Me ajudem, fiz burrice no meu Ubuntu 6.10!

Iniciado por Neynder, 08 de Fevereiro de 2007, 00:05

tópico anterior - próximo tópico

Neynder

To aqui pela milésima vez para pedir ajuda!
Pois bem, como eu sou um rapaz "muito inteligente" (ironia, hehe!), eu estou estudando o tal do comando chmod (todos concordam que no começo ele é bem dificil de entender, pois ate agora não entendi!) e fui tenta testar o que aprendi com o mesmo (e pelo visto não aprendi nada, kkkkkk!!). Assim sendo eu fui lá no diretorio raiz e comecei a tirar e colacar permissões que o comando permite, mas teve uma hora, que nem lembro por tanta idiotice minha, que derepente tudo travou! ai o que eu fiz: entrei no modo texto como super usuário pelo comando su e taquei o seguinte comando
root@neylor:/# chmod 777 [e os diretórios do diretório raiz}
Fiz isso para todos os diretórios, e agora quando tento abrir o Synaptic ocorre o erro "O mecanismo de autorização (sudo) não permite que você execute esse programa".
Galera o que faço para meu sistema voltar ao normal, quais são as permissões certas que eu devo refazer no meu diretório raíz!
Fico grato pela ajuda!

obs: eu só não coloquei a imagem com o erro porque não dei conta de colocar ela aqui no forum, como faço isso?

Lamego

Galera o que faço para meu sistema voltar ao normal, quais são as permissões certas que eu devo refazer no meu diretório raíz!

Se fez esse chmod de modo recursivo ou de forma "sortida" vai ter que reinstalar o sistema, se fez mesmo só nos directorios base, é so verificar as permissoes num outro sistema, e colocar igual...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

bruno.vitorino

Aqui estão as permissões da minha raiz

root@bruno-desktop:/# ls -l
total 116
drwxr-xr-x   2 root root  4096 2006-12-10 18:50 bin
drwxr-xr-x   3 root root  4096 2006-12-14 08:46 boot
lrwxrwxrwx   1 root root    11 2006-11-16 19:08 cdrom -> media/cdrom
drwxr-xr-x  12 root root 13800 2007-02-08 08:48 dev
drwxr-xr-x 130 root root  8192 2007-02-08 11:24 etc
drwxr-xr-x   3 root root  4096 2007-02-07 12:36 home
drwxr-xr-x   2 root root  4096 2006-10-25 14:26 initrd
lrwxrwxrwx   1 root root    33 2006-11-16 19:19 initrd.img -> boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
drwxr-xr-x  17 root root  8192 2007-01-30 11:08 lib
drwxr-xr-x   2 root root 49152 2006-11-16 19:08 lost+found
drwxr-xr-x   7 root root  4096 2007-01-31 10:31 media
drwxr-xr-x   2 root root  4096 2006-10-19 23:49 mnt
drwxr-xr-x   4 root root  4096 2007-01-20 23:05 opt
dr-xr-xr-x 145 root root     0 2007-02-05 18:31 proc
drwxr-xr-x  19 root root  4096 2007-02-05 18:25 root
drwxr-xr-x   2 root root  4096 2007-02-07 03:01 sbin
drwxr-xr-x   2 root root  4096 2006-10-25 14:26 srv
drwxr-xr-x  11 root root     0 2007-02-05 18:31 sys
drwxrwxrwt  30 root root  4096 2007-02-08 11:59 tmp
drwxr-xr-x  12 root root  4096 2007-01-11 16:32 usr
drwxr-xr-x  16 root root  4096 2006-11-18 00:35 var
lrwxrwxrwx   1 root root    30 2006-11-16 19:19 vmlinuz -> boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic

Aproveito para tentar explicar como atribuir as permissões.

Por exemplo, vamos ver a directoria /bin.
Têm os seguintes atributos "d rwx r-x r-x", e o que significam?

d -> significa que é uma directoria (directório)

rwx -> tem permissões de leitura, escrita e execução para o dono do arquivo

r-x -> tem permissões de leitura e execução para o grupo do dono do arquivo

r-w -> tem permissões de leitura e execução para todos os outros utilizadores (usuários)

Portanto para dar as permissões correctas a um ficheiro ou directoria (directório) utilizando o chmod, tem de ter em mente as permissões para os três tipos de utilizadores (usuários).

"E como é que chego aos números para o chmod?"

É muito simples, basta pensar no seguinte:

r = 2 elevado a 2
w = 2 elevado a 1
x = 2 elevado a 0
- = zero

Tomando o /bin como exemplo de novo,

"rwx r-x r-x" significa "7 5 5" = (1x2^2 + 1x2^1 + 1x 2^0)  (1x2^2 + 0 + 1x 2^0)  (1x2^2 + 0 + 1x 2^0)

Espero que tenho ficado um pouco mais esclarecido em relação à permissões.
persistência, persistência,persistência...

