Pixel uma alternativa viável ao Photoshop no Linux

Iniciado por nq6, 24 de Janeiro de 2007, 17:28

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Todos sempre reclamam a ausência do Photoshop para Linux, e os que são acostumados com o Photoshop tem muitas criticas em relação ao Gimp. Testei e aprovei uma solução tecnicamente viável no Linux. O Pixel, um programa muito semelhante ao Photoshop, com suporte ao português do Brasil e instalador próprio.

A versão de teste só tem uma limitação, que é uma marca d'agua, como o nome demo. Você pode baixar o instalador em:
http://www.kanzelsberger.com/binary/pixeldemo-1.0.560-linux.i386.tar.gz

Para instalar não precisa de nehuma linha de comando, descompacte o arquivo e execute o instalador. Simples. Desse modo você vai poder testar e comprovar o que eu estou falando. Para aqueles que já estão acustumados com os comandos por teclados do Photoshop, no Pixel não vai passar nenhum aperto, pois são os mesmos. Sem contar no suporte nativo ao CMYK.

Abri alguns arquivos em PSD, e o Pixel abriu perfeitamente. Só não renderizou as fontes, transformando-as mesmas em bitmap, mais tá aprovado. O programa ainda promete muito, está na sua fase inicial de desenvolvimento.

Isso tudo, custando apenas U$ 32,00 sendo uma alternativa viável para todos os mortais, que dá por volta de R$ 75,00 valor equivalente equivalente a um anti vírus no rwindows, muito mais em conta se comparado aos R$ 1.800,00 do Photoshop.

Veja o meu screem e tamanho maior
http://www.lognet.com.br/nq6/fred/pixel.jpg

Achei o Pixel bem superior ao Gimp, bem similar ao Photoshop. Espero que gostem... O aqruivo de instalação tem 10,36 MB

http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

a13x

legal!
esse eu não conhecia, vou testar

ps.: foto da namorada?

Leonardo C

Cara pelo jeito parece bala mesmo.
Mais pra mim testar soh preciso q vc responda sim.
Tem aquele esquema do PS de automatizar ações??? Pq pra no gimp soh faltou isso.
Ta bom, eu sei q no gimp tem como fazer por script mais é muito trabalhoso.
Espero resposta.  ;D

Alias, como o amigo de cima não pude deixar de reparar na fotinha.  ;D

nq6

Citação de: Leonardo C online 24 de Janeiro de 2007, 17:46
Tem aquele esquema do PS de automatizar ações???

Olá Leonardo, é uma pena mais nessa versão beta não temos esse recurso. O Pixel nem chegou a primeira versão final ainda. A versão para teste contem alguns bugs. O programa na verdade vai custar U$ 70,00 e esses U$ 32,00 é um incentivo para que os usuários adquiram o programa nessa fase de finalização.

O projeto promete muito, ele já é bem maduro, e faz tudo que o Gimp deveria fazer. Eu particularmente acho que o gimp deveria ter a opção MDI, de orientação de tela. Seus layout deveria ocupar menos espaço, eu acho que ocupa bastante da tela mesmo habilitando a opção small.

Outra coisa que me deixa bastante frustrado e que o desenvolvimento do gimp, anda a passos de tartaruga. Também o fato dos desenvolvedores não quererem se assimilar ao Photoshop. Isso é inevitável, pois ele é um programa perfeito, com anos de desenvolvimento e muito investimento.

Eu tenho certeza que em muito pouco tempo teremos não só as ações incorporadas no Pixel como também uma série de implementações encontradas nas versões mais atuais do Photoshop. Mais lhe recomento instalar essa versão demo, e dar uma olhada. Quando a mesma estiver madura, poderá ser até adquirida, visto seu valor acessível.
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

raphabonelli

Eu já testei o programa e realmente é muito bom. Quando tivermos uma versão stable, mesmo paga poderá ser uma ótima opçao para aqueles que, como eu, vivem do design gráfico. O suporte ao CMYK, principalmente, é uma falta escandalosa, ainda, no mundo Linux.

A única consideração que tenho com o PixelImage é a seguinte.
Ele é realmente parecidíssimo com o Photoshop... interface, tables, posições dos comandos, atalhos e etc... chegando ao que, ouso dizer, um clone. Será que isto não pode, em um futuro próximo, ser uma incomodação por parte de um processo por cópia da própria Adobe??
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

nq6

Citação de: raphabonelli online 24 de Janeiro de 2007, 22:37
Ele é realmente parecidíssimo com o Photoshop... interface, tables, posições dos comandos, atalhos e etc... chegando ao que, ouso dizer, um clone. Será que isto não pode, em um futuro próximo, ser uma incomodação por parte de um processo por cópia da própria Adobe??

