FGEAR

Iniciado por VB5, 26 de Janeiro de 2007, 23:01

tópico anterior - próximo tópico

VB5

Alô, pessoal!

Tentei instalar o simulador de vôo Fgear, e em princípio tudo bem; porém quando tento rodá-lo a partir do terminal , recebo a seguinte resposta:

freeglut (fgfs):  ERROR:  Internal error <Visual with necessary capabilities not  found> in function fgOpenWindow
X Error of failed request:  BadWindow (invalid Window parameter)
  Major opcode of failed request:  4 (X_DestroyWindow)
  Resource id in failed request:  0x0
  Serial number of failed request:  16
  Current serial number in output stream:  19
freeglut  ERROR:  Function <glutSetCursor> called without first calling 'glutIni t'.

Presumo que minha placa de vídeo ( RivaTNT2, 32 MB) seja insuficiente ou algo assim. Alguém por favor pode confirmar ou indicar outro motivo?

Grato,

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Lamego

Já instlou o driver com aceleração gráfica para a sua placa ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

VB5

Oi, Lamego!

Creio que sim, já que o Ubuntu reconheceu-a na instalação e aparentemente instalou tudo o que era necessário. Entretanto, este é o primeiro jogo que tento instalar, então talvez seja isso. Há algum modo de verificar se está faltando algum driver específico? Tenho à mão uma GeForce 440 MX, estou pensando em fazer a troca ( ainda não o fiz apenas porque esta estava funcionando muito bem...). Seria o caso?

Obrigado!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

gk2

VB5

Valeu, GK2! 
Já dei uma olhada e copiei. Eu havia procurado apenas pelo nome do jogo, não pelo modelo da placa... Pena que hoje não dá mais tempo, mas amanhã testo e posto o resultado.

Obrigado!

VB5

dudu_ubuntun

Boa tarde VB5,

O que o pessoal ta querendo tentar fazer descobrir é que existe diferneça entres drives com e sem aceleração 3D. O Ubuntu reconhece sim sua placa de vídeo mas instala um drive sem aceleração 3D.

Desculpa se estou indo muito devagar, mas  o arquivo de configuração do X é o xorg.conf que fica em /et/X11/xorg.conf

Dá uma olhada nesse teu arquivo e veja se vc nao está usando o drive "nv". Esse drive não possui aceleração 3D.

Para instalar o drive com aceleração 3D ..... (o pessoal aqui ajuda, mas seria legal vc dar uma pesquisada, o que acha? Acho que indiquei o caminho, tente seguir um pouco com seus próprios pés, vc vai longe ;) )

O flightgear é um ótimo jogo, adorei tentar pilotar rsrsrs

Um abraço e se precisar de alguma coisa avise ;)

t+

LedStyle

Veja na ajuda do Ubuntu como instalar os drivers 3D. E veja no Guia Ubuntu: http://www.ubuntuguide.org/

Tenho 2 post no meu blog falando sobre o Flight Gear também. Da uma lida lá depois:

Apertem os cintos, o piloto usa Linux!

Voando online com o Flight Gear

VB5

Pessoal,

em primeiro lugar, meu muito obrigado a todos pela ajuda - este fórum é fantástico!

Em segundo, minhas desculpas, por ordem:
     - Não pude responder antes porque a semana foi realmente corrida: não sobrou tempo para mexer no micro até hoje...
     - Peço desculpas igualmente se por acaso dei a impressão de não estar fazendo esforço para encontrar sozinho a solução. Posso garantir que não é o caso nem o meu jeito: o pouco que sei de computação aprendi fuçando por conta, desde os tempos do Apple II +... Entretanto, sendo iniciante em Linux, frequentemente sequer sei onde procurar, já que há uma enorme quantidade de fontes de informação desconhecidas para mim; do mesmo modo, muitos dos procedimentos também ainda são um tanto obscuros para mim.  Antes de postar, faço sempre uma busca neste fórum e alguns sites que já listei, mas nem sempre ( talvez por não especificar corretamente o problema) encontro a resposta sozinho. Espero que em breve já esteja mais familiarizado e precise menos de ajuda.

