Automatix ou easy ubuntu??

Iniciado por luis3d, 23 de Fevereiro de 2007, 16:34

tópico anterior - próximo tópico

luis3d

Eu li aqui no fórum e em vários sites que o automatix pode causar problemas no sistema, mas também li na net que a versão 2 (automatix2), não tá mais dando problema...

E tem esse easy ubuntu, que eu não sei se dá problema, mas  eu vi gente dizendo que é tudo farinha do mesmo saco...javascript:void(0);     

Po, mas esse programinhas são muito bons pra facilitar a vida de quem não entende muito de linux....

Então qual é o mais seguro (que não prejudique o sistema), automatic ou easy ubuntu?? ou nenhum dos dois??

gansinho

puxa perdi a resposta que eu tava escrevendo... nunca que eu escrevo igual..
bom em resumo é o seguinte, esses scripts fazem coisas de um jeito padrão, que nem sempre é o melhor pra vc, nem sempre funciona e se der problema é difícil saber onde...
então o mais "facil" é você mesmo fazer a instalação dos pacotes multimídia (acho que é isso que você quer, para placa de vídeo existem outras opções muito boas) seguindo um bom tutorial como o do galactus na seção dicas e truques aqui do fórum mesmo.
Além de saber o que você fez no caso de problemas/dúvidas voce se familiariza com processos e comandos comuns no mundo linux.
Um abraço

Akuhn

Olha desde que eu comecei a usar Ubuntu eu sempre usei o automatix e estou satisfeito com ele. Podem ocorrer problemas é claro, por exemplo uma vez que eu estava instalando o java minha conexão com internet caiu, tive remover o java pelo automatix e instalar denovo, nada de grave, coisa simples de se fazer.
O automatix é bastante completo e com certeza ajuda bastante o usuário a fazer as configurações mais básicas como os pacotes (codecs) multimídia, placas de video (NVIDIA), dentre outras coisas.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

ins3rt c0in

Eu usava o Automatix também. Mas acabei abandonando tudo, acostumei a fazer tudo manualmente, não é nada difícil e fica tudo mais limpo!

Akuhn

Citação de: inc3rt c0in online 23 de Fevereiro de 2007, 17:47
Eu usava o Automatix também. Mas acabei abandonando tudo, acostumei a fazer tudo manualmente, não é nada difícil e fica tudo mais limpo!

O que você quer dizer com fica mais limpo?

Para mim a única coisa que muda é que se você instalar na mão você sabe exatamente o que está fazendo e se instalar através de um script não vai ter esse controle, mas na prática não vai mudar nada, só facilitar para o usuário final.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

gk2

Pode ser paranóia minha, mas quando eu usava o automatix(2), vivia dando uns "paus" meio esquisitos por aqui...
Vai saber... né? ':)

RxDx

Segundo o bot oficial do canal #ubuntu @ irc.freenode.net:
"<ubotu> automatix is a script that tries to install some software, and often fails and breaks systems. We don't provide support for it, and we strongly discourage its use. Problems caused by Automatix are often hard to track and solve, and it might sometimes be easier to !install a fresh copy of Ubuntu. See also !WorksForMe"

Apesar de funcionar pra muita gente, EU prefiro instalar os programas manualmente.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

gansinho

o automatix por exemplo criava um menu novo no painel do gnome... =/
Sinceramente, existem umas 10 discuções sobre o Automatix. No fundo é questão de escolha, mas nao se pode negar que o script funciona de um jeito que os iniciantes nao tem total noção sobre o que está acontecendo. Fora que quando há um problema é mais difícil ajudar.

ins3rt c0in

Pode parecer um pouco herético para alguns, mas acho que esses programas acabam atrapalhando mais do que ajudando. Um usuário iniciante depois de um banho de água fria durante um mês instalando programas pelo terminal ou synapitc já não tem dificuldade nenhuma em instalar qualquer programa .deb (praticamente tudo). Já quando instala por esses programas o usuário fica preguiçoso e não aprende, ou demora a aprender, como instalar um programa e a função do synaptic e dos repositórios.

