Sujando a Imagem (do Linux)!

Iniciado por galactus, 26 de Janeiro de 2007, 21:14

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Por: Wilker Azevedo

26/01/2007

"Agora está virando mania os micros por menos de mil reais, em quase todas as principais redes de eletrodomésticos estão vendendo micros da Toshiba, CCE e Positivo, a maioria desses micros estão vindo com Linux.

Mas infelizmente isso é um ponto negativo para o Linux. Existem duas maneiras de uma grande empresa obter sucesso, um, é o empresário esperto, apenas esperto, ele consegue criar grandes estratégias para conseguir sucesso nas vendas, o outro tipo é o empresário inteligente, que além das estratégias ele o faz de modo parceiro, onde ele não derruba ninguém que está do seu lado, mas não é o caso dessas gigantes que citei.

Essas três empresas precisavam vender um micro abaixo de mil reais, e para isso precisavam se livrar da licença da Microsoft, a única alternativa era usando software livre, então tiveram que optar pelo Linux. Elas não dão a mínima para Linux. Nem fazem questão de propagandas dizendo: "Usamos software livre! ". O objetivo é o menor preço.

Mas quais são as conseqüências disso? Simples, conheço muitos profissionais no setor de informática, desde vendas a manutenção, tenho feito uma pesquisa em várias lojas como Casas Bahia, Rede Eletroson, Big Loja, Ponto Frio e outras, mas o que me levou mesmo a fazer tudo isso foi a reclamação dos meus clientes.

Quase todos os micros da marca Toshiba, CCE e Positivo estão apresentando defeitos após algumas semanas de uso. E na assistência técnica o defeito sempre é a queima da placa-mãe. Decidi então olhar dentro de alguns desses micros, o que descobri foi um grande desrespeito ao consumidor, para atingir um preço baixo as gigantes montam esses micros com placas de quinta categoria, a impressão que dá é que essas placas-mãe foram reprovadas na seleção de testes das fabricantes. Um micro mal projetado que esquenta muito.

Qualquer novato no ramo da manutenção sabe que um modem Lucent ou Agere é melhor que um Motorola, e qualquer usuário de Linux sabe que qualquer modem é melhor que Motorola para usar no Linux. Então... para não jogar fora os modens da Motorola, as gigantes estão colocando nos micros. E algumas distros são alienígenas, Izigner Linux... o que é isso? Minha cliente queria que eu instalasse uma impressora para ela, mas após dias de pesquisa e tentativas tive que ligar para o suporte, e foram quatro horas de mexe mexe para funcionar. Se fosse um Ubuntu ou Kurumin teria instalado num instante.

Não entendo como essas empresas são capazes de fazer uma coisa dessas, vender computadores com hardware de péssima qualidade e não facilitar em nada na distro. Com isso o micro queima e o cliente, que geralmente é leigo no assunto diz: "Aquele computador preto com Linux não presta!", mas o que mais marca nesta frase é: "com Linux". E o cliente insatisfeito vai dar recomendação negativa, e sempre que se ver um micro com Linux, principalmente da cor preta, vão se lembrar dos defeitos.

Conheço algumas lojas que pararam de vender esses computadores, disseram que o motivo é, "de todos os 27 micros vendidos, 19 já voltaram com reclamações de defeito, com isso as vendas foram afetadas, e antes que prejudicassem outros produtos resolvemos não vender mais", diz o gerente.

No meu ver, empresas como a Toshiba, CCE e Positivo, deveriam se preocupar com a qualidade do hardware que estão colocando nos computadores e principalmente na distro de preferência dos usuários. Não sou nenhum consultor ou especialista no assunto, mas tenho conhecimento o suficiente para afirmar que um cliente não quer ver seu produto apresentando defeito nas primeiras semanas de uso, nem quer ter um distro Linux usada pela minoria. Mas quem sou eu para ensinar estratégias de vendas à empresas tão bem sucedias?!!"

Postado no Viva o Linux: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6018


BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

#1
E não são só elas não. A Amazon PC também faz isso. Já vi esse filme antes, meu cunhado comprou um PC da Amazon PC ha algum tempo, vinha com Kurumin 4.0 sem o disco de instalação do Kurumin, sem manuais explicando alguma coisa sobre Linux ou o Kurumin, um CD de Drivers para o Windows, e um Soft Modem que só funcionava no Windows!

