Problema com gerenciador de pacotes

Iniciado por anderos, 19 de Fevereiro de 2007, 19:48

tópico anterior - próximo tópico

anderos

Caros amigos,

por problemas pra instalar um gravador de dvd, tentei instalar o NeroLinux e baixei o pacote nerolinux-2.1.0.4-x86.deb no site do Nero (seguindo essa dica do Viva o Linux: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5706&pagina=3).

Depois de baixar o pacote, executei no terminal: sudo dpkg -i nerolinux-2.1.0.2-x86.deb

Bom, não deu certo, o programa não foi instalado e agora o gerenciador de pacotes dá o seguinte erro:

"Unkown Error: 'exceptions.SystemError'(E: The package nerolinux needs to be reinstalled, but I can't find a archive for it.)"

O Synaptic ao carregar, lista esse erro:

E: O pacote nerolinux precisa ser reinstalado, mas não foi possível encontrar um repositório para o mesmo.
E: Erro interno ao abrir o cache (1). Por favor, reporte.

E o ícone de atualizações fica de plantão agora, acusando esses erros. O que eu devo fazer? Podem me ajudar? Agradeço desde já.

André.

Diego_Rocha

Tenta o comando

apt-get autoremove

e ve se ele desinstala o nero é isso t+++

anderos

Obrigado Diego,

mas continua dando erro:

andre@ubuntu:~$ sudo apt-get autoremove
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências       
Reading state information... Pronto
E: O pacote nerolinux precisa ser reinstalado, mas não foi possível encontrar um repositório para o mesmo.

André.

Diego_Rocha

Ai cara acho que vc vai ter que tirar isso na unha mesmo, sou usuario slack mas ja tive um tempo no ubuntu, sempre que instalo algo que da errado eu apago ele depois na unha é meio doloroso mais funciona ja tive esse problema com o gaim beta e tive que tirar na unha cara, aconselho vc a esperar mais um pouco pra ver o que os cara falam ok se quiser tirar na unha tenta isso

updatedb
locate nero

vai aparecer todos os locais onde tem arquivos que contenha no nome nero ai vc apaga todos e ja era, meu conselho aguarde mais um pouco ok t++

ginho

Caro anderos, eu tenho um palpite: abra
gedit /var/lib/dpkg/status
no menu -> procurar-> procurar por nero e me diga se aparece algo e se sim copie e cole aqui somente a parte que citar.

anderos

Valeu pela ajuda Diego.

Ginho, eu rodei sudo gedit /var/lib/dpkg/status e fiz a busca no arquivo:

Package: nerolinux
Status: install reinstreq half-configured
Maintainer: Nero AG
Architecture: i386
Version: 2.1.0.4-1
Depends: libc6 (>= 2.2.4-4), libglib1.2 (>= 1.2.0), libgtk1.2 (>= 1.2.10-4)
Description: NeroLINUX CD/DVD Burning Software
Copyright: Nero AG

NeroLINUX uses Nero 6.6.1's embedded API to bring Nero's powerful CD/DVD-writer
functions to the Linux Desktop.

tem jeito? Abraço e obrigado,

André.

ginho

Tenta assim:
sudo cp /var/lib/dpkg/status /var/lib/dpkg/status-old
ai
sudo gedit /var/lib/dpkg/status
localiza a Package:
Selecione o texto entre Package: nerolinux até o final, que é o inicio da outra Package
e delete, salve o arquivo.
entre no sinaptic pelo próprio ícone de atualizações, clicando nele com o botão direito você acha a opção.
No sinaptic vai aparecer do lado esquerdo qualquer coisa como pacote quebrado, selecione o arquivo e
mande remover.
Não esqueça do primeiro comando, que é para criar o backup do arquivo, qualquer coisa da voltar ao
que era.

anderos

Ginho,

cara, valeu mesmo. O ícone desapareceu, e no Synaptic não apareceu pacote quebrado nenhum... acho que consertou. Muito obrigado.

Abraço,

André.

PS: Valeu Diego, pela atenção e boa vontade!

ginho

Talvez, porém os pacotes ainda deveram estar no sistema, ou você já tinha deletado eles?
No braço?

Diego_Rocha

nao sei se o comando te serviu vc poderia postar o metodo que resolveu pra poder ajudar mas pessoas, no mais é isso estamos todos aqui pra tentar ajudar t++

anderos

Ok, eu fiz o que o ginho sugeriu:

sudo cp /var/lib/dpkg/status /var/lib/dpkg/status-old
sudo gedit /var/lib/dpkg/status
selecionei:
Package: nerolinux
Status:
install reinstreq half-configured
Maintainer: Nero AG
Architecture: i386
Version: 2.1.0.4-1
Depends: libc6 (>= 2.2.4-4), libglib1.2 (>= 1.2.0), libgtk1.2 (>= 1.2.10-4)
Description: NeroLINUX CD/DVD Burning Software
Copyright: Nero AG

NeroLINUX uses Nero 6.6.1's embedded API to bring Nero's powerful CD/DVD-writer
functions to the Linux Desktop.

e deletei. Na verdade, o Nero nem havia sido instalado... por isso que achei estranho estar pedindo uma reinstalação. Quando eu editei o /var/lib/dpkg/status, o aviso de erro sumiu e o Synaptic não acusou pacote quebrado.

Isso é estranho? Obrigado outra vez.

André.