Neynder

Aproveitando o tópico!
Bem suponha que um usuário X seja dono de um diretório. Eu sou o root do sistema e não conheço a senha do usuário X, como é que faço para que somente ele não possa ler (r) aquele diretório! (To perguntando isso porque o meu irmão fez um diretorio no ambiente dele com uma pacada de jogos - que aliás eu jogo também - e eu sei apenas o nome de login mas não sei a senha, e eu tenho que bloquear ele para que não leia e nem execute o conteúdo do diretório, pois eu utilizo o diretorio e não quero deletar. Eu sou o root do sistema).

Como faço galera?´

obs: eu já estou lendo o guia Foca, mas não estou compriendendo direito, to achando os textos muito enxuto! E como é que faço pra colocar imagens do meu pc aqui no forum? ainda não descobri!

bruno.vitorino

Citação de: Neynder online 08 de Fevereiro de 2007, 13:20
Aproveitando o tópico!
Bem suponha que um usuário X seja dono de um diretório. Eu sou o root do sistema e não conheço a senha do usuário X, como é que faço para que somente ele não possa ler (r) aquele diretório! (To perguntando isso porque o meu irmão fez um diretorio no ambiente dele com uma pacada de jogos - que aliás eu jogo também - e eu sei apenas o nome de login mas não sei a senha, e eu tenho que bloquear ele para que não leia e nem execute o conteúdo do diretório, pois eu utilizo o diretorio e não quero deletar. Eu sou o root do sistema).

Como faço galera?´

obs: eu já estou lendo o guia Foca, mas não estou compriendendo direito, to achando os textos muito enxuto! E como é que faço pra colocar imagens do meu pc aqui no forum? ainda não descobri!

Podes mudar o dono do directório fazendo:
sudo chown -R <seu_usuário> <caminho para o directório>
desta forma o directório e todos os ficheiros e sub directórios passam a pertencer a voçê.

Depois é só alterar a as permissoes do directorio e ficheiros com

sudo chmod 700 -R <caminho para o directorio>
persistência, persistência,persistência...

Neynder

Eu acho que o Lamengo estar certo, eu vou ter que reinstalar o sistema, pois quando eu fiz as alterações nos diretorios base (as pastas bin,proc,root,usr,etc, e o restante) foi tudo de uma vez.
Será que alguem tem alguma solução para arrumar isso? Pois ainda aparece aquela mensagem que eu já citei lá encima mesmo depois de deixar as permissões das pastas base igual do nosso amigo bruno.vitorino.

Eu vou deixar pra resolver isso amanhã, pois eu creio que vai ter um super colega que vai me ajudar! hehehe!
Te mais galera!

Obrigadão por tentarem resolver minha burrice!

clcampos

Se a única coisa que fez realmente foi alterar as permissões das pastas da raiz então seria só refazer estas permissões conforme o email do bruno.vitorino.

Uma coisa que ouvi uma vez e levo comigo, isso aqui é Linux, reinstalar é uma opção mas não é obrigatória, raramente é impossível recuperar o sistema.

Você refez as permissões conforme o email citado?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

galactus

Meu caro Neynder, você já está mais do que bem acessorado neste tópico, infelizmente acho que o Lamego tem razão. A não ser que você soubesse de todas as permissões de todas as pastas originais.  Para piorar, dentro das pastas estão arquivos onde cada um tinha sua configuração de permissão. 

Acho que dessa vez você perdeu!

Mas é bom, assim você aprende rápido!   ;D

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Neynder

Pô galera,obrigado pela força, e valeu galactus me desculpe por ter encomadado a ti em uma mensagem privativa!

clcampos, eu deixei meus diretórios na raiz igual do bruno.vitorino. Eu também fiz outra coisa que acho que interfere, nesse mesmo dia eu tirei todos os grupos existente que vinham como default no sistema (exceto o do root), aí depois eu criei meu próprio grupo que se chama família. E sabe o que fiz, eu não coloquei eu (neylor) para participar no grupo do root, deve ser isso né? eu acho que ainda tem uma solução (eu estou no trabalho agora mas quando chegar em casa vou tentar), bem a mesagem de erro que estar apresentando é que o usuário neylor (que sou eu) não tem permissões sudo, então o que vou fazer (como o usuário root estar funcionando numa boa), vou entrar como usuário root e vou adicionar o neylor no grupo do root. Entenderam, mas tem um grande entrave, eu  não sei fazer isso em linha de comando, alguem pode me ajudar? e essa solução pode funcionar?

Te mais!

Pequeno3d

Dica!

Procura não testar comandos em diretórios do sistema. Pratique na sua pasta de usuário ex:

/home/seu_usuario

sendo que nesta pasta tudo que for alterado é possível reparar sem danos ao sistema.