Olá Rapha Bonelli não podemos deixar de considerar sua citação, mais lhe adianto que isso não será problema num futuro próximo. Pois todas gigantes com Apple, Microsoft copiam descaradamente uma serie de idéias a torta e a direita e nada acontece. O que não se pode fazer é implementar soluções patenteadas de uso exclusivo que foram frutos de milhões em pesquisas por parte dos desenvolvedores.

Quanto a copiar, jugo algo como plausível, pois não podemos mais reinventar a roda, hoje a tendência e os programas serem parecidos um com os outros. O photoshop foi pioneiro em muita coisa, mais também se aproveitou muito das idéias dos outros também.

Acredito que nos dias de hoje é praticamente impossível se criar algo novo, pode-se melhorar as coisas, implementar soluções criativas principalmente ouvindo os usuários. Coisa que os desenvolvedores do GIMP teimam em fazer. Hoje os usuários querem uma interface mais otimizada, reduzida que ocupe menos o desktop. Uma interface MDI, sem está espalhada pelo desktop.

Sou designer gráfico uso Photoshop, e te digo que o Gimp está anos luz do photoshop, não por não ser tão complexo, mais por evitar evoluir no que seria extremamente plausível e natural. Numa interface cada vez mais próxima do Photoshop. Não é a toa que surgiu o Gimp Shop, que já ajuda muito a vida de quem vem do Photoshop, pois os comandos e menus estão no mesmo lugar.

Mais voltando para o Pixel, pode ficar tranqüilo que se fosse para existir algum processo, acredite isso já estaria acontecendo. Sempre reclamos que fomos esquecidos, e hoje temos uma solução viável que daqui a 2 ou 4 anos será equivalente ao CS, e o melhor pagando pouco. O que temos que fazer é comprar, usar e mostrar para Adobe que ele um dia vai ter não só o Pixel mais o Gimp e outros. Se você não sabe a Microsoft lançou uma suíte gráfica para competir com a Adobe.

Suíte Microsoft: http://www.microsoft.com/products/expression/en/default.mspx

Hoje uma grande parte dos estúdios de Hollywood usa Linux, e o Gimp para editar seus filmes. Isso já é sabido e não é de hoje. Quando isso for mais comum, e a Adobe começar a perder terreno, ela vai dar seus pulos e vai acabar lançando o Photoshop para Linux.

Então Rapha Bonelli, vamos torcer para o Gimp desempacar, portar o CMYK, uma ferramenta de textos decente, uma precisão melhor na seleção que é péssima, e um ambiente otimizado, ocupando pouca da área visível e com MDI, um suporte melhor aos efeitos e uma maneira simples de criar ações.

Quem quiser conhecer o Gimpshop, tem um pacote deb pronto para Ubuntu:
Gimpshop 2.2.11 deb package for Ubuntu Linux
http://www.plasticbugs.com/blogimg/gimpshop_2.2.11-1_i386.deb

Ok,

raphabonelli

Citação de: nq6 online 24 de Janeiro de 2007, 23:34
Quem quiser conhecer o Gimpshop, tem um pacote deb pronto para Ubuntu:
Gimpshop 2.2.11 deb package for Ubuntu Linux
http://www.plasticbugs.com/blogimg/gimpshop_2.2.11-1_i386.deb

Fico agradecido. A interface do GIMP, apesar de tudo, não me incomoda (talvés o fato de usar o monitor em 1600x1200 colabore com isto, rssss)... e passando um mês de férias da agência, como passei, usando apenas o GIMP em casa, acabei me acostumando com ele a atualmente até me equivoco em alguns atalhos quando uso o Photoshop na agência.

De verdade, como designer, a única coisa que ainda me incomoda no GIMP, é a ausência de CMYK para trabalhar, no mais, acho que é questão de costume e hábito. Sim, tem coisas no GIMP (e muitas) que podem ser melhoradas... mas ele é perfeitamente usável e funcional depois que se acostuma com alguns cacoetes dele.

Mesmo assim, parabenizo vocês pelo PixelImage e pela iniciativa. Espero que o programa dê muitíssimo certo, pois mais opções é sempre melhor.

Existe alguma idéia de data para o primeiro release oficial?
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Leonardo C

Citação de: nq6 online 24 de Janeiro de 2007, 20:17
Citação de: Leonardo C online 24 de Janeiro de 2007, 17:46
Tem aquele esquema do PS de automatizar ações???

