Erro no XP após instalação do Ubuntu

Iniciado por FiReHaWkZ, 28 de Janeiro de 2007, 01:54

tópico anterior - próximo tópico

FiReHaWkZ

[RESOLVIDO]

Galera eu sei que vocês devem estar cansados de ouvir problemas como esse mas é o seguinte:

Hoje instalei o Ubuntu 6.10 em dual boot com o Windows XP SP2 no meu computador. Antes de instalá-lo, meu HD (SATA) de 160GB era particionado em 60GB pro Windows e 100GB pra dados/documentos (ambas NTFS). Sendo assim, desfragmentei o HD umas 3 vezes e diminui a partição de 100GB para pouco menos de 70GB, criei uma partição de 30GB ext2 para o Linux e outra de 512MB para swap. Tudo isso utilizando o PartitionMagic 8.0 (é, eu não sabia como era o GParted...rs).

Até aí tudo bem. Coloquei o LiveCD, abri o instalador... e pra minha surpresa o Ubuntu não aceitou instalar na dita partição. Então formatei novamente a partição anteriormente criada - agora sim utilizando o GParted e ReiserFS - e a instalação prosseguiu normalmente.

Depois de utilizá-lo por um curto período, resolvi reiniciar pra ver se o GRUB tinha feito tudo certo. Ao que parecia tava tudo normal; selecionei o Windows, ele deu o boot, mas quando fui ver, apareceu uma tela azul típica do CHKDSK, mas com um erro informando que não foi possível iniciá-lo. Após isso aparece outra tela azul mais feia ainda, daquelas de erro do explorer, e o PC reinicia.

Fiquei pesquisando o dia inteiro sobre o assunto e não consigo descobrir qual é o problema. Já olhei o arquivo de boot do GRUB e parece correto. Tenho medo de que algo tenha dado errado durante o particionamento do HD ou mais uma das frescuras do Windows e todos os dados tenham sido perdidos :'(

Em todo caso, aqui está o final do arquivo /boot/grub/menu.lst :

## ## End Default Options ##

title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/sda3 ro quiet splash locale=pt_BR
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
quiet
savedefault
boot

title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic (recovery mode)
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/sda3 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
boot

title Ubuntu, memtest86+
root (hd0,2)
kernel /boot/memtest86+.bin
quiet
boot

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda1
title Windows NT/2000/XP (loader)
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1

Alguém tem alguma idéia do que seja? Ou será que fiz alguma burrada?
Obrigado.

Lestat

o erro nao foi no ubuntu, provavelmente tenha sido no windows na hora de tu reparticionar, posta o erro que e mais facil de dizer o que é. A E O EXT2 TA ULTRASSADO! usa ext3 ou reisefs, acredito que nao aconteceu nada com os teus dados, no maximo deve ter estragado a partição do windows!
"O Primeiro Dever da Inteligência é Duvidar de Si Mesma" Albert Einstein

edulimaabreu

Para ver se seus arquivos estão intactos monte sua partição do windows (pelo que eu li é a sda1):

sudo -s
mkdir /mnt/win
mount /dev/sda1 /mnt/win
nautilus /mnt/win

FiReHaWkZ

Citação de: Lestat online 28 de Janeiro de 2007, 03:11
o erro nao foi no ubuntu, provavelmente tenha sido no windows na hora de tu reparticionar, posta o erro que e mais facil de dizer o que é. A E O EXT2 TA ULTRASSADO! usa ext3 ou reisefs, acredito que nao aconteceu nada com os teus dados, no maximo deve ter estragado a partição do windows!

É eu sei que ext2 está ultrapassado, porém o PartitionMagic só permitia esse sistema ou ext3 (que é lento). Até por isso na segunda formatação da partição eu selecionei reiserFS.

Descrevendo o problema mais detalhadamente, o Windows abre a tela do autochk (e não do CHKDSK como disse anteriormente). Porém a mensagem é que não foi possível localizá-lo: autochk program not found -- skipping AUTOCHK. Então outra tela azul aparece dizendo que não foi possível iniciar algo como "System Initialization".

