Ubuntu Vs. Debiam

Iniciado por Fernando Romulo da Silva, 25 de Fevereiro de 2007, 15:31

tópico anterior - próximo tópico

Fernando Romulo da Silva

ola galera...
sou novo no forum,..
ja uso o linux ha dois anos, mas agora uso mais (uso o java no linux), ja usei slackware e debian,  mas agora to usando o ubuntu 6.06LTS
Me disseram que os pacotes debian nao servem pra o ubuntu 6.06 mas servem pro ubuntu 6.10...
eh verdade?
obrigado pela ajuda!!!!!

solanoalves

Uma correção

*DEBIAN
...........

celsofaf

Qualquer pacote .deb pode ser instalado no Ubuntu normalmente como você faria no Debian...

dpkg -i pacote.deb
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Piras

Em princípio qualquer pacote DEB pode ser instalado no Ubuntu, assim como pacotes RPM e TGZ podem ser convertidos em DEB por meio do programa alien e instalados também. O problema é que, dependendo da versão do pacote, podem haver problemas praticamente insolúveis de dependências.

LedStyle

Veja bem...

Em princípio, qualquer pacote DEB pode ser instalado no Ubuntu, mas pode haver alguma compatibilidade.
Digamos que o Debian use uma versão diferente de determinada bibliotecas necessárias para o programa. Pode ser que de pau de dependências quando você for instalar o pacote no Ubuntu.

E NUNCA, veja bem, NUNCA coloque um repositório do Debian no seu apt-get e mande atualizar. Seu sistema vai virar um frankstein e parar de funcionar. Instalar um pacote ou outro do Debian pode até funcionar, mas ficar usando repositórios dele é ser insano!

Além do mais, provavelmente você não vai quase sentir falta de nada pois nos repositórios do Ubuntu você encontra milhares e milhares de programas. Talvez até mais que no Debian.

Espero ter ajudado...

[]s

JeffersonX

A maioria dos pacotes Debian que instalei no Ubuntu funcionaram. Mas como disse o LedStyle, nunca coloque os repositórios do Debian no Ubuntu e mande atualizar. Lembra do Kurumin 6 que se destruía ao atualizar o sistema? Pode acontecer o mesmo com o Ubuntu.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Lamego

CitarMe disseram que os pacotes debian não servem pra o ubuntu 6.06 mas servem pro ubuntu 6.10...
O LedStyle já explicou bem a questão, no caso da sua pergunta, sim pode haver uma maior compatibilidade entre algumas versões de Ubuntu e versões Debian porque é feita uma unificação das versões, mas continua a ser válido a necessidade de ter cuidado com os pacotes e repositórios que se utilizam.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Fernando Romulo da Silva

Valew galera pela ajuda!
No meu caso, eu instalei um driver de modem (o Rockwell HCF) funciona blza...
mas fiquei preocupado... pois o pacote é para debian...
Mesmo assim valew!!!!!!