Como particionar um disco ?

Iniciado por rafanipo, 18 de Fevereiro de 2007, 01:28

tópico anterior - próximo tópico

rafanipo

Galera, to baixando o xubuntu .iso ,nao entendi pq ele é .iso sera algum tipo de executavel ?  :-\
E gostaria de saber como particionar pra ter xp e o xubuntu, ou seja 2 opções de sistemas ao iniciar o pc...

gk2

.iso é imagem de CD, você vai usar algum programa (estilo nero) para gravar um cd apartir da imagem, depois só enfiar n odriver e rebootar o pc.
O ubuntu tem um particionador que vc pode redimensionar a partição do windows e também particiona automático as partições swap e ext3... relaxa ':)

corvolinoWinS

Sabe fazer a instalação ? Caso não sabia faça uma breve pesquisa aqui no forum que tem alguns topic fixo falando sobre a instalação.

espero ter ajudado.
corvolinopunk-

carlosfrancoba

já usou o partition magic do windows? se já, meio caminho andado... isso significa que você sabe operar o Gparted, que é o programa gráfico de particionamento. Ele está incluído na instalação e será aberto em uma das etapas da instalação.
Caso não consiga fazer exatamente o que quer pode usar o Gparted-LiveCD (em alguns casos, eu prefiro). É um *.iso para você queimar em um cd virgem, com o particionador que inicia no boot da máquina e você pode operá-lo direto do cd, sem instalar. Esse sim nunca falhou comigo.
aqui vai o link para você pegar o LiveCD do gparted:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/gparted/gparted-livecd-0.3.3-5.iso

lembre-se q o gparted já esta incluído na instalação, apenas use o live cd se tiver dando algo errado.

Nitibailoff

Eu tenho o Ubuntu instalado em um HD de 40gb. Gostaria (agora) de fazer uma partição de 15GB para outro SO. O gparted-LIVECD, funciona bem para isso? Porque o gparted da instalação nao deixa eu 'manipular' a partição como faço com o Partition Magic no windows.
Espero não ter sido confuso ehehe
valeu

Alarka

Antes de mais, olá a todos. Sou novo aqui e tal. Saudações a todos os users de ubuntu, em breve(espero, lol), farei parte de voçês... :P

Tenho um problema parecido...

Quero fazer uma partição de 20GBs no meu disco de 120GBs para instalar o Ubuntu 6.10, através do Partition Magic que tá no meu Windows XP Pro SP2. Não sei se alguém sabe trabalhar com ele, mas a minha dúvida aparece quando tenho que escolher o formato de ficheiros da nova partição(FAT, FAT32, NTFS[recommended], Linux Ext2,Linux Ext3 ou Linux Swap). Não tenho a certeza absoluta de qual escolher, portanto, antes que faça algo de que me venha a arrepender, vim pedir ajuda.

Alguém tem resposta à minha pergunta?

Obrigado

Nitibailoff

Ola Alarka,
Não faz muita diferença não, mas voce pode optar por ext3 ou ntfs mesmo. No momento da instalação do seu Ubuntu voce escolherá novamente o tipo de partição, então por isso que eu digo que não faz diferença a escolha no Partition Magic, o importante é ter a partição.

Em relação ao Gparted, deu certo, peguei uma versão um pouco mais antiga, o gparted-livecd-0.3.1-1 e esse sim funcionou belezinha. Outras versões, para mim, bugou hehe

falou