Experiencia e pedido de dicas

Iniciado por ganon, 23 de Fevereiro de 2007, 22:08

tópico anterior - próximo tópico

ganon

Boa noite a todos!! ;D

É a primeira vez que uso o linux por mais de uma semana e recentemente instalei o kubuntu... pois acabei perdendo 2 midias tentando instalar o ubuntu, pois dava um erro de ide hdd: huh? uma coisa assim... entao o que fiz: instalei o kubuntu e removi o kubuntu-desktop pelo terminal e instalei o ubuntu-desktop pois gostei mais do gnome. Até ai td ok...

Gostaria de pedir dicas pra vcs de como eu mantenho meu sistema sempre atualizado e limpo de pacotes inuteis q é o caso do linux... pois no windows eu passava o defrag, o cclenaer anti spy essas coisas e no linux num sei nem se precisa passar isso... quais as dicas que vcs pode me dar pra mim manter o sistema sempre 100% e estável??

Desde já agradeço e podem contar comigo pois eu descobrindo algo novo irei postar no fórum para ajudar iniciantes como eu^^

Obrigado...

Everton.

Obs: quando sai a versão final do beryl?? pois instalei ele aki e funcionou blz mas achei que ele ficou meio pesado... e alguns jogos após eu sair deles o x travava... e só resetando pra voltar ao normal... uso o Ubuntu 6.10 com o driver beta da nvidia (minha placa é a FX5200)

minha config:
Athlon 64 3200+
512 Ram
Hd 80gb samsung
Geforce FX5200 128 mb

rcarreiro

Citação de: ganon online 23 de Fevereiro de 2007, 22:08
Boa noite a todos!! ;D
Gostaria de pedir dicas pra vcs de como eu mantenho meu sistema sempre atualizado e limpo de pacotes inuteis q é o caso do linux... pois no windows eu passava o defrag, o cclenaer anti spy essas coisas e no linux num sei nem se precisa passar isso... quais as dicas que vcs pode me dar pra mim manter o sistema sempre 100% e estável??

No linux vc não precisa de antivirus nem anti spyware, no máximo vc usa firewall e mesmo assim algusn nem usam (não é o meu caso ehehehe). De vez em qdo rode os seguinte comandos para limpeza...

sudo apt-get clean
sudo apt-get autoclean

Se não me engano o tipo de formatação das partição linux não permite fragmentaçãao, portanto defrag é desnecessário.

Mantenha seus pacotes atualizados e tudo correrá bem.

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

Piras

Além de tudo isto que o colega falou é preciso acrescentar que o Linux não precisa de desfragmentação. Portanto não se preocupe com o assunto.

O comando sudo apt-get clean limpa o cache do APT. O que isto significa, afinal? É simples: toda vez que você usa o apt-get/aptitude/Synaptic o pacote é instalado, mas uma cópia permanece num diretório do /var.  Desse modo, se você decidir reinstalar o mesmo pacote - ainda que ele tenha sido removido anteriormente - não será preciso fazer um novo download. Na verdade, o pacote deb já se encontra a espera de um dpkg -in nomedopacote na pasta antes citada. O apt-get/aptitude/Synaptic só precisa fazer a instalação propriamente dita. O que faz o comando sudo apt-get clean é exatamente limpar o diretório com esses "pacotes de prontidão". É coisa vantajosa, pois desocupa bastante espaço, mas apenas se fazer download de pacotes não for um negócio difícil para você.

Outra coisa, ao remover um pacote via apt-get/aptitude/Synaptic as dependências que porventura tenham sido instaladas com ele não são removidas. Este é um problema, pois é frequente que tais dependências ocupam mais espaço que o pacote principal. Por esta razão, o pessoal do Ubuntu já implantou o comando sudo apt-get autoremove, que remove todos os pacotes sem finalidade, ou seja, que de nada servem, que instalados por conta de pacotes posteriormente removidos.

Como você fez uma vasta operação trocando o KDE pelo Gnome, é possível que exista muito pacote ocioso no seu sistema. Dê um sudo apt-get autoremove e você verá quanta coisa inútil será removida.

ganon

Nossa... muito obrigado mesmo pelas respostas... se bem que eu ja executava esses comandos mas num sabia q servia para eliminação de arquivos inúteis^^

Bom uma outra pergunta: qual a diferença do apt-get e do aptitude?? pois as vezes instalo os programas pelo aptitude e outras vezes pelo apt-get... existe alguma diferença gritante entre eles??

Desde já agradeço...

Abraços..

Everton.

Piras

O aptitude e o apt-get são dois gerenciadores de pacotes desenvolvidos a partir da mesma base, o APT (Advanced Package Tool). Ambos foram criados pelo Debian, mas ali o gerenciador oficial é o aptitude, que, na verdade, é mais sofisticado que o apt-get, resolvendo melhor os problemas de dependências. No entanto, pelo fato do apt-get contar com uma excelente interface gráfica, o Synaptic, este acabou sendo mais popular. Contudo, quando surgir um problema de dependências aparentemente insolúvel via apt-get/Synaptic, é sempre bom experimentar o aptitude.