Microsoft multada em U$1 bi por quebrar patente de mp3. E pode sobrar pro linux

Iniciado por gabriel0085, 26 de Fevereiro de 2007, 07:45

tópico anterior - próximo tópico

gabriel0085

Estadão

Uso de formato MP3 pode gerar novos processos

A Microsoft já foi multada em US$ 1,5 bilhão por violar duas patentes à conversão do formato de áudio de propriedade da empresa Alcatel-Lucent

Efe

SÃO FRANCISCO - O veredicto judicial contra a Microsoft devido ao uso do formato MP3 ameaça gerar uma onda de processos contra centenas de companhias, como a Apple ou a Yahoo, que utilizam a tecnologia na qual se apóia a revolução da música digital.

Um tribunal federal de San Diego (Califórnia) multou a Microsoft na quinta-feira, 22, em mais de US$ 1,5 bilhão por violar duas patentes relacionadas à conversão do formato de áudio MP3, de propriedade da fabricante de equipamentos de telecomunicações Alcatel-Lucent.

O alto valor da quantia, a maior fixada nos EUA em um caso de patentes, explica-se pelo fato de levar em conta o número de computadores pessoais com o sistema operacional Windows que foram vendidos no mundo todo desde maio de 2003.

No entanto, além das implicações deste caso para a Microsoft, que anunciou que apelará da decisão, o veredicto poderia ter grandes repercussões na indústria, dado a disseminação do MP3, método de distribuição de música mais utilizado e que permite aos usuários ouvir áudio em computadores, telefones e outros artigos portáteis.

"Preocupa-nos que esta decisão abra as portas para processos contra centenas de companhias que compraram os direitos para o uso do MP3 do Fraunhofer", disse Tom Burt, assessor legal da Microsoft, em comunicado.

A Alcatel-Lucent não esclareceu se planeja ou não empreender novas ações legais contra outras empresas.

Cerca de 400 companhias usam esta tecnologia, da Apple com seu iPod ou sua loja on-line iTunes até a Yahoo com seus serviços de assinatura de música, a Samsung e a Real Networks, de acordo com a Thomson Technology, uma companhia que representa o Instituto Fraunhofer.

A demanda data de 2003, quando a Lucent - companhia adquirida no ano passado pela francesa Alcatel - denunciou os fabricantes de computadores Dell e Gateway sobre o uso desta tecnologia em um caso que se estendeu à Microsoft, o fabricante do software utilizados por estes computadores.

Precisamente, está em jogo a maneira na qual o software Windows Media Player reproduz arquivos de áudio em formato MP3, uma disputa que se estende ao novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista.

"A Alcatel-Lucent poderia optar por diferentes estratégias", disse à News.com Robert Yoches, sócio da firma especializada em propriedade intelectual Finnegan Henderson.

Se a companhia acreditar que o veredicto contra a Microsoft lançará a máxima quantidade de dinheiro que se pode obter com uma ação de patentes, a Alcatel poderia não estar interessada em processar outras empresas e, portanto, preferir não se arriscar a que outro tribunal invalide sua patente, disse Yoches.

Se, pelo contrário, achar que poderia obter mais dinheiro com outras ações contra outras companhias, poderia chegar a um acordo com a Microsoft e depois dirigir-se contra outras empresas, disse o Advogado.

A tecnologia MP3 foi desenvolvida principalmente pelo instituto de pesquisa alemão Fraunhofer e pelos laboratórios da AT&T Bell, que passaram a fazer parte da Lucent em 1996. A Alcatel adquiriu a Lucent no ano passado.

A Microsoft pagou US$ 16 milhões ao Fraunhofer pelas patentes relacionadas ao uso do MP3, mas a Alcatel-Lucent argumenta que duas das patentes foram desenvolvidas pelos laboratórios Bell antes de se unissem ao instituto alemão e, portanto, não estão incluídas na licença da Microsoft, algo que a multinacional nega.

Este não é a única demanda judicial que a Microsoft enfrentou esta semana.

A empresa Office Live, com sede na Califórnia, anunciou na sexta-feira, 23, que abriu um processo acusando a Microsoft de infringir o direito à propriedade intelectual com o nome OfficeLive, como se chama o software para negócios baseado na internet do gigante da informática.

http://www.estadao.com.br/tecnologia/noticias/2007/fev/25/168.htm

Talvez alguns não percebam a grandiosidade do impacto de uma notícia como essa. Se isso for realmente levado até as últimas consequências haverá respingos na apple, no ipod, em todos os fabricantes de players mp3 (portáteis, e pra carro), e até mesmo no linux: ou alguém acha que o kurumin, por exemplo, paga por alguma patente, ou que o ubuntu (e todas a outras distros) pagam pra manter esses codecs em seus repositórios?

As consequências disso tudo podem ser catastróficas pro mundo da informática em geral, talvez 1 bilhão de dólares não seja nada para a microsoft, mas eu imagino que canonical, red hat e mandriva juntas não  valem isso tudo.   

