ajuda com a mbr... to quase desistindo do linux...

Iniciado por Fabio Suenaga, 20 de Dezembro de 2006, 02:48

tópico anterior - próximo tópico

Fabio Suenaga

Olá a todos... a algum tempo tenhu vontade de instalar o linux no meu PC.... ocorre o seguinte...eu jah tinha instalado o Ubuntu e depois Kubuntu uma vez, mas por naum conseguir instalar meu modem onboard, acabei desistindo de usa-lo... mas eis q axo um passo a passo de como instalar meu modem da minha placa main....

e agora quero novamente instala-lo.... entao lah fui eu.... mas algo deu errado no meio da instalação, ateh ae tudo bem...pois meu leitor de cd tah uma bosque....
mas depois ele naum entra no windows... desconfio q eh por causa da mbr... pois jah tentei instalar slack tbm... e axo q as mbr ficaraum lah sem ser apagadas...e dae dah pau...por causa do lilo e do grub...
tenhus dois HD´s, naum sei se eh possivel ter uma mbr em cada HD, se puder, creio q issu seja o erro...
qndo se formata, ele naum remove as mbr´s tbm?

queria saber como ver as mbr q tem no meu pc...pra realmente ver se eh issu...e como remover...

por favor me ajude...eu imploro....quero mt ter Ubuntu/Kubuntu... mas estou realmente prestes a desistir

agradeço desde já.

jomafras

A regra básica é a seguinte:
Primeiro você instala o Windows numa partição primária e, depois o Ubuntu numa primária ou lógica.
Qundo vc instala o Windows depois do Ubuntu ou, reinstala o Windows com os dois já instalados ele apaga o Grub na MBR.
Nessa situação vc tem duas saidas; ou reinstala o Ubuntu ou reinstala o Grub na MBR.
Para reinstalar o Grub na MBR, se vc não sabe como, dê uma pesquisada aqui no Fórum que tem material à vontade sobre isso.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

lr.gamito

é 1º vc instala o windows, depois o ubuntu, pois o windows mata o mbr toda santa vez.

se o windows já ta instalado e vc quer recupera-lo, da um boot com um cd do windows 98, e no prompt digita,

fdisk /mbr

pronto o windows ja funciona dinovo, agora tenta instalar o ubuntu dinovo com um drive de cd bom, pois no ubuntu se vc tiver paciencia de aprender como vc provavelmente teve paciencia para aprender no windows, vc vai ver a diferença e vai gostar muito, garanto...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Fabio Suenaga

eh o seguinte...hj entrei com o live e vi pelo Qparted...q no hd de 80 tah com flag boot.... assim como no de 20 q tah com flag de boot e tah instalado o windows.....

lr.gamito

São 2 Hds? então os dois são bootaveis mesmo, mas ai vc vai ter q saber em qual instalou o mbr, normalmente é no hda1 (HD master da Ide1) ou no HD em qual vc dá boot pros sistemas. Tenta trocar o boot na BIOS pro outro HD pra saber se ele foi instalado nela...

dê mais informações, vc instalou o windows depois o ubuntu ou o contrário?, como e em qual IDE então cada HD, ai poderemos te ajudar melhor....

e é possivel usar a mbr de cada HD em separado sim, e formatando o hd não mata o mbr, só reescrevendo ele como o grub faz na instalação dele ou usando o comando acima que eu te passei...

Pra saber o que está instalado na mbr só dando boot pelo HD(pelo menos é a unica forma q sei), se não aparecer nada e cair direto no windows é pq não tem nada nele, se cair no grub ou lilo ou aparecer alguma msg é pq ta instalado lá.....
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!

Fabio Suenaga

Agradeco sua disponibilidade em me ajudar lr.gamito...

mas eh o seguinte...eu verifiquei pelo QParted que no hd de 20 tah escrito boot na flag....e no de 80 tbm tah escrito boot

na verdade eh assim... eu tinha o windows no HD de 20, e instalei o ubuntu, mas naum me recordo em qual HD mas creio q no de 80, depois formatei e instalei o kubuntu, depois formatei e tentei instalar o slackware, mas dae deu pau... ele naum entrava mais em nenhum sistema opercional....

entao creio q esse boot q aparece na flag, seja o lilo ou grub, q eh de minhas instalações antigas..
to pensando em instalar o linux no de 80, pq meu amigo disse q basta instalar outro por cima q ele apaga o q existe....

mas to encucado, pq agora qndo tentei novamente instalar o linux novamente, apos o k/ubuntu e o slackware, eu tentei dessa vez no de 20, e ele naum funcionou, msm eu tirando o hd de 80...

ou seja, no QParted indica q tem boot nos dois HD's.... mas no de 20 naum reescreve a mbr, soh pode, pq msm desligado o de 80, deveria funcionar neh....

lr.gamito

ele realmente reescreve o mbr quando vc instala o ubuntu, mas vc deve estar pecando na ordem de boot das hds, por qual hd estiver dando boot na hora da instalação é normalmente aonde ela vai instalar o mbr...

samuelbh

Como funciona a lógica de MBR para o GRUB:

Na hora de instalar o Ubuntu, na última tela tem a opção de qual partição instalar o GRUB. Por default fica está marcado hd0, que é a MBR do hd master. Se vc colocar hd1, grava na MBR do hd slave. Se vc escolher a partição (/dev/hda1, /dev/hda2, etc) ele instala o GRUB na partição desejada, e não na MBR, nao influenciando em outros sistema.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Fabio Suenaga

Gostaria de agradecer a todos q me ajudaram!!!!!!...finalmente eu consegui, depois de uma tarde realmente caótica...ehhehehe.... fazendo milagres com meu HD jah antigamente ressucitado do congelador =P

eu consegui instalar, instalei no hd de 20... realmente naum entendo o pq de naum ter funcionado das outras vezes passada... creio q deve ter sido por bobeira minha de naum ter mudado no setup para dar boot no hd de 20, fazendo com q caisse no segundo boot q era o de 80, mas ainda naum tenhu certeza...ou mesmo por o HD de 80 estar bugado...vai saber neh...

Mas agora to empenhado em aprender nessas ferias...eh algo q sempre quis e sempre adiei, fora q faço Ciencia da Computação e nessa area naum tenhu conhecimento nenhum, tirando alguns comandos e a teoria do q eh e os tipos de SO's, o q pra min axo vergonhoso....mas como disse agora vou aprender...jah to ateh com outro problema por naum ter net, pq meu modem naum funciona e assim naum tenhu como instalar o build-essential e nem suas dependencias para poder instalar o modem...
mas issu eh outro problema...tentarei ver o q consigo, senaum retornarei em outro tópico, mas espero q vcs me ajudem se eu precisar...

mas de qualquer modo, o meu mt obrigado...e um Feliz Natal e ano novo para todos!! =D

"HUMANITY TO OTHERS"

lr.gamito

disponha.... mais um usuário feliz para a comunidade...