Barato sai caro: software pirata pode causar danos em computadores

Iniciado por Felix, 14 de Dezembro de 2006, 08:08

tópico anterior - próximo tópico

Felix

SÃO PAULO - Os consumidores que pretendem economizar e acabam por comprar softwares piratas podem ter gastos maiores no futuro. Isso porque, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto IDC, 43% dos sites que oferecem os programas para download gratuito instalam códigos maliciosos no PC.

Além disso, 73% dos softwares piratas contêm vírus e o usuário que o utilizar está 17% mais suscetível a ter o computador infectado por códigos maliciosos que prejudicarão as máquinas.

Quanto aos CDs de programas, o estudo indicou que 25% sequer funcionam, mais de 33% possuem chaves roubadas e muitos instalam programas indesejáveis que deixam o Windows vulnerável e possibilitam o controle remoto do sistema.

Pirataria oferece riscos Por causa desses problemas, a pesquisa encomendada pela Microsoft Corporation indica que a pirataria oferece riscos aos usuários de computadores e podem prejudicar os equipamentos.

Segundo o diretor da Microsoft Brasil, Emilio Munaro, os softwares têm sido porta de entrada para hackers roubarem informações pessoais, "especialmente de usuários domésticos e pequenas empresas".

O estudo relatou que, entre os riscos que o software pirata oferece para o computador do usuário, estão a infecção do PC por um código malicioso, a degradação de sistemas de proteção anti-vírus e a degradação da performance de outros programas de aplicação.

Custos do programa pirata Quando obtêm um software pirata, seja ele pela internet ou CDs, os consumidores pensam nas vantagens do momento, quando, na verdade, os riscos com uma ação como esta podem surgir no futuro.

Os custos para uma empresa eliminar um incidente com um código malicioso podem chegar a mais de milhões de dólares por caso. Segundo o estudo, para limpar o computador uma empresa gastaria US$ 7.903, enquanto que, para proteger o computador (US$ 10.617) e para casos de roubo de informação (US$ 21.500), as despesas são maiores.

Fonte : http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/infomoney/2006/12/12/ult4040u1536.jhtm

Polaco

Que exagero... usei software "alternativo" durante muitos anos, e isso incluía sistemas operacionais, jogos e programas de todos os tipos, comprados em dezenas de lugares diferentes, copiados de amigos e baixados da internet.

Em raríssimas ocasiões o software não funcionava igual à versão original e nunca encontrei uma versão do sistema operacional proprietário "genérico" com vírus.

Essa notícia pra mim não passa de terrorismo da ABES.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

agente100gelo

Como distorcer números:

CitarSÃO PAULO - Os consumidores que pretendem economizar e acabam por comprar softwares piratas podem ter gastos maiores no futuro. Isso porque, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto IDC, 43% dos sites que oferecem os programas para download gratuito instalam códigos maliciosos no PC.

Mesmo que os dados estejam corretos, parece que 43% dos softwares contém códigos maliciosos. Mesmo que um site tenha 1 programa considerado malicioso e outros 9.999.999 não ele entra na conta.

O copo meio cheio: 57% dos sites oferecem produtos sem códigos maliciosos. :)

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

zohguy

Sem dúvida essa notícia é tendenciosa. Eu também utilizei software alternativo por muuuuitos anos e nunca tive problemas, especialmente com o SO.
A verdade é que no caso do rWinXP, valia mais a pena instalar uma versão corporate (que não é vendida ao público geral) do que uma versão legal. Além disso a versão Home era uma baita armadilha, pois limitava até as opções de configuração do sistema.
Depois que modificaram os meios de impedir a pirataria no rWinXP, as coisas mudaram, agora existe alguma razão para instalar software dentro da legalidade, por conta dos updates e outros programinhas úteis para quem está iniciando (como o PhotoStory). Ainda assim, em comparação ao software livre disponível hoje em dia no mercado, não acho que software pirata ou mesmo software comercial legal sejam bons negócios.
A cada dia fico mais feliz com meu computador rodando o Ubuntu. :D

Felix

Citação de: zohguy online 14 de Dezembro de 2006, 14:19
(...)
Depois que modificaram os meios de impedir a pirataria no rWinXP, as coisas mudaram, agora existe alguma razão para instalar software dentro da legalidade, por conta dos updates e outros programinhas úteis para quem está iniciando (como o PhotoStory).

(...)

Para falar a verdade também não adiantou muito, pois meu "corsário" (prefiro chamar assim, é mais bonito que aquele nome de quem usa tapa olho", está rodando IE7, rWindows Defender e qualquer outra coisa que eu opte por instalar, mas que necessite verificação de autenticidade... kkkk

Citação de: zohguy online 14 de Dezembro de 2006, 14:19
A cada dia fico mais feliz com meu computador rodando o Ubuntu. :D
Faço minhas suas palavras....

Kamei Hyoga

Citação de: Felix online 14 de Dezembro de 2006, 08:08
(...)Os custos para uma empresa eliminar um incidente com um código malicioso podem chegar a mais de milhões de dólares por caso. Segundo o estudo, para limpar o computador uma empresa gastaria US$ 7.903, enquanto que, para proteger o computador (US$ 10.617) e para casos de roubo de informação (US$ 21.500), as despesas são maiores.(...)

Se o GNU/Linux fosse empregado, esse custo seria zero (ou muito inferior, com treinamento)

JeffersonX

haha Bem feito haha Isso é pra quem compra PC com Linux e muda pra Windows com tudo pirata hahaha
Brincadeira hein... Apesar que tem um fundo de verdade hahaha
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

greylica

Se você for nos camelôs aqui ou em qualquer cidade grande e abrir o CD-ROm dos caras verá que tem uns software que criam uma camada a mais de TCP/IP, e não se sabe a finalidade :)
deixa eles todos se ferrarem e a Microsoft continuar com o FUD, a única solução é abaixar o preço, por que U$ 399,00 pelo Vista eu não pago naum..... Beryl e XGL neles...
Mas eu tou tão feliz com o Kubuntu que acredito que vou dar um wipe out no meu win 2000 e guardar a licença ( afinal paguei por ela também... )
Ou enfiar a licença dentro de uma VM... Assim tenho tudo o que quero...

_Luks

nossa
nos meus 14 anos de vida, sempre usei software pirata e nunca tive problemas ... Vai ver é pq eu não faço as atualizações malignas do Windows :P

daskrs

É impressão minha ou a noticia ta insinuando que software original não pega vírus e nenhum outro tipo de malwares!?
Fora os números que eles nem dizem da onde sairam ^^, e nem vem me dizer do instituto IDC, eu nem seiq ue diabos é esse instituto e pelo visto o UOL também não sabe já que não colocaram nem o que significa a sigla e muito menos o link da pesquisa feita pelo tal instituto.
Eu nem tenho muito o que dizer sobre essa noticia. Mas pelo menos dessa vez não inventaram números para agredir o Linux.