVE. só não estou a gostar muito do elive por não haver suporte como há no ubuntu, cheio de forums, etc etc...

solanoalves

No meus 2 computadores o Ubuntu roda perfeitamente.

ta na assinatura a configuração =).... é todos que eu vejo que se remoem de odio do ubuntu usam Radeon ..caramba se um dia ganhar uma dessas eu troco por um saco de pão

wonderman

bom, voltei ao UBUNTU, já me puz a instalar drivers "à mão", mas apesar de fazer tudo ok, fico no fglrxinfo com o mesa3d...

wonderman

Olá a todos!

Voltei... nos próximos dias (talvez ainda hoje mesmo) vou ter o Ubuntu Studio 7.10 instalado numa partição, com dual boot c/ winxp.

Acham que vou deixar de ter os problemas de bloqueio que tinha??

eu estive a experimentar ontem o live cd do Ubuntu 7.10 (não studio, claro, pois não existe live cd studio) e não encravou. não consegui activar os "desktop effects" mas isso logo vejo, agora o que me deixou contente foi mesmo não ter tido nenhum bloqueio.

outra coisa que no livecd ñ consegui fazer foi por a minha soundblaster live 5.1 platinum a tocar.
eu uso as driver´s KX PROJECT no windows, e gostava de conseguir a mesma velocidade e qualidade de output (48kHz) no linux...

acham que me vou dar bem com a ATI 9700 pro e com a soundblaster live 5.1 platinum?

zoroastro

bem-vindo novamente ;D

boa-sorte aí na sua volta e te desejo mais paciencia para resolver os problemas que poderão surgir :)

dhiegospector3k

Citação de: wonderman online 03 de Janeiro de 2008, 17:21
Olá a todos!

Voltei... nos próximos dias (talvez ainda hoje mesmo) vou ter o Ubuntu Studio 7.10 instalado numa partição, com dual boot c/ winxp.

eu estive a experimentar ontem o live cd do Ubuntu 7.10 (não studio, claro, pois não existe live cd studio) e não encravou. não consegui activar os "desktop effects" mas isso logo vejo, agora o que me deixou contente foi mesmo não ter tido nenhum bloqueio.

outra coisa que no livecd ñ consegui fazer foi por a minha soundblaster live 5.1 platinum a tocar.
eu uso as driver´s KX PROJECT no windows, e gostava de conseguir a mesma velocidade e qualidade de output (48kHz) no linux...

acham que me vou dar bem com a ATI 9700 pro e com a soundblaster live 5.1 platinum?
bem vindo novamente colega!

agora é pra ficar oK!?
* zuera * ::)

abraços
[];S

Dhiego.
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

carlosaluisio

Citação de: wonderman online 03 de Janeiro de 2008, 17:21
Olá a todos!

Nos mantenha informado se está tudo OK com seus problemas...

Creio que seja mais uma do Ubuntu Gusty... em Abril sai a LTS... dai nao vai ter isso, espero.
Ubuntu Lucid é 10 !!!