Qual o problema de usar progs de kde no gnome??

Iniciado por luis3d, 23 de Fevereiro de 2007, 16:25

tópico anterior - próximo tópico

luis3d

E li em algum tópico aqui no fórum que não muito aconselhável usar programas de kde em gnome, mas por quê?

Eu vi alguém falar que suja o sistema?? o que el quer dizer com isso?

Por que se for por instalar as coisas do kde não tem problema porque meu HD tem 40Gb e sempre tem uns 15Gb livres, se for só por isso não tem problema...

Mas pelo que entendi parece que pesa mais na memória também, e não funciona direto fica instável....essas coisas são verdade também??
ex.: eu to usando o k3b por que li que era melhor, e vi que tem muito mais funções também...mas í qual é o risco, será que eu corro o risco que perder cds frequentemente?? ou é melhor usar os do gnome? (eu testei brasero e gnome baker e achei muito pouco funcionais, e li que eles tem vários bugs...prefiri o k3b mesmo que só li elogios...)   

Afinal, quais são todos os problemas de instalar um programa de kde no gnome??

gansinho

luis, basicamente o gnome tem que usar as bibliotecas do kde, baixando bastante coisa (como voce disse que nao tem problemas com espaço nao vejo muitos problemas) e realmente alguns programas ficam mais lentos para arrancarem (nada que um tempinho esperando nao resolva), já sobre os programas travarem é algo que realmente ocorre com mais frequencia do que ocorreria num ambiente KDE puro (não sei porque, mais notei isso) mesmo assim nunca tive problemas com o K3b, só com o amarok. Depois de um tempo eu preferi migrar para o kubuntu (acho as ferramentas nativas para o kde muito melhores) talvez valha a pena para você, talvez não, se só for usar poucos programas (como o k3b). Em suma, o melhor é ver como se comporta na sua máquina, se o k3b quebrar sucessivas vezes (o que acho difícil) vai ter que usar um aplicativo em gtk ("nativos" para gnome) ou mudar para o kubuntu.

Taylon

eu também tinha duvida quanto a isso, e ainda tenho uma:

no Mandriva quando eu inicializei ele pelo Gnome alguns programas como o Kmess nao aparecia no "menu iniciar" do Gnome, mas outros (muitos outros) apareciam normalmente, ou seja, existem programas q rodam unico e exclusivamente no kde e nao rodam no gnome e vice-versa?
se sim, foi por isso q o Kmess nao apareceu la?

Akuhn

Basicamente o que vai acontecer é que vai usar mais espaço em disco por causa das libs do kde e também vai ocupar mais memória porque a kdelibs é carregada toda vez que vai abrir um programa do kde no gnome.
Por isso talvez a sensação do programa para kde demorar mais para abrir no gnome, pois ele tem que carregar as libs do kde, que no próprio kde já são carregadas com o sistema.

Outro detalhe é que os programas para gnome geralmente são feitos em gtk e para kde em qt.

Quanto a instabilidade não vejo problemas, se tiver espaço e memória pode usar numa boa os programas do kde no gnome sim.
Eu uso o k9copy e é 100% funcional.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

ins3rt c0in

Um motivo mais filosófico é que se você ficar usando programas KDE para suprir a deficiência dos programas Gnome você não vai pressionar pela melhora e desenvolvimento do sistema Gnome. Daí que se você gosta do Gnome é melhor você usar só Gnome e ficar xingando a falta de software por aí; do que usar um remendo que te obrigue a "sujar" o sistema pra sempre e ficar quieto. Tendeu?

Um exemplo é o Amarok, muitos programas estão surgindo para Gnome para tentar ocupar esse espaço. Claro, podem não ter os mesmos recursos, mas são muito jovens e promissores (Listen, Exaile, Banshee etc). É o caso do Brasero também, é um soft relativamente novo perto do K3b, tem chão pela frente. O soft que eu vejo com mais preocupação é o Gaim, que abusa da paciência lançando um "Beta 6". Não sei por que alguém não meteu as mãos nesse projeto e desenvolveu um paralelo, acho que ainda estão esperando o criador voltar do Google (desenvolvendo o gtalk).

gansinho

Taylon, podem nao aparecer no menu por diversos motivos, mas devem ser abertos normalmente via terminal ou alt+F2 =)

la_de_longe

O melhor é vc ter os dois desktops e caso precise de u mprograma q só tem no KDE vc reinicia o modo grafico e entra nele!

pinduvoz

Uso KDE e programas do Gnome (Synaptic, indispensável, Gimp, Mozilla Thunderbird e alguns outros). Só tive problemas com os programas do Gnome ao usar a opção "Use my KDE styles in GTK aplications", via kcontrol. Alguns dos programas ficaram com a tela preta, aparecendo apenas as bordas da janela (inúteis, portanto).

Por força da experiência (que não é muita),  recomendo a quem usa KDE usar um estilo GTK puro nos programas do Gnome, baixando um que combine com o seu tema KDE. Os estilos podem ser encontrados no site "Gnome Look", descompactados na pasta "/usr/share/themes", e escolhidos pelo nome no "kcontrol" (opção Aparência & Temas ou "Look & Feel" -> "GTK Fonts and Styles").

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

coyoterj

Citação de: la_de_longe online 24 de Fevereiro de 2007, 01:42
O melhor é vc ter os dois desktops e caso precise de u mprograma q só tem no KDE vc reinicia o modo grafico e entra nele!

Blz la_de_longe ? Pegando carona...

Digamos que eu instalei o Ubuntu e depois, via aptitude instal, o Kubuntu-desktop. Ai gostei mais do Kde e não quero mais usar o Gnome. É melhor baixar um cd do Kubuntu e reinstalar do zero ou não vai fazer diferença e continuo usando assim mesmo ?

Obrigado,
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Taylon

intendi agora galera, brigadao ae pelo esclarecimento...

flw te +!

la_de_longe

Citação de: coyoterj online 24 de Fevereiro de 2007, 09:29
Citação de: la_de_longe online 24 de Fevereiro de 2007, 01:42

Blz la_de_longe ? Pegando carona...

Digamos que eu instalei o Ubuntu e depois, via aptitude instal, o Kubuntu-desktop. Ai gostei mais do Kde e não quero mais usar o Gnome. É melhor baixar um cd do Kubuntu e reinstalar do zero ou não vai fazer diferença e continuo usando assim mesmo ?

Obrigado,

Vc pode continuar co mo gnome mas manter o kde como principal ou pode remover o gnome totalmente e passar a ter p kubuntu-desktop, tanto faz intalando pelo aptitude ou reisntalando tudo denovo!

pinduvoz

Vejam este link do wiki do Ubuntu BR, cujo título diz tudo:

http://wiki.ubuntubrasil.org/RemoverCompletoDesktop
:: Linux Registered User nº 439378 ::

brunovegan

O Mundo é dos Debs !