Como Instalar aplicativos de Windows no Linux (Definitivo)

Iniciado por icarocd, 15 de Janeiro de 2007, 09:59

tópico anterior - próximo tópico

icarocd

pessoal gostaria de saber formas simples e confiaveis de se instalar aplicações nativas para windows em linux, mais especificamente no meu ubuntu :D

por favor, nao venham com a ideia de trocar gato por lebre pois alguns programas não existe versao boa tal como aquela X ou Y que ja usamos a varios anos no windows... ate entendo o esforco mais prefiro alguns programas que eu ja uso e sei que sao bons do que alguns que vejo por ai que ainda estao muito alem de outros que ja uso no windows.

vamos la, existe uma forma generica de instalar, ou pra cada programa será preciso algo especial (fazer um parto pra cada programa nao me soa bem mas como estamos tratando de linux eu ate relevo :-X)? brincadeira.

valeu
qualquer ajuda eu fico agradecido.

gilbertosilva

É verdade companheiro, não tem nem como fazer comparação de programas, quando diz respeito ao linux, é evidente que hoje os programas do linux são muito mais precisos e ágeis do que os do Rwindows, hoje trabalho com o Broffice que considero muito mais eficiente do que o office, gimp  X photoshop então, nem se fala, o gimp já vem com um monte de plugin prontos, se vc quiser envelhecer uma foto é só clicar e pronto. No photoshop vc teria que seguir uma série de tutoriais, (trabalhei como designer no photoshop 2 anos, sei como funciona aquele troço), agora a sua pergunta, não tem como instalar programas do windows do linux não, a arquitetura de um é diferente do outro, no linux não executa arquivos .exe, da mesma forma que no windows não executa pacotes .deb. O que você pode tentar fazer é instalar um emulador para que o mesmo abra programas do windows, mas para isso vc tem que ter uma partição do windows e com os programas que você precisa.

icarocd

Citação de: gilbertosilva online 15 de Janeiro de 2007, 11:23
................
O que você pode tentar fazer é instalar um emulador para que o mesmo abra programas do windows, mas para isso vc tem que ter uma partição do windows e com os programas que você precisa.
obrigado pela resposta, mas poderia ser um pouco mais especifico?
na verdade nao quero entrar na discussao de que no linux tem ou nao todos os genericos que eu preciso. pode ate ser que tenha, mas nem eu nem muitos usuarios estao dispostos a isso. em alguns casos eu realmente preciso de um exe qualquer, e por isso gostaria de saber como rodar tais aplicacoes no linux, que isso é o fato principal de eu e muitas pessoas estarem ainda presas ao windows.

maudy

Caro,
Cada aplicativo tem um perfil diferente para se instalar no Ubuntu.
Melhor você nos dizer qual soft precisa e aí poderíamos dizer qual a melhor forma de usá-lo o mundo Linux - e se isso é possível.

Abs.

icarocd

Citação de: maudy online 15 de Janeiro de 2007, 11:55
Caro,
Cada aplicativo tem um perfil diferente para se instalar no Ubuntu.
Melhor você nos dizer qual soft precisa e aí poderíamos dizer qual a melhor forma de usá-lo o mundo Linux - e se isso é possível.

Abs.

se for realmente preciso uma forma particular de instalar qualquer programa no linux que tenha versao linux (e nem um generico bom), acho que ja desisto. :D

ok, por ora preciso urgentemente do pacote macromedia e do ms word (só serve word, porque nao estou disposto a ficar perdendo formatacao de um programa para outro por causa de usar ms office no trabalho, etc... mas se alguem souber uma forma de nao perder formatacao do ms word no openoffice, com algum formato universal ou sei la o que serve tambem).
outros importantes: bsplayer (por favor, o mplayer nao supre minhas necessidade! ::)), e o subtitleworkshop (os genericos open que eu achei simplesmente nao prestam).

se alguem souber como instalar esses aplicativos (ou algum ou parte deles), pra mim ja seria muito bom.

Vandrei

Tem um aplicativo chamado CrossOver Office, que roda algumas aplicações do Windows com desempenho satisfatório, lógico que não é a mesma coisa que rodar no sistema nativo, mas já quebra um galhão, mas ele é pago, você pode tentar o Wine. Abraços.

gilbertosilva

icarocd: o emulado que eu te falei é o Wine, procura no google ou até mesmo aqui no fórum que tem tutoriais e dicas de como instalar e configurar.

Vandrei

WINE - Wine Is Not Emulator. Ele não é um emulador, ele tenta criar aplicações que possam ser rodadas no linux.

luisgcostaguedes

aew galera td bom???
bom no meu pc tenhu o ubuntu e o xp e tenhu uma duvida...
jah ouvi fala q tem um tipo d emulador q faiz alguns prograns do xp funfa no linux
e queria sabe c é verdade e c é msm qual é??
flw galera
inté

maudy

eita!
aprende a escrever português primeiro.
só assim saberemos o que você está falando.  ;D

angelo_br

Ok... Minha experiência:
Eu sou cristão e... a pesar de saber que existem grandes projetos cristãos para Linux (como o Ubuntu Edição Cristã), a maioria deles não tem Bíblias em português (tentei instalar o BibleTime mas não consegui e também num tem nos repositórios do Ubuntu 6.06)...
Tem uma Bíblia brasileira muito boa, a Bíblia Hábil, grátis, mas disponível só pra Windows. Entrei em contato com o suporte deles e eles me recomendaram instalar o Wine e rodar por lá. E foi o que eu fiz.
Instalei o Wine (Aplicações > Adicionar/Remover - digite wine no campo de pesquisa e esteja certo de que as opções exibir aplicações sem suporte e proprietários estejam ticados) e tudo ok.
Executei o instalador do programa que minutos depois (depois de alguns Avançar...) e a minha Bíblia Hábil estava rodando feliz e sorridente na minha tela.
Fiquei contente e satisfeito.
Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

gilbertosilva

gilbertosilva

Citação de: Vandrei online 15 de Janeiro de 2007, 19:03
WINE - Wine Is Not Emulator. Ele não é um emulador, ele tenta criar aplicações que possam ser rodadas no linux.

Me desculpe então, tirei essa conclusão baseado no tutorial que li http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=126#