O resultado foi previsível, meu cunhado formatou a máquina e tacou o XP Pirated Edition.  Até hoje o PC pelo menos funciona.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

lesses

#2
ta soda isso, quando eu vo no shopping todos os computadores vem com linux e cada um que eu nunca vi na vida....
por mim eu colocava ubuntu ou kurumin em todos o/... duas barrinhas nao mata ninguem...
e esse problema tambem inclui  os fabricantes que nao fazem drives pra linux

raphabonelli

Citação de: galactus online 26 de Janeiro de 2007, 21:18
O resultado foi previsível, meu cunhado formatou a máquina e tacou o XP Pitarated Edition.  Até hoje o PC pelo menos funciona.

Na verdade... imagino que estas empresas façam isto, e desta forma,  exatamente por saberem que o cliente irá tacar o Ruindow Xtra Pirate no computador. Será que por lei a empresa que vende o notebook com um sistema operacional não deveria dar suporte nele? Será que alguma dessas dá suporte no tal do Ziriguidum Linux ou sejá lá o que que estas bagaças estão vindo? Aposto que não...

...mas aposto que se você ligar para lá e pedir ajuda no Ruindos, eles nem te pedem uma serial válida... sempre tem alguém para ajudar.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

celsofaf

#4
Qualquer pessoa responsável pela elaboração de tais produtos, se quiser realmente colocar um Linux no PC antes de vender, pelo menos deverá se informar minimamente sobre o que está prestes a fazer, correto? E, querendo se informar minimamente, em menos de 30 minutos de pesquisas (talvez esteja até exagerando!) poderá descobrir que qualquer uma dentre as distros X, Y ou Z é adequadíssima ao produto, fácil de usar e tem excelente suporte ao português. Pode ser Ubuntu, Mandriva, Fedora, Big Linux, etc ... São tantas as opções!

Ficaria até fácil, se ele quiser, colocar o logotipo da empresa (ou algo do gênero) na tela de boot ou mesmo no papel de parede. Ajudaria até mesmo a agregar valor ao produto, pelo menos aos olhos de um consumidor que nunca mexeu em Linux na vida. Outra coisa interessante seria: uma vez escolhida (conscientemente!) uma distro, elaborar um manualzinho de instruções rápido com algumas poucas páginas mesmo, só com o básico: clique aqui para instalar programas, aqui para usar a internet, aqui para ver seus arquivos, etc.

Para mim, isso só resume uma coisa que eu já penso há muito tempo: tem muita gente com preguiça de ganhar dinheiro!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

agente100gelo

Citartem muita gente com preguiça de ganhar dinheiro!

Desculpe discordar, mas é esperteza para ganhar dinheiro. Quer ver a lógica:

1. Os fabricantes tem que manter por lei um equipe para dar suporte ao sistema operacional por um ano.
2. A manutenção desta equipe custa dinheiro.
3. A mudança do sistema operacional pelo cliente rompe esta obrigação.

O que fazer? Coloca-se o sistema mais lascado possível para que o cliente irrite-se, troque pelo XP Piratex e não tenha mais direito a suporte... e a empresa não precisa ter um equipe de suporte.

Aqui em Fortaleza, tem anúncio nos classificados do jornal assim:

Citar"Retira-se vírus, Linux..."
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

greylica

Elas ganham dinehiro da Microsoft por debaixo do pano, na positivo, todos os micros da diretoria e do setor de vendas são Microsoft. Um colega meu contou que eles ganharam de gratis as licenças por causa do tal do starter. É corrupção pura, e ninguém sabe por que o Linux está no estado que está, mas o que está acontecendo é o seguinte, meus amigos estão abandonando estas porcarias e vindo aqui instalar Ubuntu. E eu estou fazendo propaganda para que todos troquem de distribuição. O problema maior é um só, somente pessoas inteligentes usam Linux, e isso é o que tenho escutado dia após dia. Well, acho que 10% da população Brasileira são Super-Gênios, inclusive eu. Continuamos crescendo por que as barreiras estão sendo quebradas dia após dia. Sou muito mais uma IBM, Apple, SGI ou uma Sun Microsystems. Pelo menos essas empresas entendem de informática produtiva sem defeitos.

ins3rt c0in

Citação de: agente100gelo online 27 de Janeiro de 2007, 11:25
Coloca-se o sistema mais lascado possível para que o cliente irrite-se, troque pelo XP Piratex e não tenha mais direito a suporte... e a empresa não precisa ter um equipe de suporte.

Isso é realmente assustador!

Na contramão dessa notícia eu to vendo gente vir falar que usa Linux e que Ubuntu é o melhor Linux (sem saber que eu uso).

