Informação de Criação de Servidor IRC

Iniciado por lamarc, 12 de Fevereiro de 2007, 09:00

tópico anterior - próximo tópico

lamarc

Como vai pessoal?
Preciso de algumas informações para criar um Servidor IRC para empresa a qual trabalho.
Sei que é possível criar canais por servidores já existentes, mas infelizmente sofro de problemas com funcionários usando de forma irregular chats, e messengers.
Necessito criar um servidor IRC, onde apenas pessoas com um usuário e senha cadastrados pelos administradores possam fazer login, e conversar em salas criadas pela própria empresa, com informações de bloqueios de usuários e afins.
Se ninguém souber por favor peço então que me informe algum messenger server, pois não estou aguentando mais problemas com funcionários.

Grato

arlei

lamarc,

sobre servidor IRC não sei como lhe ajudar, mais na minha empresa usamos um servidor Jabber (jabberd 2) em um Linux server e nas estações como cliente que são em uma rede mista, em maquinas windows o PSI e nas maquinas Linux o Gaim, que ja vem com a maioria das distribuições.
Funciona muitissimo bem com apenas os usuários que vc deseja e estejam cadastrados no sistema se logando, sendo que dependendo ainda das configurações do seu firewall vc pode inclusive usar externamente a rede da sua empresa. Eu logo tbem de casa com meu usuário no servidor da empresa inclusive conforme vc pode ver na minha assinatura.

T+
Arlei

lamarc

Citação de: arlei online 12 de Fevereiro de 2007, 09:58
lamarc,

sobre servidor IRC não sei como lhe ajudar, mais na minha empresa usamos um servidor Jabber (jabberd 2) em um Linux server e nas estações como cliente que são em uma rede mista, em maquinas windows o PSI e nas maquinas Linux o Gaim, que ja vem com a maioria das distribuições.
Funciona muitissimo bem com apenas os usuários que vc deseja e estejam cadastrados no sistema se logando, sendo que dependendo ainda das configurações do seu firewall vc pode inclusive usar externamente a rede da sua empresa. Eu logo tbem de casa com meu usuário no servidor da empresa inclusive conforme vc pode ver na minha assinatura.

T+
Arlei

Me surgio uma duvida, o Jabber teria alguma integração com VOIP? Pois também existe a necessidade de usar Skype em muitas das lojas e eu desejaria integrar todo funcionamento a um unico sistema, que funcione em Linux e Windows já que minha redes e lojas são mistas.
E por favor se tiver alguns HowTows em português de configuração de servidor Jobber me informe.
GRato

arlei

Como não usamos VoIP com o protocolo Jabber não posso lhe afirmar, mais até onde sei é possível sim a partir do uso de uma extensão as chamadas funções XMPP, mais melhor é vc pesquisar no site deles mesmo para maiores detalhes (http://www.jabber.org/).
Qto a tutoriais sobre como instalar um servidor Jabber eu pessoalmente não conheço nenhum, mais em uma rápida pesquisada no google já achei alguma coisa tipo o do link abaixo, porém neste caso o servidor Jabber usado é o chamado Wildfire e não o que uso aqui na empresa. Conforme ja informei acima usamos na empresa o jabberd 2.0s11 e o download, instalação e configuração foi toda baseada na documentação do próprio site (http://jabberd.jabberstudio.org/).

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5315&pagina=4

T+
Arlei