SciLab para substituir o MatLab

Iniciado por zohguy, 22 de Dezembro de 2006, 23:37

tópico anterior - próximo tópico

zohguy

A cerca de uns dois anos eu baixei o SciLab só para ver do que se tratava, instalei, mexi um pouco e depois parei de usar. Primeiro por que eu não descobri bem ao certo para que servia...
Bom, o tempo foi passando e descobri meio que por acaso que o SciLab é uma opção opensource* ao MathLab, um software matemático muito utilizado por estudantes.
Na universidade pública federal e gratuita da minha cidade, os professores usam o MathLab e pedem trabalhos baseados nesse software para os alunos. Não gostaria de citar o que acontece por causa disso, mas acredito que muitos de vocês devem imaginar as conseqüências no âmbito dos aspectos legais de propriedade intelectual...

Em comparação ao MatLab, o SciLab é tão poderoso quanto, embora sua sintaxe seja um pouco mais difícil de aprender; é possível até mesmo converter arquivos de um para o outro. Existem versões do SicLab para o Linux e para o rWindows.

Então, não compreendo como que uma universidade pública federal gratuita segue incentivando a pirataria.

http://en.wikipedia.org/wiki/SciLab

Ahh.. É possível instalar a partir do repositório multiverse do Ubuntu.

* Embora o código seja aberto, não é permitida a venda de uma versão modificada. Mas é permitido modificar e distribuir gratuitamente.


Akuhn

Já ouvi falar do matlab, mas nunca usei ele.

Mas você pode usar o NS Simulator - Software simulação de rede que é opensource.

http://www.isi.edu/nsnam/ns/
http://www.labredes.unb.br/Projetos_grad/ns2/
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

ins3rt c0in

Não só pública tente entregar um trabalho, apresentação ou monografia no OpenOffice ! Depois acham pirataria uma coisa horrorosa ! Que opção é dada? Quem paga um absurdo numa licença do Office? Não conheço nenhum usuário "caseiro" que tenha o Office original !

zohguy

inC3Rt C01n: a coisa fica mais bizarra ainda se for um curso de direito né? (:

Exitem outras opções ao SciLab, além da citada pelo Akuhn, como o SciPy. Ou seja, existem várias opções que condizem com a realidade dos alunos (considerando que a legalidade tenha alguma importância).

Recentemente eu fiz uma apresentação em OpenOffice para alguém... (:
Funcionou muito bem, nem notaram que não havia sido feita no PPoint, embora tenha sido reproduzida no PPoint. (:


Darcamo

Tem também o Octave, que parece poder rodar os programas feitos no Matlab com poucas modificações ou sem nenhuma.
http://www.gnu.org/software/octave/

Já usei muito o Matlab. É um software extremamente poderoso com o qual você pode fazer de tudo no mundo. Mas confesso que nunca testei o SciLab ou o Octave.