Talvez numa visão menos pessimista, isso possa a longo(longuíssimo) prazo estimular a proliferação de programas voltados pra ogg vorbis, players que suportem ogg vorbis, ipod ogg, e é claro o pricipal, estimular, com a expansão dessas tecnologias, o compartilhamento de ogg vorbis em redes como emule, kazaa e bit torrent.

E, é claro, há também a possibilidade de isso não dar em nada. A microsoft paga uns 50 milhões e não se fala mais nessa história e tudo continua como antes. Ou mesmo o tribunal decidir que a patente não é mais válida. Ou o processo rolar por mais uns 10 anos e daqui pra lá já exista uma tecnologia tão superior ao mp3 que o processo nem mais faça sentido...

Eu particularmente adoraria uma boa revolução, pra dar uma sacudida nesse mundinho 95% microsoftiano, e trazer a tona o polêmico assunto sobre patentes de softwares e mesmo as leis de patente em geral, pegando ainda de carona, uma coluna na lateral da página da revista, tratando sobre software livre.

Mas como todos sabem, não existe revolução sem guilhotina e, em caso de mega revolução, com certeza cabeças vão rolar. No entanto, eu particularmente acredito que não seja pra tanto, que vamos acabar vendo  a microsoft desenbolsando uns trocados e mais nada.

JeffersonX

Aí que tá. No Ubuntu fica no repositório mantido pela comunidade. Mesmo assim teria ele responsabilidade? Acho que tá passando da hora do OGG pegar. Ia acabar com esse problema.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

samuelbh

O problema que é muito difícil encontrar players de áudio com suporte a Ogg. Será que vou ter que jogar meu mp3 player fora?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

JeffersonX

Eu tava vendo, os players da Samsung e LG tocam OGG. Osso que ainda não estão tão disseminados.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified

celsofaf

Sei que existem tocadores automotivos que suportam OGG Vorbis, e até mesmo FLAC. Infelizmente não estão tão disseminados ainda.

Notícia excelente essa, aliás. Vai ajudar a incentivar as pessoas (como eu) a passarem suas coleções de .mp3 para .ogg ou .flac ou algum formato livre. E, é claro, ajudar a incentivar a indústria de eletrônicos a suportar tais formatos. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Lamego

Citare até mesmo no linux: ou alguém acha que o kurumin, por exemplo, paga por alguma patente, ou que o ubuntu (e todas a outras distros) pagam pra manter esses codecs em seus repositórios?
Parece-me que há aqui alguma confusão, essas patentes só são válidas em alguns países, todos esses pacotes que existem para suporte de MP3 em Linux sempre foram ilegais nesses países, nada muda.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

casainho

Citação de: JeffersonX online 26 de Fevereiro de 2007, 17:02
Eu tava vendo, os players da Samsung e LG tocam OGG. Osso que ainda não estão tão disseminados.

Eu comprei um leitor da Samsung já há 1 ano e meio, e comprei propositadamente por causa do OGG :-)

Tenho andado atento, e o próximo que comprar, será um que dê FLAC também, e provavelmente, um com o firmware da RockBox :-)

Apesar de estar contente com o firmware da Samsung, pois quando comprei o leitor sabia o que poderia esperar dele, preferia ter um "aberto", pois só assim terei um leitor que dê os vários formatos de audio, não quero estar limitado por causa dessa guerras comerciais, quero apenas aceder à informação!!
Minha página pessoal:
http://www.casainho.net

Screwball

Citação de: samuelbh online 26 de Fevereiro de 2007, 16:43
O problema que é muito difícil encontrar players de áudio com suporte a Ogg. Será que vou ter que jogar meu mp3 player fora?

Claro que não meu caro.
Para que seu MP3 player atual suporte OGG Vorbis é só uma questão do fabricante atualizar o firmware dele.
Até esses players xing-ling da Santa Efigênia (S1 MP3 Player) tocam OGG Vorbis se tu instalar um desses firmwares "alternativos" que tem pela internet.

Ou seja, se houver vontade comercial, a coisa anda...
Tomara mesmo que começem a trancar tudo que é tecnologia baseada em patentes, cobrando os olhos da cara mesmo.
Assim o software livre ganha mais destaque.

E vamos ao OGG Vorbis!  ;)
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

JeffersonX

Com certeza! Que o OGG Vorbis pegue. Não sei porque não engrena, porque a qualidade é melhor que o MP3 e não tem problema nenhum com patente. Acho que falta o apoio e suporte de um grande fabricante, como Pionner e Apple. Se esses entrassem na roda e incentivasse, a história ia ser diferente.

No mais, bem feito pra MS hahahahaha Eu ri demais depois que li essa notícia, logo depois do fanfarrão Ballmer falar que Linux infrige patentes hahahaha

Aqui vão algumas frases para ele. Se alguém se habilitar traduzir e mandar para o e-mail dele, fique a vontade hehe

"Quem tem telhado de vidro, não atira pedra ao do vizinho.

Quem tem telhado de vidro, não atira pedra no dos outros.

Quem tem telhado de vidro, não atira pedras no do vizinho.

Quem tem telhado de vidro, não atire pedra no telhado alheio.

Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no do vizinho.

Quem tem telhado de vidro, não tire ao de seu vizinho.

Quem tem telhados de vidro, não atira pedras."

hahaha