Windows Vista

Iniciado por IgorM0L, 01 de Fevereiro de 2007, 20:54

tópico anterior - próximo tópico

IgorM0L

Olá.

Tomo conhecimento que este é um fórum Linux e que nós devemos nos preocupar com o desenvolvito do LInux. Porém, como na descrição inicial desta área do fórum "Iniciantes" diz que posso tratar de todos assuntos relacionados a informática, tomei a liberdade de citar do WinVista.

Percebo que o WinVIsta possui diversos pontos quexionáveis como o principal: Requer muito do usuário em termos de configuração de hardware. Tem sim, grandes inovações para a Microsoft, porque no mundo Linux estas coisas já existem há bastante tempo.

Mas, pergunto, como ficaria a compatibilade entre o Linux Ubuntu e o WinVISTA? O sistema de arquivos deste (winVista) ainda será o NTFS e o Ubuntu poderá se comunicar com o próprio?
Sobre as novas versões do Ubuntu (à 7 que esta em desenvolvimento), ela irá seguir o mesmo triste caminho de requerer muito do usuário em termos de hardware? (Não tenho 512mb de memória nem gravador e leitor de DVD para instalar)!

Bom, são meras dúvidas de um usuário Ubuntu.

clcampos

Acredito que de hardware não, já que o Edgy (pelo que falam, não usei) é bem mais leve e rápido que o Dapper...

O mundo Linux é bem diferente, alguns recursos de segurança que a microsoft vem implementando agora já tem no ubuntu a algum tempo...
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Daniel Neves

Acho q vai demorar um pouco pro Ubuntu usar tanta memória assim ,acho que só na versão 8.

O Edgy é o que uso,e ele é muito bom =D

Lamego

CitarMas, pergunto, como ficaria a compatibilade entre o Linux Ubuntu e o WinVISTA? O sistema de arquivos deste (winVista) ainda será o NTFS e o Ubuntu poderá se comunicar com o próprio?
O Vista utiliza NTFS por isso nada se altera neste campo, já existe suporte para escrita em NTFS mas ainda em fase experimental.

CitarSobre as novas versões do Ubuntu (à 7 que esta em desenvolvimento), ela irá seguir o mesmo triste caminho de requerer muito do usuário em termos de hardware? (Não tenho 512mb de memória nem gravador e leitor de DVD para instalar)!
Existem muitos programas para Linux cujos requisitos de memória realmente são um pouco exigentes, de qualquer forma no mundo do Linux e do software livre é frequente haver um maior número de opções, o que permite ter programas com menos funcionalidades mas que exigem menos em termos de hardware.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

celsofaf

Citação de: igormol online 01 de Fevereiro de 2007, 20:54Sobre as novas versões do Ubuntu (à 7 que esta em desenvolvimento), ela irá seguir o mesmo triste caminho de requerer muito do usuário em termos de hardware? (Não tenho 512mb de memória nem gravador e leitor de DVD para instalar)!

A versão em desenvolvimento não é a 7, mas a 7.04 "Feisty Fawn". E não, você não precisa nem de 512mb de RAM nem de gravador de DVD; com metade (ou talvez um pouco menos) da RAM ele rodará bem - e rodará muito bem com ainda menos memória RAM se você colocar um gerenciador de janelas mais leve, como OpenBox -, e provavelmente ele também será disponibilizado como imagem de CD. Logo, não precisa de DVD. ;)

Aliás, aí vai a dica: gravador de DVD e memória RAM são dois ítens cujo preço, hoje em dia, está ficando bastante acessível. Dê uma pesquisada e uma pensada nisso.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

RxDx

Ao meu ver o Edgy, apesar de mais instável, é bem mais leve que o Dapper.

