Novo no linux, ajuda!

Iniciado por Esfinge, 04 de Janeiro de 2007, 04:04

tópico anterior - próximo tópico

Esfinge

A cerca de 2 semanas recebi em casa o tão esperado cd do Ubuntu que hávia pedido do site por meio do Shipit, fiquei ancioso por 2 meses, tempo que levou para chegar pois a muito tempo tinha vontade de usar linux mas numca tive oportunidade, por ser usuario de internet discada e não ter gravador de cd, agora uso minha distro com muita gratidão a equipe Ubuntu por ter mandado o cd, infelizmente meu inicio não foi muito bom, tive varios problemas a maioria por conta do meu hardware acredito eu. O pricinpal foi video, meu monitor so aquenta a resolução maxima de 800x mas o X o configurou como 1024... esse ja resolvi, mas quero saber se tem algum modo de exitar que o X inicie em 1024 toda vez que ponho o live cd. Outro problema é da placa de video acredito que seja falta de configuração, pois está lenta em 16bpp, quando mudo pra 24 no xorg.conf fica mais lento ainda... existem drivers ou aplicativos para tunar minha placa ( S3 graphics ProSavageDDR 32mb ) ? Os outro problemas são de software, eu usava um servidor amp no winxp e quando migrei pra linux fiquei perdido... os arquivos de configuração estão todos separados, quanto a isso se alguem tiver link para tutoriais eu do conta do resto, o resto... vou tentar pesquisar mais, citei aqui apenas os que não consequi achar pesquisando neste forum, desde já agradeço a qualquer ajuda prestada =D, e desculpem se coloquei este topico no lugar errado, é que to um pouco confuso e ancioso para resolver minhas duvidas, Obrigado.

Esfinge

andei lendo uns topicos pra iniciante e mtos recomendão a leitura ao guia foca, logo que tiver tempo eu leio, mas agora tenho mais umas duvidas... meu processador AMD Duron k7 1600mh/z moh lentão .. vi na documentação que os k7 são mesmo lentos no linux e precisa baixar o kernel pra k7, mas isso num vai dar problema em copilações? tem alguma coisa a ver ou to penssando errado, isso pq preciso baixar algo em torno de 100mb pra obter o pacote e seus derivados de acordo com o sinaptyc...

vitor

cara em relação ao kernel não posso te ajudar, não entendo muito, mas em relação ao amp, te arranjo um link...é um tutorial simples, veja só:
http://blog.meyer.eti.br/?p=11
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Esfinge

hmm, bem eu vi o link que vc me mando, mas num era bem isso n... eu ja instalei o amp e ta funcionando legal, mas vlw pela ajuda mesmo assim, eu tava meio bebum ontem num expliquei direito.. tava querendo saber onde ficam os arquivos de configurações do apache php e mysql ... o do apache ja achei ... falta o resto, ... desculpa ter escrito o topico de forma ruin de entender... eu tava pinguço O.o

Mas agora vo esclarecer... se alguem souber algo sobre os sequintes itens.. por favor manda link ou comenta... são as duvidas que tenho no meu inicio no mundo linux.

1- pra resolver os prob que tive de vídeo. Quem souber algo sobre como configurar ou onde acho os drivers da S3 Graphics ProSavageDDR KM266 M825LU diz ae blz? !! xD

2- Quando insiro o live cd do ubuntu 6.06 aparece a tela pra inicia-lo vejo que tem a opção f6 pra por comandos de inicialização ... quero saber se tem algum comando que impeça o live cd de iniciar em resoluções superiores a 800x600 ( isso pq meu monitor pegava 1280x ... mas deu pau, levei pra manutenção e voltou pegando so 800x ) , o X server configura meu monitor errado por isso quero saber, pra evitar pegar monitor emprestado toda vez que quiser formatar.

3- o meu openoffice da mto crash... principalmente quando trabalho com banco de dados, o formato notivo e do access tbm. isso é normal? falha da versão ou meu hardware?

4 - Onde ficão os arquivos de configuração do LAMP? o do php e mySql tbm.

5- entendo um pouco de compilação e talz... to querendo intalar o linux kernel optimizado pra meu processador k7, mas isso num vai dar algum problema com compilações? ... por ex: compilar um prog pra linux num funfa no win porque o kernel e DOS saum diferentes certo? ... me digam se eu tiver enganado =D

Por enquanto é isso, e desculpa mesmo ter escrito o topico confuso la em cima... O miniterio da saude adverte se beber não Ubuntu.

Diepartus

Para recompliar o kernel, você pode seguir estas instruções:

http://penguim.wordpress.com/2006/11/14/compilando-o-kernel-no-ubuntu-linux/
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=4612#
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/100/

Não há problemas de danificar o DOS, pois o GRUB vai escolher o novo Kernel para iniciar, mas se der pau, é só dar ESC na inicializaçã do GRUB e escolher o Kernel antigo, depois que iniciar o sistema é só remover o Kernel que você compilou.

Recomendo começar compilando em uma máquina virtual no VMware, depois que der tudo certo e aprender a compilar, você faz em sua máquina.
:)