Dito isto, vamos às notícias... infelizmente não pude completar qualquer dos procedimentos sugeridos porque o site br.archive.ubuntu.com não está respondendo, o que me impede de prosseguir hoje, mas espero conseguir amanhã. De fato, o driver instalado pelo Ubuntu é o "nv", o que explica o problema. Esta é outra coisa com a qual acho que nós, 'quase-ex-Windows', não estamos habituados: ainda contamos que os instaladores façam tudo sozinhos...  Certo, aprender é isso!... Contamos com a paciência de vocês, e esperamos não abusar dela!
    Tão logo consiga instalar esses drivers, posto novamente com um "Resolvido"!
    Obrigado novamente,

VB5

VB5

Pessoal,
nada feito... Segui as instruções do LedStyle recomendadas por GK2 

(http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1286.0)

mas o comando 'sudo nvidia-glx-config' não é reconhecido. Tentei então seguir as instruções do Guia Ubuntu:  http://www.ubuntuguide.org/.  Resultado? o X pifou, e fiquei no modo texto puro. Por sorte o que sei de DOS ajudou; consegui editar o Xorg.conf e recolocar o driver como 'nv' ao invés de 'nvidia', e é só por isso que estou conseguindo escrever isto... 

Ah, mais um detalhe: agora não consigo mais executar o Synaptic;  recebo esta mensagem:

"Não foi possível copiar o arquivo de autorização do X (.Xauthority) do usuário"

Então, sem saber mais onde e nem, principalmente, *o que* procurar, só me resta postar de novo...  alguém pode me dizer apenas onde estou errando?... enquanto isso, vou continuar procurando.

Obrigado de novo,

VB5

dudu_ubuntun

Vc conhece o automatix?
É um projeto mantido pelo Arneiboy e mais um pessoal, o objetivo desse projeto é facilitar a vida quando se trata da instalação de um monte de coisas, entre essas coisas: drive nvidia com aceleração gráfica.
Eu uso bastante o automatix, se o negócio tameio dificil te aconselho a ler um pouco sobre o automatix ;)

http://getautomatix.com/wiki/index.php?title=Installation&Itemid=38#Installing_on_.28K.2CX.29Ubuntu_6.10_i386.2Camd64_.28Edgy.29

VB5

Valeu, dudu!  Tô indo lá...

Obrigado,

VB5

gansinho

VB5 não desista, no começo é muita informação e tudo, e as vezes vc nao arruma os problemas, mais com o tempo vc aprende mais e mais (muito com o uso e tudo) e ai as coisas mais complicadas parecem fáceis. Arrumar o driver para a placa de vídeo é realmente difícil...
agora uma dica sobre o seu problema em si, eu acho q a riva é uma placa "legacy" entao precisa do driver especifico pra essas placas, olhe nos tutoriais q vc viu e ve se nao tinha a opção para placas "legacy" talvez esse seja o grande problema...
abraço e bem vindo!

VB5

Gansinho,
obriado pela dica. Realmente não esperava, depois de um começo até promissor, ter problemas sérios assim com algo tão banal como um driver de vídeo - já me bastava o Java, que continua não funcionando...

Lembro de ter visto, sim, algo sobre placas "legacy", mas não imaginei que se referisse às da nVidia, tão comuns; vou voltar lá e ver o que consigo. É provável que seja isso mesmo... Valeu!

VB5

VB5

Mais umas...

dudu,
tentei instalar o Automatix seguindo religiosamente as instruções do wiki.ubuntubrasil.org. Ao executar o

sudo apt-get update

recebi vários avisos '404 Not Found', mais alguns avisando que alguns arquivos de índices não haviam sido baixados ( sem maiores especificações) . Ao mandar instalar o Automatix, recebi apenas um 'Impossível achar pacote automatix2' e pronto... nada de Automatix, e portanto nada de drivers.

Gansinho,
andei checando e parece que sim, as placas nVidia são consideradas "legacy". Também pelo que encontrei até agora, nesse caso é preciso um procedimento absurdo para encontrar o driver e instalá-lo.
Se ninguém tiver uma saída melhor, vou tentar, mas sinceramente estou começando a pensar em desistir...

Obrigado,

VB5

VB5

Olha eu de novo... depois não digam que eu não tento!...   ;D

Dudu, muito obrigado! Segui as instruções da URL que você enviou ( bastante diferentes das do wiki) e o Automatix instalou  de cara! - pessoal, melhor revisar o wiki, parece que há algo errado lá!...

Infelizmente já é muito tarde pra começar a lutar com o bendito driver, tento amanhã... mas acho que agora vai!...

VB5