Citação de: edulimaabreu online 28 de Janeiro de 2007, 04:18
Para ver se seus arquivos estão intactos monte sua partição do windows (pelo que eu li é a sda1):

sudo -s
mkdir /mnt/win
mount /dev/sda1 /mnt/win
nautilus /mnt/win

Obrigado, consegui montar a partição do Windows (sda1) e de dados/documentos (sda5) e posso visualizar os arquivos. Mas a pergunta agora é, tem como eu recuperar o boot do Windows? Ou eu terei que formatar tudo mesmo?

edulimaabreu

Realmente eu nao sei oq pode ter ocorrrido aí, seu grub parece estar configurado corretamente (1) (até por que vc entra no XP).
Caso isso acontecesse comigo eu experimentaria reinstalar o ubuntu (vc vai perder uns 20 minutinhos aki) e ver no que dá, caso o problema continue tentaria restaurar o XP com o CD dele e caso isso nao resolva também aí sim formataria o XP.

(1) http://www.guiadohardware.net/dicas/configurando-grub.html

FiReHaWkZ

Eu desconfio que durante a criação das partições o Windows tenha "se perdido" entra elas, já que com as partições montadas no Linux é possível ver todos os arquivos. Estranho isso já que o Windows está em sda1. Talvez algo tenha dado errado no QTParted ou no PartitionMagic.

O pior é que fazer backup no meu caso é difícil, porque são muitos arquivos; eu teria que encontrar alguém com um HD relativamente grande formatado em FAT32 (a não ser que eu instale o NTFS-3g).

Não sei se pode ajudar, mas aqui está meu arquivo /etc/fstab :

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda3
UUID=c527805c-70e8-4208-80d1-68245be5bec6 /               reiserfs notail          0       1
# /dev/sda4
UUID=bc5f71a3-1de5-4eec-b85b-4ab72dca315c none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/           /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0

Outro problema é que eu abri o QTParted como root aqui e quando seleciono o drive /dev/sda (o único que aparece no programa) ele fecha na hora exibindo o erro "No Implementation: O suporte para abrir sistemas de arquivos ntfs não foi implementado ainda." no terminal. Como arrumar isso?

Tô numa sinuca de bico aqui. Tem que ter um jeito...

telmotr

Já passei por um problema parecido a um tempo atrás, tinha um micro com xp e fui instalar o kurumin em dual boot. particionei tudo certinho com o gparted e instalei o kuruma.

Quando iniciei o linux abriu normalmente e o cliente ficou feliz, agora quando fui mostrar pra ele o windows, ai meu Deus, ficava reiniciando direto... um outro técnico veio com aquela história que o kurumin e o XP eram incompativeis (que besteira) mas o negocio é que quando eu deletava a partiçao do linux o XP voltava a funcionar.

Muitos fios de cabelo depois descobri, ainda que intuitivamente (na base do chute mesmo), que o tal do XP precisava de um espaço livre no final do HD (nao me pergunte exatamente pra que), foi só isso, reparticionei e deixei 20 M livre no final do HD, livre mesmo sem criar partiçao nenhuma. Estranhamente o windowns voltou a funcionar --- vai entender.

FiReHaWkZ

Eu reparei que meu HD tinha 7.8MB livres no fim do HD antes de criar essas partições, mas não sei se tem alguma relação.
Vou tentar fazer isso (se o GParted ajudar).

Uma coisa que achei interessante (e que pode ser a causa do problema) é que fiz o boot pelo CD de instalação do Windows XP e, no console de recuperação, ele detectou o Windows no drive E:, sendo que estava, obviamente, no drive C:. Será essa mudança a causa de tudo isso ou isso é normal? Se for, qual a solução?

