Problema muito estranho com o som no Ubuntu Dapper

Iniciado por alexmatos, 18 de Janeiro de 2007, 20:52

tópico anterior - próximo tópico

alexmatos

Conforme o título, algumas vezes quando inicio o PC e escolho o Ubuntu (tenho dual-boot com o WinXP) no GRUB, o som pára de funcionar e ao invés dele fica um chiado como se tivesse estourado a caixa de som (não é muito alto). E aqui vem a parte estranha: se eu reinicio o computador, e entro de novo no Ubuntu, o problema persiste. Agora, se eu reinicio e vou pro Windows, no momento em que ele está sendo carregado eu escuto um estalo (dessa vez, alto) e o som volta a funcionar! Reinicio o computador e entro no Ubuntu e o som funciona sem problemas. Agora, se, quando tenho esse problema, ao invés de reiniciar e ir pro Windows eu desligo o computador, escuto o mesmo estalo quando volto a ligar a torre (deixo a caixa de som ligada de propósito) e o som funciona!

As informações da minha placa de som estão a seguir, obtidas com o comando lshw:

Citardescription: Multimedia audio controller
product: VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller
vendor: VIA Technologies, Inc.
physical id: 11.5
bus info: pci@00:11.5
version: 60
width: 32 bits
clock: 33MHz
capabilities: cap_list
configuration: driver=VIA 82xx Audio
resources: ioport:e500-e5ff irq:193

Suspeitei que fosse algo referente à atualização que fiz do kernel. Então usei os comandos:

modprobe snd
modprobe snd-v82xx

Mas não deu certo. Cheguei a suspeitar de problemas das minhas caixinhas de som ou da placa, mas elas funcionam perfeitamente no Windows (e às vezes no Ubuntu, também). Não sei mais o que fazer... Não queria ter que formatar o computador e instalar tuuuuuuuuuuudo de novo. Alguém me dá uma ajuda?

jomafras

As vezes o som do Microfone habilitado e alto costuma ocasionar isso...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

alexmatos

Citação de: pintinho online 18 de Janeiro de 2007, 21:01
As vezes o som do Microfone habilitado e alto costuma ocasionar isso...

Eu não tenho microfone, e a entrada no Controlador de Volume de microfone está desabilitada.

alexmatos

Ninguém pode me ajudar? Esse problema ta ficando bem chato. Vou dar mais alguns detalhes que eu descobri nos últimos dias:

Descobri que o problema é na placa de som (onboard). Às vezes quando ligo o computador, ele dá esse problema antes mesmo deu selecionar o sistema operacional no GRUB. Para ter certeza que o problema não era nas caixinhas de som, liguei o fone de ouvido direto no PC e o ruído continuava. O negócio é que, quando eu entro no Ubuntu, o problema continua, e quando entro no Windows, alguma coisa é carregada e dá um estalo e o som volta ao normal... Se eu pelo menos pudesse carregar a mesma coisa, seria bom.