Usei o WindowsVista Beta (quando a MS disponibilizou o Beta para download) e posso dizer que aqui na minha máquina (Sempron 2800+ @ 2000mhz 754 + 512 DDR 400 + GeForce 6200 256mb) ele rodou bem pesado, principalmente no que diz respeito a ram. Não tenho dúvidas de que o Edgy e o Dapper são MUITO mais leve do que o Vista.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

ins3rt c0in

Citação de: Lamego online 02 de Fevereiro de 2007, 11:41
CitarMas, pergunto, como ficaria a compatibilade entre o Linux Ubuntu e o WinVISTA? O sistema de arquivos deste (winVista) ainda será o NTFS e o Ubuntu poderá se comunicar com o próprio?
O Vista utiliza NTFS por isso nada se altera neste campo, já existe suporte para escrita em NTFS mas ainda em fase experimental.

Se no Windows Vista funcionar a proteção de dados o Ubuntu terá dificuldades em acessar a NTFS, mas como tudo que envolve segurança não veio funcionando no Vista acho que isso também não!

Lamego

CitarSe no Windows Vista funcionar a proteção de dados o Ubuntu terá dificuldades em acessar a NTFS, mas como tudo que envolve segurança não veio funcionando no Vista acho que isso também não!
Apesar de nunca ter usado o Vista, tanto quanto sei isso é uma opção, tal como já existe software variado para encriptação de filesystems, não é nada que vem activo por defeito.
João Luís Marques Pinto

|Fly|

Eu usei a versão final do Vista assim que saiu para download. Meu PC é um P4 2.6 + 1 GB Ram + GeForce 6200 256 mb, e ele rodou, mas não 100%. As vezes era meio lento para algumas funções, usar com muitos aplicativos abertos dava problema como qualquer Windows, e realmente, não gostei do sistema. Inseguro, com poucos recursos, e com milhões de aplicativos que rodavam no XP não rodando mais.

Realmente a MS só faz besteira, e para todas as coisas ruins do mundo, tem uma coisa boa para equilibrar, e neste caso, o Ubuntu está detonando. Estou ansioso pela 7.04.

PS: Em relação a proteção de dados, não funciona mesmo, acessei via Ubuntu a partição NTFS que coloquei o Vista sem problema nenhum. Até apaguei ela via Vista e uni a minha ext3 o espaço livre.
[color=red]Eu sou Nerd. E daí?[/color]

Lamego

CitarPS: Em relação a proteção de dados, não funciona mesmo, acessei via Ubuntu a partição NTFS que coloquei o Vista sem problema nenhum. Até apaguei ela via Vista e uni a minha ext3 o espaço livre.
Mas você activou a opção de encriptação ? Ou está á espera que o Vista protega os seus dados milagrosamente :) ?
João Luís Marques Pinto

IgorM0L

Olá. Agradeço pelas respostas.
Sobre o preço, eu não posso comprar agora porque tive de comprar um computador novo agora a pouco. Mas valeu pelas respostas porque sempre procuro saber na atualizade o estado de desenvolvimento de cada sistema operacional.

E mais um coisa, a versão do Ubuntu 7.04 terá suporte para instalar em cima do Dapper?

ins3rt c0in

"Acho" que não! Se tiver de Dapper tem que instalar do zero!

celsofaf

Citação de: igormol online 02 de Fevereiro de 2007, 15:04
E mais um coisa, a versão do Ubuntu 7.04 terá suporte para instalar em cima do Dapper?

Desde que você tenha seus dados pessoais salvos numa partição que não a partição principal do seu Ubuntu, não há problemas em instalar por cima.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

IgorM0L

Olá.

Eu sempre faço backup usando este comando:

tar -cvpzf /backup.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys /

Posso então fazer um backup assim, armazenar o backup em uma partição separada e instalar o 7.04 por cima do Dapper.
Depois do 7.04 instalado eu simplesmente pego o backup da outra partição de descompacto ele. Daria certo?

Lamego

O melhor é sempre fazer instalação de raíz, para tal deve-se ter o cuidado de colocar o /home numa partição em separado.
Para backup de dados basta apenas fazer backup do /home.
João Luís Marques Pinto