Essa aqui é a atual situação do HD pelo GParted:

Tem algo errado aí? Aquela flag hidden, tem algo a ver?

naldin

Acho que a melhor dica para você agora será a do Telmotr mesmo, já que você disse que antes de particionar estranhamente tinha uma partição de 7.8MB no final, e esse valor é o valor mínimo que se consegue criar uma partição, como seu sda5 já está desfragmentado não custa tentar criar uma partição de 20Mb no fim do HD e ver o resultado. Observando o Gparted também dá para ver que as partições que foram criadas para o Linux, foram primarias(sda3 e sda4), qualquer coisa tente criar como secundarias, ficariam sda6 e sda7.
-Notebook Dell Vostro 1400 | Video Intel GM965
-HD250Gb | 4Gb DDR600 | HD500Gb de bolso
+ LCD 19" Samsung

telmotr

Só pra exemplificar, meu note veio com windows media player, e ele tambem tinha essa partiçao no final, como já havia aprendido da primeira vez nem toquei nela, redimensionei o windows e criei as outras, olha como ficou a saida do cfdisk:

Disco: /dev/sda
                     Tamanho: 120034123776 bytes, 120.0 GB
             Cabeças: 255 Setores por Trilha: 63 Cilindros: 14593

Nome        Opções   Tipo           Part. Tipo SA          [Rótulo]      Tamanho (M
B------------------------------------------------------------------------------
    sda1        Inicializar Primária       NTFS             []                        16771,35
    sda2                        Primária        Linux ext3                                20801,74
    sda5                        Lógica          W95 FAT32                               42080,54
    sda6                        Lógica          Linux ReiserFS                         14920,66
    sda7                        Lógica          Linux ext3                                10734,00
    sda8                        Lógica          Linux ext3                                13398,99
    sda9                        Lógica          Linux swap / Solaris                1061,07
    sda4                       Primária        Linux plaintext                         263,21

Tenho muitas partiçoes orque vivo instalando distribuiçoes pra teste mas as importantes sao:

sda1: ntfs: windows   sda2:ext3:ubuntu  sda5:vfat:arquivos  sda6,sda7,sda8:teste sda9:swap  e por ultimo como eu falei a sda4 que no gparted aparece como desconhecido e aqui ela tá desse tamanho porque era o tamanho que tava qundo eu fui instalar o linux, achei melhor nao mexer

em falar nisso, como é mesmo que eu coloco uma imagem no fórum, nunca precisei disso mas agora minha ideia era ter colocado a foto do meu gparted e nao do cfdisk (pergunta besta nao).

FiReHaWkZ

Citação de: telmotr online 28 de Janeiro de 2007, 23:05
em falar nisso, como é mesmo que eu coloco uma imagem no fórum, nunca precisei disso mas agora minha ideia era ter colocado a foto do meu gparted e nao do cfdisk (pergunta besta nao).

Hospeda a imagem no ImageShack e coloca o link direto que o site fornecer (o último da página) entre as tags [img] e [/img]

Praticamente todas as opções do GParted aqui estão desabilitadas, como Novo/Excluir/Redimensionar/Mover, não dá pra mim fazer as alterações...

telmotr

Valeu ai cara, desculpe a ignorancia!!!!

Mudando de assunto, tu nao disse se já conseguiu resolver o teu prob

FiReHaWkZ

Consegui nada. Acho que vai ser mais fácil eu levar meu HD na casa de alguém, fazer o backup e formatar tudo mesmo...
Eu pensei em entrar no console de recuperação pelo CD do Windows XP e dar um fixboot e fixmbr mas tenho medo de não dar certo e eu ficar sem ele e o Ubuntu.

Essa partição que você disse não tinha aqui, só um espaço vazio, por isso acho que não vai adiantar. Fora que não consigo redimensionar nenhuma partição. Pelo menos os dados ainda estão intactos...

FiReHaWkZ

Desculpem o duplo post mas já consegui resolver o problema, foi só tirar a flag hidden pelo GParted e tudo voltou ao normal.