Política de expulsões

Iniciado por arsolto, 11 de Fevereiro de 2007, 11:46

tópico anterior - próximo tópico

arsolto

A Administração.

Sobre a política de expulsões do fórum Ubuntu, tenho algumas observações a fazer para que a justiça possa prevalecer dentro da nossa Comunidade. Pela falta de um detalhamento sobre o tipo de ação punitiva quero abrir alguns questionamentos sobre como, onde, quando, e porque de sua aplicação.

A motivação para a iniciação deste tópico se prende a vontade de ex-membros da Comunidade voltarem a ajudar, aprender e entreter dentro da mesma. Alguns deles reconhecem até o erro cometido no passado, aqui, porém, estão dispostos a recomeçar um relacionamento que seja pelo menos amistoso.

Como membro antigo do fórum Ubuntu, presenciei diversos fatos que contribuiram com o seu amadurecimento, especialmente do ponto de vista de sua engenharia e regras. Uma curiosidade entre tais fatos foi a volta inesperada e sem consentimento normativo de um membro expulso por vandalismo, o Nick.

Daí mais uma motivação para trazermos esta discussão a tona.

O tratamento deve ser igual para todos, se um pôde voltar como voltou, todos podem, todos poderão. Por outro lado, o ideal é que as regras comportem o direito a reintegração de certos membros no fórum, deixando claro que a ação de expulsar é feita para manter SOMENTE a paz na Comunidade.

Se houver aceitação do que estou sugerindo neste tópico, peço que as regras não sejam reformuladas de modo que submeta os membros em questão ao constrangimento ou qualquer tipo de ação depreciativa do ponto de vista moral. E que os membros reintegrados respeitem as regras do fórum Ubuntu.

Agradecimentos.

ins3rt c0in

Deu pra ver o Nick não mudou nada!

Um usuário como ele, se conversar com alguém da administração e demonstrar que não vai continuar com esse tipo de comportamento merece uma segunda chance, sem ter que usar proxy, e-mail novo e nick novo. Até mesmo o Nick, se demonstrar que pode conviver civilizadamente aqui no fórum não deveria ter impedimentos para voltar.

Não quero dizer que foi o caso nesse último ban dele, ele agiu contra as regras e mereceu o ban. Quem sabe da próxima.

Acho que mesmo sem estar disposto nas regras do Fórum a administração reintegraria um membro banido com a intenção de recuperar sua antiga conta e manter a convivência pacífica. Mas talvez o fato dessa possibilidade estar listada lá encorage alguns à voltar e melhorarem sua conduta.

arsolto

Pois é, inc3rt c0in, você como estudante e profissional da área do Direito sabe perfeitamente que a ação de excluir um membro da nossa comunidade não deve refletir um sentimento de vingança, mas, sim, a manutenção da ordem e harmonia.

" A decisão de banimento perpétuo é uma punição totalmente contra os princípios gerais de justiça, pois se trata de uma medida autoritária e vingativa, fundada em uma decisão desproporcional e desarrazoada. Não existe vantagem nenhuma para o fórum banir-me eternamente, como deseja o moderador. Em contrapartida, eu sempre procurei auxiliar e compartilhar informações, principalmente ajudando os usuários novatos que buscavam o fórum para auxílio."
(Mensagem de um membro expulso do fórum)

As regras não determinam por quanto tempo um membro expulso do fórum ficará impedido de voltar ao mesmo, o que nos leva a crer que a reintegração pode se configurar independente delas, a feição da Administração do fórum, como vimos no caso do Nick.

Isto não é justo!

paulo antonio

Sabedoria,senhores.Como novo membro, só desejo que a sabedoria se espalhe pelo ar,digo,pelo ubuntu. Uma política tipo "a sorte está lançada " vai depender muito da sorte,o que acho não é o caso.  As definições claras,explícitas e democráticas estão  bem definidas ,pricipalmente quanto ao ato de se punir qualquer pessoa.  Mas,como disse o Einstein, as coisas costumam ser bem relativas. Cada um tem sua verdade, embora fazemos parte de um universo mais amplo e regrado.Em minha opinião, qualquer punição jamais deveria ser definitiva. E o que deveria definir o quê ou a quem punir deveria fazer parte de coisas bem definidas. Claras. Lí o estatuto do ubuntu, gostei e assinei em baixo. Boa sorte aos senhores que irão ou estão a interpretar esse estatuto tão certinho.  Sabedoria e . Abraços.