Autorando DVDs no Linux

Iniciado por rockz, 23 de Dezembro de 2006, 15:47

tópico anterior - próximo tópico

rockz

Durante muito tempo eu procurei uma ferramenta para criação de DVDs com menus, legendas, edição de capítulos e outras coisinhas que funcionasse no Linux. Eu nunca tinha encontrado um bom o suficiente para fazer um tutorial realmente interessante para quem precisa de um aplicativo assim.

O ManDVD é um programa que usa bibliotecas do KDE, mas que pode ser usado normalmente no Gnome, que tem muitos recursos para uma autoração de qualidade de um DVD. Faça o download do ManDVD aqui: http://kde-apps.org/content/show.php?content=38347. Depois disso instale o programa de acordo com sua distribuição e execute-o.

Ao abrir o ManDVD uma janela aparecerá (figura 1), nela você pode escolher começar um novo projeto ou carregar um já existente. No nosso caso vamos começar um projeto novo. Escolha uma pasta de destino (destination folder) onde o programa irá criar arquivos temporários para criação do DVD e onde ele criará o resultado final. Aconselho que você crie uma nova pasta. No campo Standard coloque NTSC e no campo size escolha a resolução 720x480. Para finalizar confirme.

Agora precisamos adicionar o(s) vídeo(s) ao nosso DVD. Para isso clique em "Add a video to your project" que fica no menu lateral. Uma nova janela será aberta (figura 2) e nela você poderá escolher se quer que o vídeo seja representado no menu por uma imagem ou por um texto. Se você não escolher nenhuma imagem o vídeo aparecerá no menu com o nome definido no campo "video title". Há varias maneiras de selecionar a imagem, uma é importando uma imagem do seu computador e outra é capturando do próprio vídeo (botão extract an image from the video). Depois de tudo escolhido clique em OK.

Após o vídeo ser adicionado você pode definir os capítulos e/ou adicionar legenda. Para fazer isso use os botões "Define chapters" e "Subtitle management" respectivamente.

Escolha quantos vídeos desejar e sempre fique de olho no campo "Total file size" lá embaixo do programa que informa a o tamanho total ocupado pelos arquivos.

Quando tudo estiver pronto clique em Next.

O próximo passo é o início da criação do menu (figura 3). Você pode selecionar uma imagem, um vídeo ou apenas uma cor para o background. Para isso use novamente o menu lateral. Escolhido o fundo do seu menu agora você precisa escolher a fonte usada no menu e as cores usadas nele. Ainda existe a possibilidade de adicionar uma música ao menu. Todas essas opções estão no menu lateral.

Chegou a hora da criação do menu (figura 4), clique no nome do vídeo que será adicionado ao menu e depois clique em "add video to the menu", mova a imagem/texto e posicione onde você desejar. Quando tudo estiver pronto clique em Next.

Finalmente chegamos na última tela. Primeiramente cliquem no botão "Options" lá embaixo. Na janela que será aberta (figura 5) você poderá definir a fonte da legenda, o bitrate do vídeo, etc.

Se você por acaso esqueceu alguma coisa, ou deseja fazer alguma alteração sinta-se a vontade para voltar "Previous" e fazer as devidas modificações. Antes de iniciar a criação do DVD você pode escolher a prioridade de execução, se você vai continuar usando o computador eu aconselho baixar a prioridade pra metade ou até menos, se não você pode deixar no máximo. Quando tudo estiver pronto clique em Generate DVD structure.

Esse processo pode demorar um pouco. Depois de finalizado o ManDVD lhe dar as opções de gravar o DVD com o K3b, gravar a partir do próprio programa ou criar criar uma imagem ISO. Se você não tiver o k3b insalado a segunda ou terceira opção é a melhor. Ainda há a possibilidade de gravar normalmente o DVD com os arquivos da pasta DVD criada dentro da pasta de destino que foi setada no início de todo o processo.

Eu não abordei todos os detalhes do ManDVD nesse tutorial, porém seguindo ele você já consegue fazer uma boa autoração de um DVD, em breve eu darei mais dicas para uma edição mais avançada.

Fonte: yLog

vitor

ae muito bom o tutorial..dei só uma lida..mas já vou instalar ele aqui! valeu cara!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

JeffersonX

Excelente dica amigo! Daqui vou testar também hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

vitor

e cara..ver se você pode me ajudar nesse pequeno erro:

STAT: Processing /home/vitor/teste-dvd//gibvideo0.mpg...
ERR:  Error opening /home/vitor/teste-dvd//gibvideo0.mpg: Arquivo ou diretório inexistente

ele acusou que foi erro no dvdauthor, porém a instalação ocorreu sem nenhum erro:
vitor@ubuntu:~/programas$ sudo apt-get install dvdauthor
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências       
Reading state information... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  dvdauthor
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso fazer o download de 141kB de arquivos.
Depois de desempacotamento, 365kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Obtendo:1 http://archive.ubuntu.com edgy/universe dvdauthor 0.6.11-4 [141kB]
Baixados 141kB em 4s (32,9kB/s)   
Selecionando pacote previamente não selecionado dvdauthor.
(Lendo banco de dados ... 101905 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Descompactando dvdauthor (de .../dvdauthor_0.6.11-4_i386.deb) ...
Instalando dvdauthor (0.6.11-4) ..

editado:
só uma outra informação..engraçado que tem a bandeira do Brasil na parte de escolher os idiomas, mas não tem o idioma português né! hehehe 0o
valeu!

rockz

Esse erro ocorreu quando?

Vejas se todos os pacotes citados como dependência nesse site http://kde-apps.org/content/show.php?content=38347 estão instalados.

mrc_sp

Vou tentar instalar e depois volto.
Não tenho sorte com gravação de DVD no linux.

vitor

ocorreu no momento em que ele pede pra gerar a estrutura do dvd, mas é..esqueci do primeiro..o dvd-slideshow, foi malz  :-[  mas depois quando eu peço pra ele gerar a estrutura do dvd, começa normal, mas vou olhar no console ele fica repetindo 1 duplicate frame(s)!, é normal?
valeu!

drfritz

ele suporta todos tipos de arquivos?
da pra fazer com um AVI (xvid) ?

Josely

Galera eu instalei o MANDVD aqui no ubuntu edy e funfou legal, mais ai tenho um pequeno problema. onde posso encontrar os seguintes pacotes para completar o MANDVD:

DVD Slideshow >= 0.7.5
mencoder
MKISOFS >= 2.01 (esse ta mais dificil)
lame >= 3.97
dvdauthor >= 0.6.11
mjpegtools >= 1.8.0
netpbm >= 10.29
ImagMagick >= 6.2.4
transcode >= 1.0.2
dvd+rw-tools >= 5.21.4

alguns deles não existe na lista do synaptic e nem no automix e outros não é o que o MANDVD precisa. sera que alguem conhece um lugar onde posso pegar esses pacotes?

Grato.... ::)

BetinhoDJ

Se você instalar esta lista de repositórios encontrará todas as dependências de que precisa.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13424.0

Vivendo e Aprendendo!!