Instalar Kubuntu em HD Externo

Iniciado por DouglasCaixeta, 19 de Fevereiro de 2007, 14:08

tópico anterior - próximo tópico

DouglasCaixeta

Olá pessoal,

Gostaria de saber se é possível instalar o Kubuntu em um HD externo. Ele dará o boot pelo USB?

Pois eu tenho um laptop e não gostaria de mexer no HD dele agora, pois ainda não me acostumei com o Kubuntu. Quando estiver tudo pronto eu substituo o windows totalmente, mas agora eu queria um HD dedicado exclusivamente ao linux. Tenho um HD de 20 Gb. Se der certo eu compro um suporte para fazê-lo um HD externo e instalo o Kubuntu.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Diego_Rocha

Simm é só voce mudar o local do boot na sua bios, assim podera dar boot pelo seu hd na entrada usb, é isso ai t++

DouglasCaixeta

Valeu, vou verificar se a minha bios tem boot pelo USB.

Eu vi que tem como colocar até em pendrives. O Kurumin tem a versão Kurumin light de 181 Mb para colocar em pendrives. Tem algo parecido para o Ubuntu? Ubuntu Light?

Diego_Rocha

Nunca ouvi falar em ubuntu light, acho que não deve haver não, pode ate ser que exista porem com outro nome, mas nunca ouvi falar, é isso ai t+++

ha e vc lembrou bem verifique se sua bios da suporte a usb ok,

JeffersonX

Não sei se vai dar certo, porque uma vez tentei e depois do Grub já dava pau... Se der certo mostra aí pra gente.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

DouglasCaixeta

Como é o boot pelo USB? Acho que a minha BIOS não tem não.
Só vi HDD, FDD, LAN e CD-ROM.

O que é FDD?

O que é GRUB?

Diego_Rocha

Citação de: DouglasCaixeta online 19 de Fevereiro de 2007, 17:15
Como é o boot pelo USB? Acho que a minha BIOS não tem não.
Só vi HDD, FDD, LAN e CD-ROM.

O que é FDD?

O que é GRUB?

FDD = Floppy Disk Drive, ou seja para vc dar boot pelo drive do disquete

GRUB = é o arquivo de inicialização do sistema, é la que o sistema vai procurar o caminho da imagem do ubuntu;

provavelmente sua bios nao da suporte a boot pelo usb, agora como resolver seu problema não sei, as vezes um upgrade de bios de suporte a boot por usb vai de vc pesquisar agora ou aguardar mais um tempo pra ver o que te aconselham aqui

DouglasCaixeta

Citação de: Diego_Rocha online 19 de Fevereiro de 2007, 17:37

Talvez o FDD possa significa USB também. Porque eu vi o FDD na BIOS do meu laptop, e laptop não tem drive de diskete.

E também vi neste site: http://www.pendrivenet.com.br/dicas.asp?id_dica=136&chave_tecnica=uni, duas imagens mostrando USB - RMD FDD como se fossem a mesma coisa.

O problema é que eu tenho que ter certeza pois não vou investir em um suporte pra HD externo sem saber se posso mesmo dar o boot nele.

Diego_Rocha

Citação de: DouglasCaixeta online 19 de Fevereiro de 2007, 18:47
Citação de: Diego_Rocha online 19 de Fevereiro de 2007, 17:37

Talvez o FDD possa significa USB também. Porque eu vi o FDD na BIOS do meu laptop, e laptop não tem drive de diskete.

E também vi neste site: http://www.pendrivenet.com.br/dicas.asp?id_dica=136&chave_tecnica=uni, duas imagens mostrando USB - RMD FDD como se fossem a mesma coisa.

O problema é que eu tenho que ter certeza pois não vou investir em um suporte pra HD externo sem saber se posso mesmo dar o boot nele.

de seu laptop nao ter nao significa que na bios nao deva ter entendeu, pelo que eu saiba FDD significa floppy disk driver ou seja dar boot pelo disquete, procura mais ai no google sobre isso, t+++

DouglasCaixeta

Bom pelo que eu andei pesquisando é só o Floppy mesmo. Mas aquelas imagens do site ainda me intrigam.

Bom de todo jeito consegui arrumar um case para HD na quinta-feira. Então quinta-feira eu testo e posto aqui o resultado.

Falows.

DouglasCaixeta

Olá pessoal,

Só dando um update pra não deixar o tópico sem fim:
Consegui o case mas a minha HD não é detectada. Nem mesmo no windows. Portanto não pude testar o boot e muito menos instalar o kubuntu.

Falows.
Douglas.

vitor

Não foi problema no case? o HD está formatado em que tipo de arquivo tu sabes?
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

DouglasCaixeta

Citação de: vitor online 23 de Fevereiro de 2007, 21:53
Não foi problema no case? o HD está formatado em que tipo de arquivo tu sabes?

O Case está funcionando normalmente, tanto que ele ja tinha uma HD de 80 Gb nele e estava normal.

O meu HD tá formatado em FAT32. Nem o Kubuntu nem o Windows detectaram ele.

Diego_Rocha

douglas posta aqui o resultado do seguinte comando

sudo fdisk -l

isso depois do - é un ele ok
t++

DouglasCaixeta

Citação de: Diego_Rocha online 24 de Fevereiro de 2007, 17:23
douglas posta aqui o resultado do seguinte comando

sudo fdisk -l

isso depois do - é un ele ok
t++

Cara valeu pela ajuda mas eu não estou mais com o case aqui. Tive de devolver.
Mas se houver alguma forma de descobrir se o HD funciona pelo windows já seria de grande ajuda. Eu tenho um desktop que eu posso testar ele, mas só o hardware. Não tem outra HD com windows e nem drive de CD pra rodar o Kubuntu.
Quando eu ligo o HD neste computador, ele não sai da tela da placa-mãe, aquela que aparece antes mesmo de testar a memória.

Valeu