;) té +

Jabber: pequeno3d(a)jabber.cz
Blog: http://luis.conteudolivre.org

Neynder

Eu sei meu velho, só que eu estava fazendo alguns testes mais específicos e depois me embananei todo, isso acontece mesmo, to aprendendo. As vezes é necessário sacrifícios para o conhecimento. Mas de qualquer forma, vou ser mais esperto da proxima vez, heheh!

te mais

clcampos

Ainda não acho que sejam as permissões. Para que fosse isso você teria que ter dado um chmod -R para replicar as mudanças nos arquivos internos das pastas.

Agora a remoção dos grupos isso sim é um problema grave. Aqueles grupos são usados pelo sistema, mas também tem como resolver fácil.

Segue a parte default do meu /etc/group para você.

root:x:0:
daemon:x:1:
bin:x:2:
sys:x:3:
adm:x:4:administrador
tty:x:5:
disk:x:6:
lp:x:7:cupsys
mail:x:8:
news:x:9:
uucp:x:10:
man:x:12:
proxy:x:13:
kmem:x:15:
dialout:x:20:cupsys,administrador
fax:x:21:
voice:x:22:
cdrom:x:24:haldaemon,administrador
floppy:x:25:haldaemon,administrador
tape:x:26:
sudo:x:27:
audio:x:29:administrador
dip:x:30:administrador
www-data:x:33:
backup:x:34:
operator:x:37:
list:x:38:
irc:x:39:
src:x:40:
gnats:x:41:
shadow:x:42:
utmp:x:43:
video:x:44:administrador
sasl:x:45:
plugdev:x:46:haldaemon,administrador
staff:x:50:
games:x:60:
users:x:100:
nogroup:x:65534:
dhcp:x:101:
syslog:x:102:
klog:x:103:
crontab:x:104:
ssh:x:105:
lpadmin:x:106:administrador
messagebus:x:107:
haldaemon:x:108:
slocate:x:109:
scanner:x:110:cupsys,administrador
gdm:x:111:
administrador:x:1000:
admin:x:112:administrador
avahi:x:113:
fuse:x:114:administrador

Lembre-se só de trocar todo administrador pelo usuário criado na instalação.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Neynder

clcampos, porque aqueles grupos que vieram em default na instalação do sistema são importante? Pois eles não estão em uso, portanto não deve interferir no funiconamento.

e eu não entedi o que vc quis dizer nessa parte:
CitarLembre-se só de trocar todo administrador pelo usuário criado na instalação.

Agradeço pela paciência, mas apenas quero não repetir isso! HEHE

Te mais!

clcampos

Aqueles grupos que vieram por default no sistema são usados sim, não por você mas pelo próprio sistema, seja para controlar som, video, cron, e muitas outras coisas. Enquanto o Linux esta em funcionamento muitos dos processos executados são vinculados aqueles grupos, e o synaptic não deve ser diferente. Então como você os removeu o synaptic deixa de ter permissão para executar, salvar alguma coisa, ou ler, isso já não sei.

E quanto a parte que você não entendeu é o seguinte. Durante a instalação do meu Ubuntu eu escolhi para o usuário administrador (aquele que é criado durante a instalação) o nome Administrador. Então basta ler no meu arquivo group (listado no email anterior) que você verá várias citações a este usuário em vários grupos, dando permissão a ele para manipular algumas coisas dentro da máquina. Também é criado um grupo com o mesmo nome do usuário (se você observar é a última linha do meu group).  Então para acertar seu arquivo não basta colar o conteúdo acima, você deve colar e depois auterá-lo, mudando de administrador para o nome que usou na instalação (Poxa como sou confuso... alguém deve saber explicar de for mais simples).

Recomendo a você refazer seu arquivo e testar, afinal não custa nada, e depois poste para gente se resolveu seu problema.

Caso você tenha alterado apenas as permissões e este arquivo seu sistema terá que funcionar após acertar isso, a não ser que tenha se esquecido de alguma coisa.

Como lembrete final, para próxima vez que for testar alguma coisa, a estrutura base do linux (baseada no Unix) é de uma época com pouca disponibilidade de memória e disco rígido, então ela é bem enxuta, sendo assim tudo que está lá é necessário, assim como os grupos que removeu.

Estou praticamente o dia inteiro no jabber/msn (de 08 às 18hs com certeza) e caso ainda tenha duvidas posso tentar ajudar lá, ou aqui, sendo que aqui fica documentado para futuras consultas.

Abraço e boa sorte!
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Neynder

muito obrigado mesmo, eu to no trabalho agora e já to saindo quando chegar em casa vai ser a primeira coisa q irei fazer!! Casa a solução seja positiva ou negativa estarei postando aqui novamente, muito obrigado mesmo e ate mais tarde!

Te mais!