Fatos e Mitos sobre o Linux

Iniciado por Versuri, 19 de Dezembro de 2006, 21:50

tópico anterior - próximo tópico

Versuri

Muitos falam de Linux como um Sistema Operacional, incluindo boatos, mitos, fatos, etc. Eu penso que este é o momento para destruir alguns mitos sobre Linux e confirmar os fatos. Esta é uma pequena revisão concentrando alguns aspectos como Interface Gráfica de Usuário (GUI – Graphical User Interface), Interface em Modo de Texto, custo, baixando o sistema operacional, vírus e spyware, dispositivos de hardware suportados, rede.

Linux é gratuito: FATO
Muitas pessoas confundem as palavras "Linux" e "Sistema Operacional". Linux é somente o kernel, ou o coração do SO. O "kernel" ou "coração" .... é como o "cérebro" humano no corpo. Imagine que você tenha somente o cérebro e você pode adicionar o resto do corpo (mãos, pernas, etc. J) separadamente. É isto que o Linux é. E é absolutamente grátis. Você pode baixá-lo e fazer o que quiser com ele em http://www.kernel.org

Dos sistemas operacionais prontos para usar, baseados em Linux Kernel, 85% deles são totalmente grátis. Você pode instalá-los em quantos computadores quiser.

Embora, há outros sistemas operacionais comerciais (Linspire, RedHat, Xandros, Mandriva e outros). Mas, um sistema operacional livre gratuito não significa que ele é ruim. Há muitos sistemas operacionais 100% gratuitos (Ubuntu, Debian, Slackware), os quais são tão bons quanto um comercial.

Linux NÃO é estável e seguro: MITO
As pessoas pensam que se um software é código aberto (OpenSource), então qualquer um pode achar um "buraco" e hackeá-lo. De fato, as ameaças como vírus, trojans, spywares, etc., podem danificar somente o Windows. Um código fechado (software proprietário) podem causar muitas dificuldades a seus desenvolvedores, e complica a descoberta de vulnerabilidades. Ademais, muitas edições de segurança em código fechado são ignoradas, porque as pessoas não sabem sobre elas. Por outro lado, o modelo de "código aberto" provoca a comunidade à descoberta de vulnerabilidades e das notificações de segurança. Assim, o código aberto tem menos "bugs" do que os fechados, que significa que o Linux é mais estável e seguro do que estas alternativas (Eu não menciono Mac OS). O fato é que muitos servidores rodam Linux.

Linux não têm GUI (Interface gráfica amigável): MITO
Bem, Linux e Windows fornecem interface gráfica e uma linha de comando. Linux têm dois principais GUIs – KDE E Gnome. Se você pensa que o Linux é apenas uma linha de comando, bem, então veja screenshots do Kubuntu, Mandriva, Xandros primeiro. Uma das coisas agradáveis é que o GUI no Linux é opcional enquanto no Windows é parte integral do SO. A flexibilidade do GUI no Linux é uma boa coisa. Enquanto os usuários avançados podem customizar as coisas a seu gosto, os usuários médios podem aproveitar o padrão dos GUIs (que certamente são bonitos em alguns Distros).

Linux é difícil na configuração e administração: MITO
O Linux é customizável de uma maneira que o Windows não é... para usuários avançados. Mas, novamente, as configurações padrão em cada Desktop orientado a Linux permite que você navegue na Internet, configure uma rede local, assista DVD, ouça MP3, digite documentos, altere seu papel de parede sem nenhum conhecimento especial. Todas as opções e configurações têm interface gráfica fácil e compreensível.

Linux não possui bastantes softwares: PARCIALMENTE FATO
Linux têm soluções perfeitas para escritório (documentos, planilhas, apresentações), multimídia, gráficos, Internet, rede, desenho 3d). Por outro lado, não há Adobe Photoshop para Linux (há uma alternativa – o gimp, mas não fornece todas as funções que o Photoshop têm), e jogos (NFS, GTA...), embora muitos desenvolvedores de jogos estão olhando seriamente para o mercado de Linux e planejando desenvolver novos jogos também para o Linux. De fato, o Linux tem 90% de alternativas para programas do Windows, e alguns jogos 3d legais.

