Dicas para iniciantes, de um iniciante

Iniciado por zackshinra, 24 de Dezembro de 2006, 13:55

tópico anterior - próximo tópico

zackshinra

Criei este tópico para ajudar aqueles que estão chegando no ubuntu, e me ajudar também. Pois, ora ou outra, eu preciso daquela dica e fica dificil achar (ou não, as vezes é a preguiça mesmo).
  Pois bem, neste tópico, irei colocar alguns links importantes para mim (um iniciante em linux).
  É um tópico para iniciante de um iniciante. Espero que seja de ajuda para outros.

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu_edgy
Guia ubuntu, muitas informações para adcionar um determinado aplicativo, ou colocar uma função no ubuntu.
Obs.1:o link aponta para o 6.10, mas na coluna há esquerda a link para as versões anteriores do ubuntu.
Obs.2:caso não encontre o que quer na sua respectiva versão, dá uma olhada nas das outras. Exemplo: estava procurando como montar a partição do windows no arranque, e achei o comando no guia do 6.06.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0
Roteiro para instalação do ubuntu, do nosso colega RC2006.

http://wiki.ubuntubrasil.org/Utilitarios/Automatix
Verdadeira mão na roda para o iniciante.
"Automatix é uma interface gráfica para instalação de vários aplicativos e algumas configurações para deixar o Ubuntu mais redondo."
Atenção: Há relatos de usuários que tiveram problemas com o uso desta ferramente. Use por sua conta e risco.

http://www.gnome-look.org/
Um dos meus preferidos, site com temas para gnome entre outras coisas.
Obs.: Para instalar vá em Sistema>Preferências>Tema, arrante os item desejado na tela que se abrira e clique em sim para instalar.

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=115843&package_id=173828
Site para download do gparted, programa similar (na mimha opnião, melhor) ao partition magic da Symantec.
O mesmo é usado para criar, aumentar ou diminuir uma partição.
Ex: instalei no hd, 80% windows e 20% Linux. Vi que o linux é muito bom, e quero inverter, 20% para Windows e 80% para linux. O Gparted faz isso para vc.

http://www.google.com/tools/firefox/toolbar/FT3/intl/pt-BR/
Barra de ferramentas Google, versão beta, funciona no firefox 2.0 . Eu particularmente gostei muito das mudanças e até o momento não tive nenhum problema. O sistema de favoritos é muito bom, tenho minha lista em qualquer computador que tenha esta mesma barra de ferramentas instalada.

http://www.ubuntugames.org/
Para quem disse que não há jogos para linux. Muitos jogos com explicação detalhada para instalação no ubuntu. (Este foi meu trunfo para atrair o meu irmão para o linux).

http://www.openoffice.org.br/?q=escritorio_aberto
Projeto Escritório Aberto. Vários modelos de documentos para uso com o openoffice. Vale a pena conferir.

http://hamacker.wordpress.com/2006/12/12/instalando-o-broffice-204-no-ubuntu-remake/#comment-260
Para quem esta com problemas no uso do open office (como eu estava), tutorial que ensina a desinstalar o openoffice que esta no pc, e a instalar a nova versão. Para mim foi a solução, pois o Base não estava funcionando corretamente.
Atenção: ao usar este tutorial, o mesmo acaba por também desinstalar o mozzila thunderbird, para resolver isto, basta re-instalar os seguinstes pacotes: mozilla-thunderbird, mozilla-thunderbird-locale-pt-br. Não há perda de emails ou contatos.

http://packages.ubuntu.com/
Quer instalar um programa, e o mesmo não esta nos repositórios ou no site oficial não tem pacote .deb? A solução pode ser o site acima. Escolha a versão do seu ubuntu, e coloque o pacote/programa que você esta procurando. A quantidade de pacotes compilados para .deb é muito grande. (vi esta indicação aqui no fórum, de um colega que participa deste fórum, porém não me recordo quem seja, me desculpe por não colocar os devidos creditos).

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=14465.msg76557#msg76557
Arquivos .rar que não abrem no linux. Instale no synaptic o pacote unrar (dica de MaRxMR).

Por enquanto é só, com o tempo vou adcionando mais links.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

dudu_ubuntun

zackshinra

"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

mrc_sp

Parabéns, é a comunidade tentando facilitar.

arlei

Legal zackshinra, belo tópico.

Fica minha sugestão aos moderados e administradores para que o mesmo seja fixado.

T+
Arlei

zackshinra

Lauro Adriano

RC2006

Citação de: arlei online 24 de Dezembro de 2006, 20:17
Legal zackshinra, belo tópico.

Fica minha sugestão aos moderados e administradores para que o mesmo seja fixado.

Esperamos que o zackshinra se comprometa a atualizar o post na medida do possível
Feito
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

zackshinra

Obrigado pessoal, vou tentar manter o tópico sempre atualizado.
Lauro Adriano

arsolto

Não aprovo que este tópico permaneça afixado a primeira página desta seção, não que este não seja útil para os usuários iniciantes e demais, mas acho que estamos duplicando, irrelevantemente, um trabalho que já é desenvolvido através do tópico fixo "FAQ - Questões Freqüentemente Respondidas".

zackshinra

Citação de: arsolto online 26 de Dezembro de 2006, 17:55
Não aprovo que este tópico permaneça afixado a primeira página desta seção, não que este não seja útil para os usuários iniciantes e demais, mas acho que estamos duplicando, irrelevantemente, um trabalho que já é desenvolvido através do tópico fixo "FAQ - Questões Freqüentemente Respondidas".

Que fique a critério dos moderadores, pois sou novo aqui e não tenho experiência para opinar se deve ou não estar fixado este tópico.
  Porém gostaria de comentar que "duplicidade" realmente é um grande problema. Porém acredito que incentivar e motivar os novos usuários também é importante.
  Confesso que fiquei bem alegre por ter tido um tópico meu pinado. O que me incentiva a fazer outros trabalhos que possam auxiliar outros usuários.
  Mas novamente digo, que isto é decisão dos moderadores que se quiserem tirar ou manter o tópico, terão a minha total aprovação.
Lauro Adriano

arsolto

Ei, zackshinra, já temos um tópico conhecido por FAQ que direciona os usuários iniciantes e demais a eliminar problemas e dúvidas básicas sobre o Ubuntu.

Primeiramente, você falou sobre o Guia Ubuntu, indicando o sítio do mesmo para quem quiser solucionar questões das quais estamos acostumados a responder aqui, por meio dos tópicos. Mas o ideal é termos uma aba na página inical do fórum contendo o endereço do sítio do Guia Ubuntu.

Sugeriu uma ferramenta chamada Automatix, considerada altamente perigosa segundo usuários da mesma. Se analisar alguns tópicos que debatem sobre esta ferramenta, verá que em praticamente todos eles há mais queixas do que satisfação. Não utilize o Automatix.

Para concluir, note que os outros assuntos que você citou também se encontram no FAQ e muitas deles são de pouca relevância para um usuário iniciante. Por isso, insisto que este tópico não deve permanecer afixado nem o FAQ deve ser revisto.

De todo modo, zackshinra, você merece os aplausos da comunidade pela boa intenção em querer ajudá-la.

zackshinra

Grato arsolto, pelas informações e pela sua opnião.

Sobre o automatix, para mim nunca deu problema, e realmente é uma mão na roda. Acredito que a opnião de um aplicativo varia de usuário para usuário, mas legal. Se houver a possibilidade, me indique o local onde está a discução sobre ele, para que eu complete-o  no meu tópico.

Considero este tópico como um favoritos de um navegador. A qual o dono sou eu, que pode ser classificado como um iniciante. Sendo assim, estes meus favoritos podem ser, ou não, util a outros.
  Como no inicio do tópico, criei este tópico para me ajudar também.

Mas peço uma coisa, aguardemos a decisão dos moderadores, e passemos esta discussão para o café com ubuntu. Que tal?
Lauro Adriano

arsolto

Porque passar a discussão para outra seção? Não faz sentido isto, já dei minha opinião a respeito da afixação do tópico. Resta-me agora, esperar que tão logo este seja desafixado para não gerar problemas futuros a administração. Quero lembrar aos mesmos que já houve tópicos mais relevantes aqui, no fórum, mas que não foram afixados.

Network-Coder

Olá pra todo mundo.

Bom eu concordo com arsolto, esse topico é duplicado, ja existe varios topicos que facilitam a vida do usuario e se ele realmente quizer aprender ele vai usar a bendita ferramenta pesquisar.

Eu na minha humilde opinião, acho que esse topico também não deveria ser fixado.

E zackshinra ve se não tira meu unico karma (:

K.O

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

zackshinra

Como dito anteriormente, isto é decisão dos moderadores que se quiserem tirar ou manter o tópico, terão a minha total aprovação.
  E fica frio Network-Coder, não vou tirar o seu karma  ;) mesmo discordando da sua opnião sobre se o iniciante quiser aprender ele deve usar o "bendito" pesquisar.
  Trabalhei como supervisor e gestor por um bom tempo, e um dos grandes problemas que eu via no pessoal de chão de fábrica, era o medo de perguntar. Trabalhando para que as perguntas dos mesmos não fossem ignoradas ou ridicularizadas, obtivemos bons resultados. A equipe que trabalhava diretamente comigo tinha total liberdade para se expressar, mesmo que fosse uma dúvida que já estivesse clara em um documento padrão. O resultado era uma equipe mais motivada.

Me recordo de quando eu entrei no fórum, recebi algumas respostas do tipo: use o google, use o perquisar. O que me deixou um pouco frustrado, pois no outro fórum que eu participava (Baboo) havia mais cordialidade.

Eu afirmo uma coisa, Linux é dificil e exigi dedicação (partindo de alguem que só usou windows), e na minha opinião se não houver quem de suporte e motive o usuário, o mesmo voltara para windows.

Citação de: arsolto online 26 de Dezembro de 2006, 19:45
Porque passar a discussão para outra seção? Não faz sentido isto, já dei minha opinião a respeito da afixação do tópico. Resta-me agora, esperar que tão logo este seja desafixado para não gerar problemas futuros a administração. Quero lembrar aos mesmos que já houve tópicos mais relevantes aqui, no fórum, mas que não foram afixados.

Ok. A minha sugestão de passar a discussão para outra seção se deve a perda do foco. Este tópico era para ser colocado links que poderiam ser de ajuda a iniciantes. E esta se tornando uma discussão sobre:
Duplicidade de tópicos;
Critérios dos moderadores em pinar ou não tal tópico;

Perceberam que se um iniciante ler este tópico, ele pode ao invés de sanar suas dúvidas, ficar com medo de perguntar, ou se censurar a criar um tópico com dicas ou um tutorial?
Lauro Adriano