criar partição em disco usado - dual boot win2k/ linux

Iniciado por wonderman, 20 de Fevereiro de 2007, 09:10

tópico anterior - próximo tópico

wonderman

Boas!

depois de muito ler aqui neste forum, em outros fórums, e de fazer muitas pesquisas no google, fiquei com umas dúvidas que me estão a bloquear o acto de passar do "TESTE" do liveCD do ubuntu para a instalação concretamente:

1º: vou criar uma partição nova no partition magic (tenho apenas a drive C:\), tendo o disco cheio de tralha. poderei correr o risco de algo correr mal (perda de dados), quando instalar o linux na nova partição (drive D:\)?

2º: depois de instalar o linux, poderei correr este SO e visualizar a drive C: (que no linux vai ter outro nome), mexendo nas pastas e ficheiros dessa partição usada para o win2k?

3º: reparei que o UBUNTU (versão 6.10, fiz o download ontem do site oficial), no liveCD, enquanto experimentei por 2 ou 3 vezes, me bloqueou o rato e o teclado, ficando completamente parado. isto será por não estar instalado, e estar a correr do CD, ou é aquilo que muito se fala por aí que a versão DAPPER (6.06) é mais estável do que a EDGY? ou é um problema que, se acontece na 6.10, também vai acontecer na 6.06?
Entretanto, tentei o 6.06 LiveCD, e passado uns minutos de andar a mexer com o rato, abrir e fechar menus/ aplicações (não fui a browser nenhum), lá bloqueou outra vez... será driver´s para ATI RADEON 9700 PRO? mas... só consigo instalar alguma coisa quando instalar o UBUNTU certo?

4º: dizem que GNOME é mais rápido do que KDE, isto é válido mesmo para computadores melhores? ou com um bom computador, isto não se vai perceber? quero estabilidade e rapidez, não descurando de um aspecto gráfico simpático... se meter o KDE no UBUNTU, fica "tipo" KUBUNTU?

obrigado!

rcarreiro

Citação de: wonderman online 20 de Fevereiro de 2007, 09:10
1º: vou criar uma partição nova no partition magic (tenho apenas a drive C:\), tendo o disco cheio de tralha. poderei correr o risco de algo correr mal (perda de dados), quando instalar o linux na nova partição (drive D:\)?
tem um risco muitissimo pequeno de corromper a partição sim, por isso é acoselhável backup dos arquivos imprescindíveis para você. Eu já instalei diversas distros 1 milhão de vezes sem fazer  backup e nunca me dei mal. Isso também pode acontecer caso  vc tente instalar outra partição win em seu hd, não é um problema exclusivo do linux. O ideal é instalar num hd desfragmentado, o risco diminui. Utilize o particionador do ubuntu, é mais simples que particionar no partition magic.

2º: depois de instalar o linux, poderei correr este SO e visualizar a drive C: (que no linux vai ter outro nome), mexendo nas pastas e ficheiros dessa partição usada para o win2k?
vc vai poder ver a partição do  win, porém para escrever algo nela terá que instalar o ntfs-3g.

3º: reparei que o UBUNTU (versão 6.10, fiz o download ontem do site oficial), no liveCD, enquanto experimentei por 2 ou 3 vezes, me bloqueou o rato e o teclado, ficando completamente parado. isto será por não estar instalado, e estar a correr do CD, ou é aquilo que muito se fala por aí que a versão DAPPER (6.06) é mais estável do que a EDGY? ou é um problema que, se acontece na 6.10, também vai acontecer na 6.06?
Entretanto, tentei o 6.06 LiveCD, e passado uns minutos de andar a mexer com o rato, abrir e fechar menus/ aplicações (não fui a browser nenhum), lá bloqueou outra vez... será driver´s para ATI RADEON 9700 PRO? mas... só consigo instalar alguma coisa quando instalar o UBUNTU certo?
Esse  problema pode ter várias origens, mas não acho q seja dificil de resolver. Particulamente acho a versão 6.06 mais redondinha e não atualizei pra 6.10. devo atualizar na 7.04.

4º: dizem que GNOME é mais rápido do que KDE, isto é válido mesmo para computadores melhores? ou com um bom computador, isto não se vai perceber? quero estabilidade e rapidez, não descurando de um aspecto gráfico simpático... se meter o KDE no UBUNTU, fica "tipo" KUBUNTU?
Para mim os 2 são bons, eu uso  uma distro com kde e outra com gnome.
Gosto dos 2, utilizo uma distro com kde e outr com gnome.

abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

wonderman

Citação de: rcarreiro online 20 de Fevereiro de 2007, 09:23
tem um risco muitissimo pequeno de corromper a partição sim, por isso é acoselhável backup dos arquivos imprescindíveis para você. Eu já instalei diversas distros 1 milhão de vezes sem fazer  backup e nunca me dei mal. Isso também pode acontecer caso  vc tente instalar outra partição win em seu hd, não é um problema exclusivo do linux. O ideal é instalar num hd desfragmentado, o risco diminui. Utilize o particionador do ubuntu, é mais simples que particionar no partition magic.

ok, vou tentar isso, e ele nunca me vai mexer na partição C:\ certo? ou seja, ele acaba por reconhecer aquilo com outro nome, mas não altera em nada esta partição certo? mas para isso tenho de resolver primeiro a questão nº3...

vc vai poder ver a partição do  win, porém para escrever algo nela terá que instalar o ntfs-3g.

