Modem AC'97 só dá ocupado no Edgy

Iniciado por jaimeinside, 26 de Fevereiro de 2007, 11:05

tópico anterior - próximo tópico

jaimeinside

Bom dia a todos que participam deste fórum.
Trabalho em uma indústria de computadores que está apostando no Ubuntu. Para nossos diferenciais, remasterizei a versão 6.10 usando a ferramenta Reconstructor, e ficou uma beleza! Tudo funciona, exceto o modem!!!!!! Tenho visto os tópicos do nosso grande amigo Alarcon, baixei o pacote 'modem-arquivos-v15', instalei corretamente (muito bom instalador esse do Alarcon), o modem é corretamente reconhecido ( /dev/ttySL0) e quando quero conectar pelo gnome-ppp ou wvdial, o modem simplesmente não consegue estabelecer uma conexão, só dá ocupado, conforme o log abaixo:

-> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.56
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT17001000
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17001000
BUSY
--> The line is busy. Trying again.
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17001000
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Mon Feb 26 10:02:01 2007

Já tentei de tudo, inclusive desmarcar a opção 'verificar portadora' e marcar a opção 'terminal burro' e também já coloquei o country=BRAZIL... Nada!

Por favor, preciso de ajuda, pois estamos com uma produção de mais de 3000 máquinas e não estou afim de trocar o Ubuntu de jeito nenhum! A diretoria gostou muito dele!

Desde já, obrigado a todos!

obs: este é o meu lspci:

00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 740 Host (rev 01)
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] Virtual PCI-to-PCI bridge (AGP)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS962 [MuTIOL Media IO] (rev 25)
00:02.1 SMBus: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS961/2 SMBus Controller
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE]
00:02.6 Modem: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Modem Controller (rev a0)
00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 90)
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 65x/M650/740 PCI/AGP VGA Display Adapter

obs2: acho que é alguma besteirinha que falta para funfar!

alarcon

Citação de: jaimeinside online 26 de Fevereiro de 2007, 11:05
Bom dia a todos que participam deste fórum.
Trabalho em uma indústria de computadores que está apostando no Ubuntu. Para nossos diferenciais, remasterizei a versão 6.10 usando a ferramenta Reconstructor, e ficou uma beleza! Tudo funciona, exceto o modem!!!!!! Tenho visto os tópicos do nosso grande amigo Alarcon, baixei o pacote 'modem-arquivos-v15', instalei corretamente (muito bom instalador esse do Alarcon), o modem é corretamente reconhecido ( /dev/ttySL0) e quando quero conectar pelo gnome-ppp ou wvdial, o modem simplesmente não consegue estabelecer uma conexão, só dá ocupado, conforme o log abaixo:

-> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.56
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17001000
BUSY
--> The line is busy. Trying again.
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17001000
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Mon Feb 26 10:02:01 2007

Já tentei de tudo, inclusive desmarcar a opção 'verificar portadora' e marcar a opção 'terminal burro' e também já coloquei o country=BRAZIL... Nada!

Por favor, preciso de ajuda, pois estamos com uma produção de mais de 3000 máquinas e não estou afim de trocar o Ubuntu de jeito nenhum! A diretoria gostou muito dele!

Desde já, obrigado a todos!

obs: este é o meu lspci:

00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 740 Host (rev 01)
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] Virtual PCI-to-PCI bridge (AGP)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS962 [MuTIOL Media IO] (rev 25)
00:02.1 SMBus: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS961/2 SMBus Controller
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE]
00:02.6 Modem: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Modem Controller (rev a0)
00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 90)
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 65x/M650/740 PCI/AGP VGA Display Adapter

obs2: acho que é alguma besteirinha que falta para funfar!

Caro jaimeinside o modem Modem: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Modem Controller (rev a0), popularmente conhecido como sendo o HSP56 MR (SiS) pelos usuários windows, é o que apresenta uma maior dificuldade de instalação com o driver Smartlink, mas com um pouco de perseverança acaba-se fazendo com que o mesmo funcione, pelo menos foi esse o resultado de alguns usuários por aqui. Então vamos verificar juntos os possíveis problemas e soluções para o seu caso.

