Compiz e Beryl

Iniciado por vitor, 05 de Janeiro de 2007, 21:36

tópico anterior - próximo tópico

vitor

Fiz uma nova instalação do ubuntu e me perguntei..(ehehehe) por que o pessoal do fórum não instala mais o compiz? o compiz tá bem adiantado pelo que vi, as únicas diferenças que eu percebi foi o cubo trasnparente que ainda não está em vigor e o efeito de neve caindo. E ele também está facílimo de se instalar, então..por que não instalar o compiz?
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

greylica

No meu caso é técnico, uso o Blender e o Blender depende de OpenGl, uso do compiz , XGL, Beryl ou composite extensions prejudica o meu desempenho. Tecnicamente em se tratando de Os Mais modernos, o Windows Vista afogaria minha máquina pior ainda.

Mitzgitari

Tenho os 2 instalados.
Compiz
Tem uma versão "estável", com "poucos" plugins e fácil configuração. (Este é o que vem no Fedora e está disponivel nos repositórios oficiais do Feisty).
Caso se instale os plugins extras ele ficará tão instável quando o Beryl.

Beryl
Se compararmos o Beryl com o Compiz com os plugins extras, pelo menos aqui eu preferi o Beryl em termos de estabilidade.
----
O configurador de plugins do Compiz é muito bacana, mas o time do Beryl já prometeu um para antes de sair a 0.1.5.

ins3rt c0in

Prefiro o Beryl, acho mais estável, configuração mais fácil e gosto mais dos temas! Tenho a impressão de que os efeitos são mais bem definidos.

vitor

eu achei estranho foi os temas do compiz serem os próprios usados normalmente, por exemplo: pra colocar um tema no compiz eu faço o download no gnome-look na área de metacity..acho até bem mais prático! Pois inc3rt c0in..eu tô achando o compiz bastante estável, não deu nenhum crash..acho bem mais rápido..hehe estou impressionado! ;D

Mitzgitari

Pois é, o Compiz parou com o desenvolvimento de temas próprios utilizando apenas dos temas do Metacity.
Mas também é possível utilizar estes temas no Beryl, basta instalar o pacote Heliodor.

vitones1,
Você instalou o Compiz sem os extras? Pois com os extras fica extremamente difícil gerenciar os plugins apenas como o gerenciador padrão (Pois desse modo você fica nas mãos do GConf), é necessário instalar um outro (Por sinal muito bem desenvolvido).

vitor

Mitzgitari..quais seriam os extras? simplesmente segui o tutorial do site do compiz, bem intuitivo. E aqui no pc não está instalado o gconf.

E pra esse Heliodor, precisa algum repositório extra? saberia me dizer qual é?

Mitzgitari

Com o pacote básico do Compiz o efeito de minimizar é o Zoom, já com o s extras você consegue mudar este efeito. O Efeito Burn faz parte dos extras. Só que sem um gerenciador de plugins mais avançado (Que deve ser instalado manualmente) você não consegue alterar as velocidades, n° de partículas e afins.
O Heliodor está presente no repositório oficial do Beryl, basta instalar através do Synaptic e depois clicar no Beryl-Manager que fica no tray selecioná-lo em Selecione o Decorador de Janelas.

vitor

O pacote básico do compiz já trás vários efeitos, antes mesmo de instalar os plugins extras eu já podia ter o fogo, a chuva e podendo mudar a duração de todos eles..eu acho que o gerenciador de plugins é só mais bonito e com alguns plugins a mais...eu acho né! :D

samuelbh

Onde vc achou o tutorial para instalação do Compiz? Eu queria tirar o meu beryl pq tem hora que as bordas das janelas nao carregam.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

vitor

ae samuelbh, foi na seção de how'to do site: http://forum.go-compiz.org/viewforum.php?f=12&sid=9742ac15bb5fd59886ac46bfb002be08
pena que é em inglês! ;/ mas tenta dá uma olhada geral..antes de começar a fazer algo..qual tua placa de vídeo? tem um tutorial pra usuários da nvidia, só que tem que compilar tudo..mas depois fica tudo trqlo, e olha também o site: http://gandalfn.wordpress.com/compiz-repository/
porque muitas dependências pra compilar o compiz estão nos repositórios desse site..
boa sorte! :D