O melhor exemplo que eu tive de que a mentalidade está mudando foi durante uma aula de desenho. O professor disse que estava pensando em usar GIMP para dar aula de ilustração digital. Até eu fiquei meio espantado e perguntei por que ele não usa o Photoshop. Ele disse que até usaria Photoshop mas não queria obrigar os alunos a comprar um photoshop nem a comprar pirata!

Claro que já falei do Ubuntu pra ele e segunda eu levo um Live-CD pra ele. Minha primeira evangelização do ano!

galactus

#8
Infelizmente eu também tenho ouvido que só quem usa Linux é "usuário que se acha, o sabe tudo"! Enquanto que usuário Windows é burro.  Muita gente vem pegando "birra" de Linux sem nem mesmo usá-lo por conta dessas coisas.

Nem todos os modelos e fabricantes estão jogando as distros Linux aos Leões. Já pude fazer um teste Drive num Notebook da CCE com  uma versão mais nova do Insigne Linux. E tava funcionando tudo direitinho. Até pela pouca quantidade de RAM do Note (256MB) tava bem esperto.     

O legal é que como na maioria dos casos os vendedores não entendem nada de Linux, os PCs com vendidos com eles não estão "travados". Dá para mexer um monte!  :D

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

JeffersonX

Pra mim essas distribuições que nunca ouvi falar e que muitos fabricantes estão usando nesses PCs e notebooks estão queimando o filme do Linux. Se fosse Ubuntu ou outra distro mais moderna a história ia ser outra. Bato nessa tecla novamente: Porque não dão uma força pra distribuições como Kurumin, Kalango e outras nacionais de qualidade reconhecida pela comunidade?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

agente100gelo

Citação de: JeffersonX online 27 de Janeiro de 2007, 20:14
Bato nessa tecla novamente: Porque não dão uma força pra distribuições como Kurumin, Kalango e outras nacionais de qualidade reconhecida pela comunidade?

As distros do PC Conectado precisam ter suporte empresarial. O Kurumin e Kalango não tem esta estrutura porque são projetos pessoais.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

celsofaf

#11
Citação de: agente100gelo online 27 de Janeiro de 2007, 11:25
Citartem muita gente com preguiça de ganhar dinheiro!

Desculpe discordar,

Não é preciso pedir desculpas, pois estando num fórum público é até preferível que hajam discordâncias. :)

Citação de: agente100gelo online 27 de Janeiro de 2007, 11:25mas é esperteza para ganhar dinheiro.

"Esperteza" com um pensamento a curtíssimo prazo, aliás. Preguiça de ganhar dinheiro mantendo o ganho! ;) Culpa da #@)#@)@#E@# do "jeitinho brasileiro" e do comodismo de boa parte de nosso empresariado.

Citação de: agente100gelo online 27 de Janeiro de 2007, 11:25Quer ver a lógica:

1. Os fabricantes tem que manter por lei um equipe para dar suporte ao sistema operacional por um ano.
2. A manutenção desta equipe custa dinheiro.
3. A mudança do sistema operacional pelo cliente rompe esta obrigação.

Alguma lei realmente exige tal suporte? De qualquer modo, melhor suporte que http://ubuntu.linuxval.org (pelo menos para o Ubuntu em português) eu não conheço. E é grátis, amigável e com respostas quase imediatas. :D Sim, talvez o que escrevi não responda ao questionamento, mas...

Citação de: agente100gelo online 27 de Janeiro de 2007, 11:25O que fazer? Coloca-se o sistema mais lascado possível para que o cliente irrite-se, troque pelo XP Piratex e não tenha mais direito a suporte... e a empresa não precisa ter um equipe de suporte.

Então, é realmente (legalmente) necessário manter tal suporte? Agora, fazer coisas do tipo não só server para manchar a reputação de alguma empresa, fazendo as pessoas dizerem por aí que aquele computador "com linux" da marca X é uma #)@@)&!)&#@%$( e talvez fazendo outras pensarem que o da marca X com Windows também o seja? Se o negócio for bem feito, a empresa X terá um nome, e com um nome terá reconhecimento (ou vice-versa), que pode garantir uma posição confortável no mercado a longo prazo, inclusive bons lucros com um produto barato e de qualidade.

Eu só não começo a fabricar computadores com Linux em massa, com Ubuntu ou outra boa distro em português, hardware barato mas confiável e um manualzinho de instruções apontando para este fórum (ou outro mais apropriado, dependendo da distro) porque não tenho e não terei capital para investir.  :-[

Citação de: agente100gelo online 27 de Janeiro de 2007, 11:25Aqui em Fortaleza, tem anúncio nos classificados do jornal assim:

Citar"Retira-se vírus, Linux..."

???

Na boa, não entendi a piadinha. :)


Citação de: agente100geloAs distros do PC Conectado precisam ter suporte empresarial. O Kurumin e Kalango não tem esta estrutura porque são projetos pessoais.

Er... Ubuntu 6.06 LTS se encaixaria?
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

agente100gelo

Citação de: celsofaf online 27 de Janeiro de 2007, 21:01
Citação de: agente100gelo online 27 de Janeiro de 2007, 11:25Quer ver a lógica:
1. Os fabricantes tem que manter por lei um equipe para dar suporte ao sistema operacional por um ano.
2. A manutenção desta equipe custa dinheiro.
3. A mudança do sistema operacional pelo cliente rompe esta obrigação.

Alguma lei realmente exige tal suporte? De qualquer modo, melhor suporte que http://ubuntu.linuxval.org (pelo menos para o Ubuntu em português) eu não conheço. E é grátis, amigável e com respostas quase imediatas. :D Sim, talvez o que escrevi não responda ao questionamento, mas...

Para ter direito a isenção dos impostos é necessário ter um suporte de uma empresa.

Citar
Citação de: agente100gelo online 27 de Janeiro de 2007, 11:25Aqui em Fortaleza, tem anúncio nos classificados do jornal assim:
Citar"Retira-se vírus, Linux..."

???

Na boa, não entendi a piadinha. :)]

Está iniciativa é tão ruim que estão comparando Linux com praga :)



Citar
Citação de: agente100geloAs distros do PC Conectado precisam ter suporte empresarial. O Kurumin e Kalango não tem esta estrutura porque são projetos pessoais.
Er... Ubuntu 6.06 LTS se encaixaria?

Precisa ser uma empresa brasileira.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

angelo_br

De fato, eu conheci essa realidade na pele. Meu pc é um Positivo PC Pra Você, veio com o Mandriva Positivo que a verdade, segundo o suporte me disse, não é mandriva, ou seja não consegui instalar nada... aff....

Depois de me estressar com o suporte, que terminopu dizendo que a Positivo só dá suporte ao sistema Ruindows, e que eles não poderiam me ajudar em nada com o Mandriva Positivo deles, acabei desistindo. Nem na mandriva consegui suporte, e na comunidade, também nada. Estava travado alguma coisa que não permitia que eu configurasse o urpmi (um espécie de apt-get do Mandriva) pra poder instalar novas coisas que eu estava precisando. Sem falar dos programas super-desatualizados....

Por fim, instalei aqui o Ubuntu 6.06 e estou feliz da vida!!!! Hoje à tarde vou na casa de uma amiga minha trocar o linux dela também, porque ela não aguenta mais não funcionar nada! E todas as pessoas que conheço que compraram computador com Linux já formataram e instalaram o Ruindows XP Pirater Edition.

E com que cara eu falo de linux pra essas pessoas? Elas simplesmente riem da minha cara e dizem que se é pra ter algo que não funciona, é melhor não tê-lo.

(Sem contar que o XP Starter da Microsoft também não funciona nada. Por exemplo, só permite abrir 3 janelas ao mesmo tempo, tem um visual super-porcaria, e tem gente que até diz que ele é linux por causa disso, pode? eu não acreditei qdo meu amigo me disse q o computador dele tinha vindo com Linux e na verdde era o starter... afffff.....)
Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

boi

Citação de: agente100gelo online 27 de Janeiro de 2007, 11:25

Desculpe discordar, mas é esperteza para ganhar dinheiro. Quer ver a lógica:

1. Os fabricantes tem que manter por lei um equipe para dar suporte ao sistema operacional por um ano.
2. A manutenção desta equipe custa dinheiro.
3. A mudança do sistema operacional pelo cliente rompe esta obrigação.

O que fazer? Coloca-se o sistema mais lascado possível para que o cliente irrite-se, troque pelo XP Piratex e não tenha mais direito a suporte... e a empresa não precisa ter um equipe de suporte.

Infelizmente é isso mesmo, pura picaretagem. Essas empresas não estão nem aí com o consumidor o que elas querem é faturar, e dane-se o resto. É mais ou menos o que acontecia na época da reserva de mercado da informática.