Emagrecendo o sistema. Como fazer???

Iniciado por gleidsongg, 20 de Dezembro de 2006, 23:19

tópico anterior - próximo tópico

gleidsongg

Eu instalei em minha máquina o Ubuntu 6.10 e depois de alguns testes transformei-o em Kubuntu.
Mas gostaria de saber como emagreço o sistema, removendo os pacotes desnecessários ao KDE...

Piras

Pelo que entendi, você instalou o metapacote kubuntu-desktop junto com o ubuntu-desktop, de modo que, hoje, você tem Gnome e KDE juntos na mesma máquina. É isto?

Se for o caso, é preciso antes que você preste atenção no seu configurador de login. É recomendável que você tenha instalado o KDM, configurador de login do KDE, para evitar que nestas remoções todas você mande para o buraco o GDM (configurador de login do Gnome) e - com ele - a oportunidade de fazer um login gráfico, um inconveniente grave para o usuário iniciante.

Uma forma radical de remover o gnome seria dar um aptitude --purge libgnome. Como o libgnome é a biblioteca básica do Gnome, todo este ambiente gráfico irá embora com ele. O inconveniente disse idéia seria a remoção de um ou outro aplicativo do Gnome de que você goste.

Caso mude de idéia, basta usar o metapacote ubuntu-desktop (apt-get install ubuntu-desktop) que o Ubuntu voltará inteirinho para você. Mas demora um pouco, é claro.



gleidsongg

Na verdade eu ja removi o GNOME por completo usando o Synaptic. Agora meu sistema é puro Kubuntu.
A questão é se há mais pacotes a serem removidos e outros que posso remover sem problema e que não me faram falta.

Piras

#3
Citação de: gleidsongg online 21 de Dezembro de 2006, 09:27
Na verdade eu ja removi o GNOME por completo usando o Synaptic. Agora meu sistema é puro Kubuntu.
A questão é se há mais pacotes a serem removidos e outros que posso remover sem problema e que não me faram falta.

Eu temia que fosse esta a resposta (rsrsrsrs). Porque, então, a questão se torna muito mais difícil. Na verdade, o Kubuntu não chega a ser tão pesado assim: a seleção de aplicativos chega a ser minimalista. O problema é que o controle de dependências e o próprio sistema de reconhecimento de hardware engordam um pouco o sistema, impedindo um enxugamento mais radical. O Slax bem que consegue oferecer o KDE em 90 MB. Mas isto seria quase impossível no Kubuntu.

Veja você que, mesmo a Easys, que provê um sistema baseado no Slackware e o KDE Light (uma combinação com a base do KDE e o Openbox) tem uma imagem iso com mais de 400 MB! Não há muito que emagrecer no Ubuntu, salvo se você renunciar a alguns dos aplicativos mais atraentes, como a suíte OpenOffice, por outros mais leves ou recompilar o kernel.