Como você afirmou que trabalha em uma industria de computadores, aconselho que usem o(s) softmodem(s) chamado de LG Netodragon  ou LG LM-I56N não sei se é o  mesmo modem ou se são modems diferentes, mas que usa(m) este driver Smartlink e dá menos dores de cabeça

Primeiro gostaria de saber se o que você enfrenta não é problema do seu provedor, ou seja, se no momento da tentativa o erro apresentado é por que o provedor está lotado, digamos assim, e você não consegue se conectar ou por alguma falha tecnica do provedor. Vejo que o número que você liga é o 17001000 e aqui na minha Cidade este é o número do provedor iG e tanto ele como o Ibest, nestes últimos dias, estavam dando ocupados tanto pelo windows como pelo linux aqui comigo. Acho que foi no Sábado (24/02/2007) não lembro direito, só funcionando o click21, portanto verifique com outro provedor ou em outros horários de preferência naquele em que a concorrência por conexão não é alta só para testar se foi isso mesmo ou se é erro do driver do modem mesmo.

Gostaria que você verificasse a presença ou não destes arquivos ou pastas:

O arquivo slmodemd em /usr/sbin/

Os arquivos slmar.ko e slusb.ko em /lib/modules/KERNEL_VER/extra, onde KERNEL_VER seria a versão do seu kernel ok. Para saber qual é a versão do seu kernel abra um terminal e digite uname -r.

A pasta slmodem em /var/lib/

Se em /dev/ existem os seguintes dispositivos slamr e slusb.

Se em /etc/init.d/ existe o seguinte arquivo sl-modem-daemon

Se em /etc/default/ existe o seguinte arquivo sl-modem-daemon e se exitem as seguintes linhas:

SLMODEMD_COUNTRY=BRAZIL

e

OPTS="perm=0666"

Agora gostaria de saber o resultado dos seguintes comandos pelo terminal:

ps -aux | grep slmodemd

dmesg | grep slamr

lsmod

Você viu que escrevi um tutorial ilustrado que explica como usar os pacotes que fiz?

Neste tutorial chamado de guia_instalacao.pdf explica como usar o pacote e traz também algumas explicações dos erros mais comuns e como solucioná-los, portanto procure no meu tópico o link para baixá-lo e veja se ele já resolve o seu caso, isto se você ainda não tenha lido o mesmo ok.

Veja se no final dos arquivos pap-secrets e chap-secrets que se encontram em /etc/ppp/ exite esta informação:

"usuario@provedor.com.br" * "senha123"

Onde usuario@provedor.com.br obviamente seria seu nome de acesso do provedor , que deve estar completo, e senha123 seria a sua senha de acesso do provedor ok. Lembre-se que para qualquer outro provedor que você use além do padrão que você tenha usado durante a instalação do meu pacote você terá de colocar o nome e a senha de acesso conforme mostrado acima nos arquivos pap-secrets e chap-secrets, mas essas alterações só são feitas como usuário root.

A opção terminal burro do gnome-ppp deverá sempre estar marcada ok. Já a opção verificar portadora, para alguns, pode ser desmarcada, mas aconselho tentar com ela marcada e depois com ela desmarcada.

Antes de usar o gnome-ppp, abra o terminal e digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

e tente usar agora o gnome-ppp.

Caso não tenha lido o meu guia de instalação então abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

gedit .wvdial.conf

e na linha:

Init2: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

altere para:

Init2: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

salve e saia e tente usar o gnome-ppp.

Caso falhe, então altere para novamente o Init2: para:

Init2: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34

salve e saia e tente usar o gnome-ppp outra vez. Estas explicações se encontram no guia_instalacao.pdf, para maiores detalhes sobre os erros mais comuns veja este tutorial ilustrativo ok.

jaimeinside

Grande Alarcon,
Usei a opção init2 ou alternativo2 e o bicho funfou! Descobri, por meio de sua resposta, que os provedores 1700 estão mesmo lotados! Usei o login de um amigo pelo UOL e ficou beleza! Muito obrigado! Agora, vamos produzir 300 máquinas por dia com Ubuntu (!). Quanto a trocar de modem, a diretoria não aprovou, devido ao aumento de custo, daí, a necessidade de fazer funcionar com o modem que acompanha as placas ( no caso, o hsp56). Estamos muito agradecidos com a sua contribuição! Seu pacote agora terá alcance nacional!