Madrigal

Entre o Automatix e o Easy, prefiro o Automatix, pois ao instalar os drives de música, o Easy não instalava a pré-audição dos arquivos de música, e o Automatix sim.

O Automatix só me dá problema pra instalar o Java, por isso eu o instalo "na mão".

Akuhn

Usa quem quiser, eu uso automatix porque me facilita muito as coisas, ao invés de ficar baixando pacotes na mão e instalando um a um eu já tenho tudo pronto e com alguns cliques está tudo funcionando perfeitamente.
Como todo e bom usuário Debian é sempre bom saber o que está acontecendo, saber o que os scripts do automatix fazem também é importante, busque os fontes se quiser saber os detalhes, leia, interprete, isso é permitido, afinal estamos falando de software livre.
Já usei Debian por vários anos e vou continuar a usar ele nos meus servidores, mas no Ubuntu eu quero ter a facilidade que um Desktop pode proporcionar, por isso eu recomendo usar esses scripts, acho que nas próximas versões do Ubuntu já vai vir isso incluído como uma espécie de painel de controle o que vai facilitar muito para usuários iniciantes.
Apesar de faltar na maioria das vezes o conhecimento teórico para os usuários, pois muitos não fazem idéia do que é um codec, decoder, java, flash entre outras coisas.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

gk2

Na minha opinião de usuário novato (3 meses), só se deve usar o automatix depois de um tempinho instalando tudo através de pacotes deb, apt-get, etc... Digo isso pois logo que migrei pro linux, instalei o automatix e pronto, feliz da vida, com tudo funcionando belezura... O primeiro "pau" que deu no meu computador eu tive que reinstalar o ubuntu pq não sabia de NADA. Depois disso, lá fui eu instalar o automatix DE NOVO e deu outro problema que eu também não sabia resolver... Após a terceira instalação, deixei de usar automatix e resolvi aprender como as coisas funcionam... Hoje, 3 meses após isso, já estou bem mais interagido do que estaria usando apenas o automatix, sei compilar aplicativos, editar o xorg, fazer alguns scripts básicos em bash, um pouco de C e vou começar a aprender phython em breve. Também compilei o kernel 2.6.20 e 2.6.20.1 aqui no ubuntu e no slackware também...
Agora sim, eu diria que já posso começar a usar o automatix, pois já sei resolver alguns dos problemas que posso ter...

Akuhn

Citação de: gk2 online 01 de Março de 2007, 14:07
Na minha opinião de usuário novato (3 meses), só se deve usar o automatix depois de um tempinho instalando tudo através de pacotes deb, apt-get, etc... Digo isso pois logo que migrei pro linux, instalei o automatix e pronto, feliz da vida, com tudo funcionando belezura... O primeiro "pau" que deu no meu computador eu tive que reinstalar o ubuntu pq não sabia de NADA. Depois disso, lá fui eu instalar o automatix DE NOVO e deu outro problema que eu também não sabia resolver... Após a terceira instalação, deixei de usar automatix e resolvi aprender como as coisas funcionam... Hoje, 3 meses após isso, já estou bem mais interagido do que estaria usando apenas o automatix, sei compilar aplicativos, editar o xorg, fazer alguns scripts básicos em bash, um pouco de C e vou começar a aprender phython em breve. Também compilei o kernel 2.6.20 e 2.6.20.1 aqui no ubuntu e no slackware também...
Agora sim, eu diria que já posso começar a usar o automatix, pois já sei resolver alguns dos problemas que posso ter...

Exatamente, você está certíssimo, é bom saber que alguns usuários se esforçam em aprender como as coisas funcionam, para quando aparecer algum probleminha eles não precisem formatar e sim possar ver os logs e resolver eles mesmo os problemas.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689