Ubuntu esclarece seu posicionamento em relação a drivers de vídeo não-livres

Iniciado por ins3rt c0in, 23 de Fevereiro de 2007, 19:43

tópico anterior - próximo tópico

ins3rt c0in

Matéria do Br-linux http://br-linux.org/linux/ubuntu-drivers-de-video-nao-livres

Para quem leu as notícias lembra que, ao contrario da expectativa da comunidade, o Ubuntu 7.04 (a.k.a.- Feisty) não virá com os drivers proprietários como padrão. Agora o Tio Mark nos esclarece o por quê.

CitarShuttleworth informa que, em paralelo, o projeto Ubuntu envolveu-se ativamente em iniciativas que buscam reduzir a demanda por drivers proprietários de vídeo, tanto sob o aspecto do ativismo (via FFII e em contato direto com os fabricantes) como sob o aspecto do desenvolvimento de drivers livres com os mesmos recursos (projeto Nouveau).

Em outro trecho:

Citar...afirmando (e confirmando o entendimento de muitos) tratar-se apenas de uma decisão momentânea, mas que edições futuras do Ubuntu podem vir a habilitar estes drivers por default, se for percebida a demanda e se houver aplicações para eles nesta situação.

Direto para o blog do Tio Mark:
http://www.markshuttleworth.com/archives/95

JeffersonX

Sou fã desse Mark. O cara é muito consciente, sem ser mente fechada igual a muitos líderes de projetos assim. Tomara que continue assim hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com