ok, assim sendo precisarei de 2 partições, uma em FAT32 para uso partilhado dos 2 OS (mais uma vez pergunto, ao escrever nesta partição, em linux, o windows vai sempre ver esta partição, por exemplo, como drive E:\verto?), e outra para o linux (d:\, em windows claro)

Esse  problema pode ter várias origens, mas não acho q seja dificil de resolver. Particulamente acho a versão 6.06 mais redondinha e não atualizei pra 6.10. devo atualizar na 7.04.

mas aconteceu-me nas 2 versões... como arranjo isto?

rcarreiro

Citação de: wonderman online 20 de Fevereiro de 2007, 10:11
ok, vou tentar isso, e ele nunca me vai mexer na partição C:\ certo? ou seja, ele acaba por reconhecer aquilo com outro nome, mas não altera em nada esta partição certo? mas para isso tenho de resolver primeiro a questão nº3...
Sim, exceto o tamanho da partição para abrir espaço para partição Linux.

Vc usa windows em q tipo de partição? fat32 ou ntfs? O linux le e escreve normalmente fat32, e ntfs vc precisa do ntfs-3g. Não é obrigatório uso de partição compartiilhada.

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

wonderman

uso win2k em ntfs, só pensei numa 3ª partição para ficheiros que possa eventualmente ter de partilhar entre os 2 sistemas. Mas, se o linux lê, eventualmente também copia ficheiros em ntfs para a partição do linux...

pessoal, e mais dicas para arranjar a questão de, passado uns minutos de uso, o rato e o teclado bloquearem...

será que instalando, não vai bloquear depois? será por ser do liveCD? será que vai bloquear A MEIO do processo de partição do disco?  ??? ??? ???

rcarreiro

Rafael Carreiro
Linux user number 432422

wonderman

mouse: microsoft comfort optical mouse 3000
teclado: genius kwd-910

tudo ligado nas portas próprias (o rato tem a aplicação USB/paralell)

mas.... eles funcionam bem... passado uns minutos encrava! daí não achar que seja destes periféricos...

rcarreiro

microsoft e genius não são lá essas coisas qdo tratamos de compatibilidade com linux...
mas no seu caso, como ele funciona inicialmente e para de funcionar sem nenhum motivo aparente, eu arriscaria a instalação como uma tentativa de solução.

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422

wonderman

ok vou ter de arriscar!

só uma última coisa: 6.06 ou 6.10? independentemente do 6.06 já estar "no ar" à algum tempo, o 6.10 também... não me apetecia muito instalar o 6.06 havendo à meses o 6.10, e comunicando que é estável também...

gabriel0085

wonderman,
o senso comum deste fórum costuma distiguir assim:

6.06 (dapper drake) - mais estável
6.10 (edgy eft) - mais rápido, mais leve...

eu particularmente acho sempre mais aconselhável utilizar a última versão estável, neste caso o 6.10 edgy eft...

ps - se liga nos apelidos (dapper, edgy), porque o pessoal costuma chamá-los assim aqui no fórum....

wonderman

ok, vou então instalar o edgy!  ;)

ultima questão antes de me mandar de cabeça para o dual boot: tenho 1 partição, ntfs. vou criar 1 partição swap (2 gb, uma vez que tenho 1 gb de ram), 1 partição para instalar o linux e tudo respeitante ao linux (programas, etc etc), e 1 partição FAT32 para fazer troca/escrita/leitura de ficheiros linux/ windows2000.

destas partições, vou fazer como?

swap - tipo SWAP - primária, secundária, ou lógica?
linux (S.O. e programas, etc etc) - tipo EXT3 - primária, secundária, ou lógica?
troca/escrita/leitura - tipo FAT32 - primária, secundária, ou lógica?

os "tipo" das partições estão correctos certo? e se é primário, lógico, ou secundário? posso fazer tudo em primário, por exemplo??

rcarreiro

Citação de: wonderman online 21 de Fevereiro de 2007, 22:40
swap - tipo SWAP - primária, secundária, ou lógica?
linux (S.O. e programas, etc etc) - tipo EXT3 - primária, secundária, ou lógica?
troca/escrita/leitura - tipo FAT32 - primária, secundária, ou lógica?

os "tipo" das partições estão correctos certo? e se é primário, lógico, ou secundário? posso fazer tudo em primário, por exemplo??

Na minha opinião...

swap (1gb no máx. Vc já tem 1gb de ram 512mb ja estaria de otimo tamanho) - extendida=lógica
linux = extendida = lógica
troca dados - primária

Nunca ouvi falar em partição secundária, apenas em lógica ou extendida.
Windows só aceita instalação em partição primária, por isso sugeri a partição de troca de dados como primária, porém não tenho certeza se essa restrição é apenas para a partiçõ com sistema instalado.
Vc só pode ter 4 partições primárias por HD, ao passo que 1 partição lógica pode ser dividida em 256 (ou 64 dependendo da fonte de leitura, isso é algo que ainda se discute muito, mas de qq forma já é partição a dar com pau).

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422

wonderman

oi!

então eis o que fiz:

-> NTFS - PRIMÁRIA
-> EXTENDIDA - PRIMÁRIA, que se subdivide em:
  ->  LINUX EXT3 - LÓGICA
  ->  LINUX SWAP - LÓGICA (tenho 2 GB, se calhar exagerei, rcarreiro  ;))
  ->  FAT32 - LÓGICA

vou agora instalar!  8)