Problema com o root, o usuário administrador não pode acessar nada

Iniciado por pauloapf, 21 de Janeiro de 2007, 11:14

tópico anterior - próximo tópico

pauloapf

Ola pessoal,

estou com o seguinte problema,

quando estou logado com minha conta admin acontece o seguinte, após alguns tempo de uso vou clicar nos icones ou executar algum programa pelo terminal e o ubuntu começa a colocar cadeados nos icones e não executa o programa,

a unica diferença do meu admin eh que ele da sudo sem precisar de password.....

como resolvo?

obrigado!

Diego_Rocha

pauloapf esse assunto foi discutido em outro topico que eu criei e la eles me disseram que eu poderia acessar tudo usando minha senha de administrador, por exemplo se eu digitar no terminal su ele vai pedir a senha root e me dar o acesso root, porem se digitar sudo su ele pede a senha administrador, e tbm me da acesso root, naum sei se fuii claro,e se esta correto, mas vai em iniciantes e la vai ter o topico como mudar a senha root da uma lida la e ve se te ajuda blzaa, t+++

pauloapf

A questao eh que eu nao consigo acessar mais nada, eu vou clicar em pastas que eu mesmo criei e do nada surge uma chave na pasta e nao consigo entrar mais, acredito ser meio que pau do sistema, pq nao ocorria isso antes!!

Diego_Rocha

Naum sei se vai te ajudar mais so por provisorio coloca uma senha root pra vc poder acssar os seus arquivos ou abre o nautilus como root assim, pra abri o nautilus como root vai no terminal e digita gksudo nautilus, ai vai pedir sua senha administrador e pronto acho que vc pode acessar ele e ai ate pode mudar as permissoes das pastas, ve se isso te ajuda e posta ai t++++++ :D:D:D:D

ppfb

como aqui em casa só eu uso Ubuntu, meu usuario(que também tem privilegios de superusuario) e o root tem a mesma senha, ai quando a senha é pedida não importa se é pra root ou não...é só digitar e pronto

flw

abraços

Lamego

O problema é que você utilizou root quando não devia, agora essas pastas criadas com root não está acessiveís ao seu utilizador "comum".
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Diego_Rocha

Ai cara hoje eu instalei o edgy e aconteceu que todas as pastas estava com cadeado, entaum eu naum podia fazer quase nada como vc mesmo falou, o que eu fiz foi usar o que te falei aquela hora ali, entrei o gksudo nautilus e mudei as permissoes dele onde tinha para minha, tipo onde tinha root coloquei diego e ai os cadeados sumiram, mas ai naum sei se isso comprometeria a segurança do sistema entaum ai fica a pergunta tbm isso afeta a segurança do sistema mudar as permissoes de root para o usuario?? no mais é isso aii t++++

Edit: Eu tbm fiz isso, fui em sistema janela de inicio de sessão, e na aba segurança ativei o permitir inicio de sessão pelo administrador, isso tbm pode comprometer minha segurança?? sabendo que so eu uso o pc aqui em  casa valeuuu t+++

Lamego

CitarAi cara hoje eu instalei o edgy e aconteceu que todas as pastas estava com cadeado, entaum eu naum podia fazer quase nada como vc mesmo falou, o que eu fiz foi usar o que te falei aquela hora ali, entrei o gksudo nautilus e mudei as permissoes dele onde tinha para minha,
Se fez isto nas pastas de sistema, fez algo terrívelmente mau, as pastas de sistema tipo /etc, /usr etc devem ser do utilizador root, o sistema depende disso para funcionar correctamente, essas pastas são de root exactamente porque não devem ser alteradas por utilizadores.
Quando é necessario alterar algo nessas pastas deve ser utilizado o comando com sudo, a permissão deve ser dada nos comandos em vez de alterado o dono das pastas...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Diego_Rocha

Citação de: Lamego online 25 de Janeiro de 2007, 11:36
CitarAi cara hoje eu instalei o edgy e aconteceu que todas as pastas estava com cadeado, entaum eu naum podia fazer quase nada como vc mesmo falou, o que eu fiz foi usar o que te falei aquela hora ali, entrei o gksudo nautilus e mudei as permissoes dele onde tinha para minha,
Se fez isto nas pastas de sistema, fez algo terrívelmente mau, as pastas de sistema tipo /etc, /usr etc devem ser do utilizador root, o sistema depende disso para funcionar correctamente, essas pastas são de root exactamente porque não devem ser alteradas por utilizadores.
Quando é necessario alterar algo nessas pastas deve ser utilizado o comando com sudo, a permissão deve ser dada nos comandos em vez de alterado o dono das pastas...

Sim lamego vc esta repleto de razão, hoje o sistema mau inicia, toda hora aparecia erro de permissão conclusão tive que formatar tudo e reinstalar, valeu pq aprendi com o erro mais peço desculpa por ter falado bobagem, t+++  :( :(

ppfb

Diego_Rocha, lembre-se que você não está mais usando windows......qualquer problema que aparece vc não precisa reinstalar o sistema não....não tem necessidade.....

vale mais a pena buscar a solução sem ser reinstalado

Diego_Rocha

Sim te entendo é que naum estava nem conectando na net, e por isso fiquei desesperado, acho que ainda to com mau de "windows" espero que passe com o tempo e ajuda de vcs vlw lamego e t+++

pauloapf

Bom acho que foi pau do sistema msm, ou uma redundância,

o que aconteceu: meu usuario eh admin e ele ja tinha privilégios para acessar a conta root,

ai eu fui la e dei o privilegio para meu usuario para logar como root sem pedir senha, ai deu essa inconsistencia de qdo eu clico ou acesso uma pasta ele já trava diretamente ela, após tirar esse privilégio tudo voltou ao normal!