Ubuntu 6.10 instalado em HD IDE não conseguer ler HD SATA do Windows XP...

Iniciado por mammuthix, 01 de Janeiro de 2007, 05:56

tópico anterior - próximo tópico

mammuthix

Olá pessoal.

Instalei o Ubuntu hoje. Já instalei o pack de drivers da Nvidia, consegui rodar Second Life, instalei Skype etc. Mas estou com um problema que em outras distros de Linux não ocorriam.

O GRUB funciona perfeito. Tenho o Ubuntu instalado numa HD IDE e o Windows XP numa HD SATA. As opções de boot funcionam corretamente. Mas se eu entro no Ubuntu, ele não consegue ler os arquivos da HD SATA. Acredito que tenha alguma configuração errada, pois no "Computer" aparece "Floppy 1", "Floppy Drive", "CD-RW/DVD+R Drive" e "Filesystem", mas não aparece a HD do Windows (SATA).

Alguma luz?

Obrigado.

Akuhn

Olá!!!

Vai em Sistema --> Administração --> Discos e verifica se seu HD SATA está aparecendo lá.

Lá vai ter opção para montar ele, se quiser montar o HD automaticamente toda vez que iniciar a máquina vai er que adicionar uma linha referente a ele no fstab, mas lembre-se que não é possível escrever/gravar em partições NTFS (até é possível, mas não é 100% seguro), somente em fat32.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

arsolto

Ei, Akuhn, o caminho abaixo é inexistente na versão 6.10 do Ubuntu:

CitarSistema --> Administração --> Discos

Ei, mammuthix, abra o Terminal e digite o seguinte comando abaixo:

sudo gedit /etc/fstab

Agora você já pode editar o conteúdo do arquivo aberto para resolver o seu problema de montagem da partição NTFS (Windows). Veja como fazer isto da forma adequada aqui: "Cadê o disco do Windows XP?".

Akuhn

Desculpem-me,

Passou me desapercebido que o colega está usando Ubuntu 6.10, mas ele também pode visualizar seus discos com o comando:
Citarsudo fdisk -l

Isso vai listar todos os discos que ele possuir.

Os discos sata e também os SCSI geralmente são reconhecidos como sda1, sda2, sda3 e assim por diante, como também alguns dispositivos removíveis.

Se o colega puder postar a saída do "sudo fdisk -l" ficará mais fácil ajudá-lo.

[ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

mammuthix

Citação de: arsolto online 01 de Janeiro de 2007, 20:58
Ei, Akuhn, o caminho abaixo é inexistente na versão 6.10 do Ubuntu:

CitarSistema --> Administração --> Discos

Ei, mammuthix, abra o Terminal e digite o seguinte comando abaixo:

sudo gedit /etc/fstab

Agora você já pode editar o conteúdo do arquivo aberto para resolver o seu problema de montagem da partição NTFS (Windows). Veja como fazer isto da forma adequada aqui: "Cadê o disco do Windows XP?".

Valeu! Segui o tutorial e deu certinho!

A única dúvida que tenho agora é o que seria esse "Floppy 1" que aparece no Computer, e como acesso a HD IDE do Linux...

Tem alguma idéia? Obrigado!!!!!

arsolto

Para retirar o tal disquete1 (floppy1), abra o Terminal e digite o comando abaixo:

sudo gedit /etc/fstab

Depois, basta acrescentar fd0 a linha que corresponde a unidade de disquete:

/dev/fd0           /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0