Mudar a senha root

Iniciado por Diego_Rocha, 20 de Janeiro de 2007, 17:03

tópico anterior - próximo tópico

Diego_Rocha

Naum sei se isso vai ser util a alguem, porem gostaria de compartilhar o que aprendi, e ai vai, iniciei com o ubuntu e qdo tentava fazer o apt-get uptade, o ubuntu me pedia a senha root, que eu naum havia escolhido durante a instalação, eu consegui resolver esse problema usando o seguinte comando no terminal:
$ sudo passwd root
ai ele vai te pedir a nova senha e pronto vc ja pode fazer o apt-get update lembrando que eu fiz isso usando o ubuntu 6.06, é isso ai espero ter ajudadooo :);

clcampos

Diego_Rocha o ubuntu realmente não pede a senha do root durante sua instalação, e isso ocorre devido a segurança, afinal ficar logado como root pode permitir que programas maliciosos tenham a permissão do mesmo e assim possam fazer o que quiser na máquina. Para tanto durante a instalação você cria um usuário administrador, que possui os direitos do root, desde que a cada ação importante (instalar um programa, e etc) informe sua senha, como questão de segurança.

Não é aconselhável a nenhum usuário criar a senha do root, e para aqueles que não gostam de a cada comando ter que digitar sudo antes basta que assim que abrir o console digite sudo -s, e informem sua senha,assim enquanto o console estiver aberto será como se tivesse com o root.

Espero ter ajudado!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Diego_Rocha

Desculpe se falei bobagem é que sou novato e ainda tenho muito a aprender, porem tenho uma duvida, eu tentei fazer o apt-get update, e pra fazer vc tem que ser super usuario certo, entaum tem que digitar sudo apt-get update correto, porem ele vai pedir a senha root e mesmo com a minha senha administrador eu naum conseguia fazer, dava senha invalida, eu estava fazendo alguma coisa errado, ou tem outro metodo de fazer isso sem ter a senha root??, ai esta minha duvida, ate maiissssssss ;D ;D

Oswaldo

Citareu consegui resolver esse problema usando o seguinte comando no terminal:
$ sudo passwd root

Ao que parece você já mudou a senha do root, se for esse o caso você tem de usar a senha que você deu no comando.
Para não dar mais confusão. tente ajustar a senha do root pra ficar igual a sua senha de usuário, e evite ficar mexendo nela toda hora.

arlei

Diego,

o melhor a vc fazer é desabilitar o usuário root e continuar usando o sudo quando assim for necessário para execução de algum comando ou tarefa.
Aconselho a vc a dar uma lida no link abaixo para entender melhor o processo de administração de usuários no Ubuntu.

http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper#head-0a7aec6f9767960e83da2e4c49a2de79c30787a5

T+
Arlei

gk2

vc n deve informar a senha de ROOT qd usa o comando sudo e sim a senha do seu usuario. o'

Diego_Rocha

ai desculpa abusar, e desculpa mais uma vez se falei bobagem, porem gostaria de saber qdo seria util pra mim ter uma senha root?? ???

arlei

Citação de: Diego_Rocha online 20 de Janeiro de 2007, 19:32
ai desculpa abusar, e desculpa mais uma vez se falei bobagem, porem gostaria de saber qdo seria util pra mim ter uma senha root?? ???

Amigo ao meu ver isso não se faz necessário, tanto que o Ubuntu optou por questões óbvias de segurança manter o usuário root desabilitado por default.
Sempre que necessitar de poderes administrativos use o sudo. Vc ao abrir uma seção do console ou terminal pode usar o comando sudo su e entrar com sua senha de usuário que enquanto esta seção permanecer ativa vc estara com poderes de root.

Não esqueça de ler o guia que lhe passei para entender melhor estes procedimentos.

T+
Arlei

Diego_Rocha

Obrigadooo a todo mundo pela paciencia e ate a proximaa duvidaaaaaa, ate maissssss ;D ;D ;D