Privacidade no Ubuntu

Iniciado por andre.rodrigues, 01 de Janeiro de 2007, 18:19

tópico anterior - próximo tópico

andre.rodrigues

Seguinte
Eu estava aqui usando o Ubuntu e aconteceu algo que me deixou grilado

Pq é assim
eu instalei Ubuntu aqui e criei um Unico usuário para todo mundo aqui de casa
entao ligou o pc ele ja entra nesse user...
Só que acontece que eu queria ter uma pasta particular para mim mas sem ter que criar usuario
algo para colocar meus arquivos pessoais, trabalhos da facul, etc..

Entao oq eu fiz, criei uma pasta e mudei la nas propriedades só para que o Root tenha acesso
entao até ae tudo beleza

entao eu digitava: sudo nautilus

e conseguia navegar
mas hj acabei excluindo uns arquivos sem querer e notei que nao foram pra lixera :o
para onde eles foram? ???
pq tipo, apertei "delete" e "puf!" nao perguntou nada, simplesmente sumiu  :-\

- tem como eu recuperar esses arquivos? eu li aqui no forum que nao tem jeito...
- e outra coisa, como crio uma pasta pessoal sem ter que criar um outro user?

Obrigado
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]

Kamei Hyoga

Faz o sudo nautilus denovo e quando ele abrir, vc escolhe Ver>Exibir arquivos ocultos. Procure pela pasta .Trash. Entre nela e veja se o arquivo está lá.

Abraço.

andre.rodrigues

acabou dando certo
no começo pensei que realmente tinha perdido os arquivos
e resolvi procurar no HD em que estava o arquivo

bingo

dentro de uma pastinha chamada .trash-root

algo assim :)

foi bom
aproveitei e limpei essa pasta e liberei um bom espaço
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]

LedStyle

Dica: Se você segurar o "shift" enquanto exclui, eles nem vão pra Lixeira.

Use com responsabilidades... rs

E eu ja reparei que até quando eu plugo um pen drive ou mp3 player, ao exluir algo ele manda pra uma lixeira dentro do pen drive. Então fica o alerta ai pra quem usa MP3 ou algo do gênero, se não segurar o Shift na hora de excluir, não vai liberar espaço pras novas músicas mesmo pois fica tudo na lixeira (o diretório oculto .Trash).

[]s

Akuhn

Citação de: LedStyle online 05 de Janeiro de 2007, 02:17
Dica: Se você segurar o "shift" enquanto exclui, eles nem vão pra Lixeira.

Use com responsabilidades... rs

E eu ja reparei que até quando eu plugo um pen drive ou mp3 player, ao exluir algo ele manda pra uma lixeira dentro do pen drive. Então fica o alerta ai pra quem usa MP3 ou algo do gênero, se não segurar o Shift na hora de excluir, não vai liberar espaço pras novas músicas mesmo pois fica tudo na lixeira (o diretório oculto .Trash).

[]s

Nos testes que fiz ele exclui sim os arquivos, basta apenas limpar a lixeira antes de remover o pendrive.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

gwegs

LedStyle está certo!!!
Pelo menos comigo também acontece a mesma coisa, se deletar arquivos do pen driver sem segurar a tecla shift os arquivos vão para uma lixeira local do pen driver!! Por um lado isso é otimo, com relação a segurança, por outro fica chato as vezes vc ficar pensando "kramba, kd o espaço que liberei??" ate lembrar que os arquivos excluidos estão na lixeira, hehehehe  :D
"Porque o conhecimento deve ser compartilhado e assim aprendemos!"

Athlon X2 4200, 2Gb ddr2 667,9600 GT 512MB DDR3 ;D,22" LG M228WA ;D