Feisty Fawn instalará pacotes multimídia com um único comando!

Iniciado por galactus, 08 de Janeiro de 2007, 21:14

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Postado por Carlos E. Morimoto em 08/01/2007 às 15:14

Metapacote para instalar codecs, flash e java no Ubuntu

"Como instalar o suporte a flash, java, drivers proprietários da nVidia e ATI, suporte a MP3 e outros codecs de áudio no Ubuntu é uma pergunta recorrente nos fóruns sobre a distribuição. Não é complicado, basta descomentar a linha referente aos repositórios Universe e Multiverse no /etc/apt/sources.list (ou usar o Synaptic), atualizar a lista de pacotes e, a partir daí, instalar os pacotes desejados, como o msttcorefonts, sun-java5-jre, flashplugin-nonfree, sun-java5-plugin e outros.

O Feisty Fawn (a atual versão de desenvolvimento do Ubuntu) traz uma novidade neste sentido. Ao invés de precisar fazer o procedimento manual, você pode instalar o metapacote ubuntu-restricted-extras, que se encarrega de adicionar os repositórios e instalar os pacotes que ativam o suporte a Flash, Java, suporte a diversos formatos de áudio e as fontes do conjunto msttcorefonts.

Os metapacotes são essencialmente pacotes vazios, que contém um script de pós-instalação (que pode executar tares diversas) e uma lista de dependências. Ao instalar o metapacote, você instala automaticamente todos os pacotes relacionados a ele. Eles são usados como uma forma de instalar conjuntos de pacotes de uma forma simples."

Links Relacionados: https://wiki.ubuntu.com/CommonCustomizations

Fonte: Guia do Hardware - http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-01/#45a27bdb
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

Alguém mais leu algo a respeito?

Parece que vou aposentar o meu Tuto sobre Multimídia!  :D
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

arlei

galactus,

se a informação for realmente procedente se trata de uma grande novidade muito bem vinda.
Mais quanto a aposentar seu tutorial acho "brabo", porque em primeiro lugar ele foi muito bem elaborado e ja ajudou muita gente. E tbem porque mesmo que vc queira, tera que ser só depois que o último membro desse forum atualizar seu sistema.  ;D

T+
Arlei

Lucas_Panurge

eu estou lendo agora

mto bom, já que não querem dar suporte nativo, então que faça um pacote único (bem q poderiam lançar tal pacote já pro edgy =D)
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

ginho

Eu estou achando que "logo logo " vamos nos encontrar só para bater papo.

pedropg

Não se engane... cada vez mais a migração de usuários windows migram para o linux e o nível de conhecimento de informática dos mesmos é cada vez menor. Mesmo que o sistema fique mais fácil e amigável sempre existirão dificuldades para os novos usuários no mundo linux. (principalmente para aqueles que desejam conhecer verdadeiramente o sistema)
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

ins3rt c0in

Citação de: ginho online 08 de Janeiro de 2007, 21:43
Eu estou achando que "logo logo " vamos nos encontrar só para bater papo.

Tomara, fórum do ubuntu só com o Café! hahaha

Brincadeiras a parte esse lance dos usuários Windows eu já tinha pensando e acho que vai ser um belo desafio receber os usuários Windows (de verdade)! Num futuro pós Vista!

RC2006

As minhas preces foram atendidas...rsrs
Acho que um dos maiores obstaculos para um usuário recem chegado do windows é a multimídia.
Galactus, pode ficar sossegado, o seu tuto é util e mostra de uma maneira didática como funciona no linux indicado para aqueles que realmente desejam aprender seu funcionamento.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

JeffersonX

Excelente notícia!!! Agora, o suporte a DVD e alguns codecs, como o w32vodecs ainda terão que ser de outros pacotes não disponíveis, correto?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

proberio

GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Lucas_Panurge

pra mim nota nove, seria 10, mas como esperarão até o feisty pra fazer isso... =\

xD
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

JeffersonX

Acho que é mais pelo foco do Feisty que será desktop e multimídia. Mas com certeza Signore, poderiam ter colocado antes hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Expect

Ola

Citação de: galactus online 08 de Janeiro de 2007, 21:15
Alguém mais leu algo a respeito?

Parece que vou aposentar o meu Tuto sobre Multimídia!  :D

Essa noticia é mesmo muito boa mais uma facilidade que vai facilitar a convencer os utilizadores a mudar para o Ubuntu.

E é graças a tutoriais como o do galactus que eu apoio que o Ubuntu continuará a ser um sistema para quem quer facilidades e aprender sobre o sistema n penso que estas facilidades cortem o caminho para quem quer aprender. Apenas facilita pra quem n quer aprender "típico utilizador de windows".

Cumps.
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

rogeriojlle

ainda não está disponibilizado, acabei de instalar o feisty(estou usando ele nesse momento) e liberar os tais repositórios. mesmo assim esses pacotes não estão disponíveis

(e realmente é mais rápido que os outros)

ricardorrm

No Kubuntu, ao tentar utilizar o Amarok para ouvir música em mp3, o próprio programa se oferece para instalar o suporte a mp3 que não vem instalado por padrão. Terá sido um teste o que fizeram no Kubuntu? Porque no Ubuntu isso não acontece, utilizando-se do player padrão, no caso, o rhytmbox.
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós