Ubuntu no Core 2 Duo - Experiências

Iniciado por JeffersonX, 28 de Dezembro de 2006, 19:49

tópico anterior - próximo tópico

JeffersonX

Bom galera, vou dar um upgrade aqui no meu PC e estou montando um Core 2 Duo. Gostaria de saber, de quem tem esse processador, quais experiências tem. Funciona beleza? Precisa fazer alguma coisa adicional ou reconhece sozinho os dois núcleos?

E aproveitando, a placa mãe que estou pegando é uma Asus P5VD2-X: http://br.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=346&model=1362&modelmenu=1

Alguém tem experiência com essa placa mãe aí? E no Linux?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

JeffersonX

Bom galera, vou postar então minhas breves experiências com o Ubuntu no Core 2 Duo da Intel.

Acabo de terminar de montar meu novo PC! Um Intel Core 2 Duo E6300, 1GB de RAM DDR2, placa mãe Asus P5VD2-X e HD Samsung  Spin Point 80GB Sata 2, placa de vídeo PCI-E Geforce 6500 256MB. Notei que com o Ubuntu Dapper, o 6.06 LTS, o desempenho do micro em tarefas múltiplas, como gravar CD e navegar na net pelo Firefox é extremamente sofrível. Fica ultra pesado. Simplesmente não entendi muito bem, mas suponho que provavelmente seja o Kernel padrão do Dapper que não esteja otimizado para este processador e/ou placa mãe. O sistema abre rápido os aplicativos, mas é exigir como instalar o Ubuntu e abrir o Firefox ou gravar um CD e abrir o Nautilus, o sistema simplesmente congela e a seta do mouse fica quadro a quadro. Meu PC antigo, um AMD Athlon XP 2000 com 1GB DDR1, placa mãe Asus A7N266-VM, HD Seagate Barracuda 40GB IDE simplesmente humilhava meu PC novo que é um verdadeiro monstro ao comparar os 2.

Mas não pensem que então Core 2 Duo é furada para quem for usar o Ubuntu. Nada!!! O Ubuntu Edgy mostrou que a história é completamente diferente. O monstro de PC mostra sua verdadeira cara e assombrou no desempenho. Simplesmente humilha até mesmo rodando o Ubuntu Edgy a partir do CD. Tem hora que nem parece que é uma sessão live. E notei que em tarefas multiplas nem parece que estou forçando a CPU. E, ao contrário do Dapper, os dois núcleos foram reconhecidos e listados no Monitor do Sistema com até os gráficos funcionando. Outra coisa que não funcionou no Dapper, mas no Edgy funcionou foram as controladoras Sata. Tanto a Sata 1 da Via quanto Sata2 da JMicron não forma reconhecidas no Dapper, porém no Edgy funcionaram normalmente.

Ainda falta muito pra testar, mas até o momento para o Core 2 Duo o Ubuntu Edgy é mais que indicado. É obrigatório hehe
Depois posto mais.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified

galactus

Essa diferença no desempenho do Dapper para o Edgy tem um motivo principal. O Kernel "Generic" do Edgy já vem com o SMP (Symmetric multi-processing support - Suporte a multi-processamento simétrico) ativo, já o Dapper vem com um Kernel para um único processador. Tem que instalar um Kernel-SMP nele.  Sem falar nas outras coisas né: novo GCC e Gnome mais leve e rápido entre outras coisas. 

Eu tenho notado que as distros Linux "gostam mais" de processadores Intel. Quero dizer que elas desempenham melhor neles, até os compiladores para Linux possuem otimizações para processadores Intel. Se não me engano a Intel ajuda nisso.   Pode ser que esteja dizendo a maior bobagem, mas é minha impressão. Não fiz nenhum teste específico procurando medir desempenho. Apenas o que noto com o uso geral do sistema em outros Micros e Notebooks com processadores Intel.

Mas agora a pergunta que não quer calar...   :D

Quanto custou a criança?  Se não quiser responder aqui, pode me responder por MP. Estou pensando em migrar para Dual Core também. Mas to pensando em pegar um placa mãe melhor que essa. Mas vai demorar ainda.  :-[
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

alexmatos

Citação de: galactus online 26 de Janeiro de 2007, 01:26
Mas agora a pergunta que não quer calar...   :D

Quanto custou a criança?  Se não quiser responder aqui, pode me responder por MP. Estou pensando em migrar para Dual Core também. Mas to pensando em pegar um placa mãe melhor que essa. Mas vai demorar ainda.  :-[

Hahahahaha... Acabei de mandar uma MP pra ele perguntando isso!  :D

JeffersonX

hehehe
Tá show de mais aqui o Core 2 Duo no Ubuntu. E tenho notado também nesses últimos anos essa diferença de desempenho do Linux no Intel. Vi em alguns micros e notebooks que o desempenho estava um pouco melhor do que em AMD. Mas é diferença mínima. Lembro alguns anos atrás que Linux tinha um comportamento melhor no AMD hehe
Se o Core 2 Duo aqui tá o capeta hehe imagina só um Core 2 Duo Extreme Edition ou Core 2 Quad... Ou até o protótipo de 80 cores que falaram outra dia no Forum PCs... hehehe

BetinhoDJ

Se você tiver a oportunidade teste seu novo equipamento com o Debian Etch.
Eu usava um Athlon XP 2.4 com o Edgy e tinha um desempenho muito bom, porém depois de 4 anos direto no ar meu processador queimou e fiz um upgrade para um P4 3.0 HT. Foi assombrosa a diferença de desempenho mesmo levando-se em consideração a melhora do hardware. Não imaginei que seria tão grande ja que o HT não é mais a ultima novidade ja a algum tempo. Depois de uns dias eu instalei o Etch em dual boot aqui e depois de devidamente configurado com o kernel 686 para reconhecer os dois núcleos a diferença de desempenho em relação ao Edgy foi bem significativa. Achei que depois de ter instalado todos os programas e dispositivos que usava no Edgy essa diferença diminuiria, porém pra minha felicidade isso não aconteceu... a sistema manteve a velocidade e mesmo rodando o Beryl aqui o desempenho é otimo.
Com esse seu equipamento com certeza o desempenho vai ser excelente.

Vivendo e Aprendendo!!

JeffersonX

Com certeza. Inclusive agora estou postando do Live CD do Edgy porque estou formatando novamente meu sistema nos novos HDs Sata 2 que chegaram. Até via live o desempenho está muito alto. Estou doido pra terminar aqui pra colocar o Bery pra funcionar agora como padrão hehehe