Olá Leonardo, é uma pena mais nessa versão beta não temos esse recurso. O Pixel nem chegou a primeira versão final ainda. A versão para teste contem alguns bugs. O programa na verdade vai custar U$ 70,00 e esses U$ 32,00 é um incentivo para que os usuários adquiram o programa nessa fase de finalização.

O projeto promete muito, ele já é bem maduro, e faz tudo que o Gimp deveria fazer. Eu particularmente acho que o gimp deveria ter a opção MDI, de orientação de tela. Seus layout deveria ocupar menos espaço, eu acho que ocupa bastante da tela mesmo habilitando a opção small.

Outra coisa que me deixa bastante frustrado e que o desenvolvimento do gimp, anda a passos de tartaruga. Também o fato dos desenvolvedores não quererem se assimilar ao Photoshop. Isso é inevitável, pois ele é um programa perfeito, com anos de desenvolvimento e muito investimento.

Eu tenho certeza que em muito pouco tempo teremos não só as ações incorporadas no Pixel como também uma série de implementações encontradas nas versões mais atuais do Photoshop. Mais lhe recomento instalar essa versão demo, e dar uma olhada. Quando a mesma estiver madura, poderá ser até adquirida, visto seu valor acessível.

Valeu cara, vou dar uma conferida sim!!! :)

ninjitisu

poxa kra show de bola adoro o Gimp mais a interface do PS me agrada tudo em uma janela é mais prático vou testar e obrigado pela dica ;)
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

maudy

Opa!
Baixei o pacote DEB do GimpShop conforme dica acima, mas ao acionar o Gimp, tá tudo normal.

Como acionar o GimpShop com o padrão dele no UBuntu 6.1 ??

Abs!

nq6

Citação de: maudy online 30 de Janeiro de 2007, 15:14
Opa!
Baixei o pacote DEB do GimpShop conforme dica acima, mas ao acionar o Gimp, tá tudo normal.

Como acionar o GimpShop com o padrão dele no UBuntu 6.1 ??

Abs!

Olá Maudy, o Gimpshop nada mais é que o Gimp com a organização dos menus igual ao Photoshop. Não espere grandes mudanças. A única mudança visível além disso é a tela de abertura, com a mudança da imagem original. O Gimpshop foi criado por Scott Moschella, foi desenvolvido originalmente para Mac OS X (usando o X11), e foi convertido para Windows e Linux. Muito provavelmente você já está com o Gimpshop instalado no seu Ubuntu, mais nem reparou. Ele sobrescreve a instalação atual.

Repare nas telas abaixo que a disposição dos menus é praticamente a mesma.

No Windows ele é mais parecido, pois tem a orientação de janela no estilo MDI - Multiple Document Interface. Devido às mudanças na interface, muitos tutoriais para o Photoshop podem ser seguidos a risca no GIMPshop, e muitos outros podem ser adaptados para o programa com um mínimo de esforço.

Versão do Windows - Mais similar ao Photoshop:

Versão original: Para MAC:

Outra dica para deixar o seu Gimpshop mais parecido com o Photoshop e editar os atalhos das ferramentas do Gimpshop, para ficar igual ao Photoshop. Isso você faz no menu de preferências do Gimpshop.

ATALHOS BARRA DE FERRAMENTAS

R (Tecla) – Ferramenta Borrar
E – Ferramenta Borracha Mágica
T – Ferramenta Texto
Y – Ferramenta Pincel do Histórico
U – Ferramenta Linha
I - Ferramenta Conta-Gotas
O - Ferramenta Esponja
P – Ferramenta Caneta
A - Ferramenta Selecção de Demarcador
W - Ferramenta Varinha Mágica
S - Ferramenta Carimbo
G - Ferramenta Lata de Tinta
H - Ferramenta Mão
J - Ferramenta Correcção
K - Ferramenta Fatia
L - Ferramenta Laço
Z - Ferramenta Zoom (lupa)
C - Ferramenta Corte Demarcado
V - Ferramenta Mover
B - Ferramenta Lápis
N - Ferramenta Observações
M - Ferramenta Letreiro Poligonal

Também não deixe de baixar a resvista on-line do gimp, em: http://www.ogimp.com.br/modules/tinycontent/index.php?id=1

E também de acessar o site: http://www.ogimp.com.br

Espero ter ajudado. Ok.

maudy

Obrigado pelas dicas, mas como acionar o Gimp com o visual do Gimpshop?
Não entendi esse passo, pois instalei o gimpshop e daí? Ao clicar nos ícones do Gimp aparece a versão normal.

Abraços!

Cláudio Novais

este tópico está muito bom, está recheado! brigadão nq6

Cláudio Novais

Uma pergunta: existem programas de imagens vectoriais para linux, tipo corel ou freehand?