Linux não suporta todos os dispositivos de Hardware: FATO
Bem, o Windows também não suporta TODOS os hardwares do mundo. Mas, muitos hardwares trabalhando tanto no Windows como no Linux. Isto é porque os fabricantes de hardware escrevem drivers para Windows, e somente alguns deles os escrevem para Linux. Porém os distribuidores modernos suportam grande número de dispositivos (placas-mãe, placas de vídeo, webcams, impressoras, modens, bluetooth, etc.). Entretanto, se você quiser instalar um "super-mouse com sensor de impressão digital", bem, o Windows terá também problemas na instalação.

Não poderei trabalhar com meus doc/xls (mp3, jpg, etc) files: MITO
O Linux suporta todos os documentos, formatos de arquivos de áudio e vídeo. Para documentos e planilhas, você pode usar o suíte OpenOffice, que pode trabalhar com formatos de arquivos do MS Office. A maioria dos formatos multimídia são cross-platform (podem ser visualizados em todos os OSes).

Linux não é para mim: ATÉ VOCÊ
Se você for feliz com o que você têm – eu sou feliz por você. Este artigo não é para começar discussão sobre qual é melhor – Windows, Linux ou MacOS. Todos têm liberdade de escolher seu OS.

Tudo o que eu escrevi acima é apenas minha opinião. O Linux se espalhará ao ponto de transformar-se num concorrente sério ao Windows no Desktop? Sim... embora... Ele é.

Youtux.org

Este texto foi escrito pelo site YouTux.org, não citando o nome de um único autor.
Daniel Becher, fez a tradução disponível em
Fonte: http://blog.becher.com.br/?page_id=55

zohguy

Citação de: Versuri online 19 de Dezembro de 2006, 21:50
Linux é difícil na configuração e administração: MITO
...
Todas as opções e configurações têm interface gráfica fácil e compreensível.

Eu diria "parcialmente fato"... Nem todas as opções e configurações têm interface gráfica fácil e compreensível. Algumas configurações são bastante difíceis para o usuário médio.

Citação de: Versuri online 19 de Dezembro de 2006, 21:50
Linux não possui bastantes softwares: PARCIALMENTE FATO
Linux têm soluções perfeitas para escritório (documentos, planilhas, apresentações), multimídia, gráficos, Internet, rede, desenho 3d). Por outro lado, não há Adobe Photoshop para Linux (há uma alternativa – o gimp, mas não fornece todas as funções que o Photoshop têm), e jogos (NFS, GTA...), embora muitos desenvolvedores de jogos estão olhando seriamente para o mercado de Linux e planejando desenvolver novos jogos também para o Linux. De fato, o Linux tem 90% de alternativas para programas do Windows, e alguns jogos 3d legais.

Eu diria que este ai é MITO. O Linux tem uma quantidade ciclópica de softwares de excelente qualidade. Pessoalmente tenho utilizado o GIMP com resultados excelentes. Não dá para negar que o GIMP é muito mais rápido que o Photoxups, além de consumir muito menos recursos da máquina. Se o usuário for altamente dependente de filtros comerciais para fazer o trabalho, vai achar que o Photoshop é melhor, mas se o usuário souber fazer as coisas na mão, o GIMP é mais do que suficiente.
O conceito dos jogos para o linux me parece bem diferente do conceito dos jogos para rWindows, fica difícil fazer uma comparação.

raphabonelli

Citação de: zohguy online 20 de Dezembro de 2006, 02:46
Não dá para negar que o GIMP é muito mais rápido que o Photoxups, além de consumir muito menos recursos da máquina. Se o usuário for altamente dependente de filtros comerciais para fazer o trabalho, vai achar que o Photoshop é melhor, mas se o usuário souber fazer as coisas na mão, o GIMP é mais do que suficiente.

Hei Zohguy... não preciso comentar com você o que acho do GIMP, mas ainda defendo a ausência de espaço de trabalho CMYK no GIMP é uma pedra no sapado que o torna insuficiente para trabalhos envolvendo mídia impressa. Eu utilizo, mesmo assim, mas volta e meia o resultado é uma roleta russa na hora da impressão.

Sobre o tópico. Muito legal a lista... é boa para recortar e divulgar. Com sua permissão, claro!
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Versuri

Citação de: rbonelli online 20 de Dezembro de 2006, 10:27
Sobre o tópico. Muito legal a lista... é boa para recortar e divulgar. Com sua permissão, claro!
Sem problemas, é para divulgar principalmente para aqueles que ainda não conhece o linux.