O que acontece com o Racer

Iniciado por advogama, 13 de Dezembro de 2006, 20:34

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Akuhn

Então colega Hawker Hurricane AII,

Não é preciso copiar essa lib para /usr/lib, poderia no máximo criar um link simbólico para ela, mas nem isso é necessário pois o script racer exporta ela para o sistema, veja:
Citarexport LD_LIBRARY_PATH=$PWD/lib

Para depurar o script eu uso o echo, pode ter outra maneira mais fácil, mas eu não conheço.
Ex:
Citar
#!/bin/sh
###############################################################################
#
## LIFLG Startup Script
#
###############################################################################
#
# The game binary
GAME_BINARY="racer.bin"

# Subdirectory
SUBDIR="."

# Additional commandline options for mods etc.
CMD_ARGS=""

# don't use US keyboard layout
NOUSLAYOUT="true"


###############################################################################
## DO NOT EDIT BELOW THIS LINE
###############################################################################
readlink() {
    local path=$1 ll

    if [ -L "$path" ]; then
        ll="$(LC_ALL=C ls -l "$path" 2> /dev/null)" &&
        echo "${ll/* -> }"
    else
        return 1
    fi
}
echo "Parte1"
LANG=POSIX
export LANG
script=$0
count=0
while [ -L "$script" ]
do
    script=$(readlink "$script")
    count=`expr $count + 1`
    if [ $count -gt 100 ]
    then
        echo "Too many symbolic links"
        exit 1
    fi
done
GAME_DIR=`dirname $script`
echo "Parte2"
trap "setxkbmap" EXIT

# games run better with US keyboard layout
test $NOUSLAYOUT && setxkbmap -symbols 'us(pc101)'

cd $GAME_DIR
cd $SUBDIR

export LD_LIBRARY_PATH=$PWD/lib

# start the game
./$GAME_BINARY "$CMD_ARGS" "$@"
EXITCODE="$?"
echo "Parte Final"
# reset kb layout
setxkbmap

exit $EXITCODE

Veja aonde que o erro aparece antes do comentário, aí você vai eliminando até encontrar a linha exata que causa o erro.
Meu palpite é que o problema está nessa linha:
Citar./$GAME_BINARY "$CMD_ARGS" "$@"

[ ]'s a todos.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Hawker Hurricane AII

Obrigado Akuhn

Quanto ao seu palpite podes estar mais certo do que pensas. Vou dar uma olhada nisso amanhã. Depois posto o resultado.

Quanto a biblioteca sei que um link também resolveria, apenas segui um procedimento. No entanto É SIM, aparentemente, um procedimento necessário, vide que se o script realmente exportasse a lib, eu não teria o erro e em conseqüência não precisaria copiar a mesma para usr/lib ou criar seu respectivo link.

Obrigado pela ajuda
Luftwaffe Flugzeugführer

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Evandro Abu Kamel

Comigo aconteceu a mesma coisa, o jogo não iniciava.
Aí o amigo sugeriu copiar as libs para /usr/lib e o jogo rodou, mas numa tela pequena.
Tentei configurar, mas não mudou nada.
Cliquei e "Controls" mas aí o jogo fechou imediatamente.

Durante sua execução apareceu o seguinte texto:


evandro@evandro-desktop:/usr/share/games/racer$ ./racer.bin
QImage:Read(data/fonts/din14.tga)
QImage:Read(data/images/skidmark.tga)
QImage:Read(data/images/smoke.tga)
QImage:Read(data/images/track_lt.tga)
QImage:Read(data/images/track_rt.tga)
QImage:Read(data/images/track_up.tga)
QImage:Read(data/images/track_dn.tga)
QImage:Read(data/images/track_fw.tga)
QImage:Read(data/images/track_bw.tga)
QImage:Read(data/images/sun_lt.tga)
QImage:Read(data/images/sun_rt.tga)
QImage:Read(data/images/sun_up.tga)
QImage:Read(data/images/sun_dn.tga)
QImage:Read(data/images/sun_fw.tga)
QImage:Read(data/images/sun_bw.tga)
--- application start ---
Chair/telemetry control to localhost:25010
[QN] QNSocket:Bind(); can't bind to address (Address already in use)
RChair:Enable(); can't open socket at port 25010
RAutoJoin:Create()
Autojoin: we are the master/server
QImage:Read(data/images/repbuts.tga)
RAudio:Load(); enable=1
FMOD initializing
QImage:Read(data/images/race.tga)
QImage:Read(data/images/standings.tga)
QImage:Read(data/images/car_indicator.tga)
QImage:Read(data/fonts/din14.tga)
QImage:Read(data/images/wheel.tga)
QImage:Read(data/images/menu_bgr.jpg)
QImage:Read(data/images/logo.tga)
QImage:Read(data/fonts/din14.tga)
QImage:Read(data/fonts/realvirtue40.tga)
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
Autojoin server - poll
rrSetupMain
rrSetupGfx
Scan joy 0
QDXJoy ctor
QDXJoy: opening joystick dev  n=0, devName='/dev/js0'
QDXJoy: can't create/find joystick #0
RListBox dtor
Exceção de ponto flutuante
evandro@evandro-desktop:/usr/share/games/racer$


Só isso.
Tô tentando aqui.
Aguardo ajuda.
Valeu!!


Akuhn

Citação de: Akuhn online 14 de Janeiro de 2007, 23:38
Testado!

Consegui baixar, instalar e rodar o jogo.

Ubuntu 6.06, placa de vídeo ATI Radeon 9200SE 128 MB.
Driver da ATI instalado a partir do repositório do Ubuntu.

Estou achando que o problema que vocês tiveram está relacionado a forma de instalação, então vão aí minhas dicas:
Eu segui exatamente as instruções do site ubuntugames, com exceção de quando vai instalar.
Lá diz para fazer assim:
Citar./racer_0.5.2beta8.9-english.run

Isso vai fazer com que o jogo seja instalado no seu diretório de usuário, eu particularmente prefiro e acho mais organizado instalar os jogos em /usr/local/games que é o padrão.

Então fiz assim:
Citarsudo ./racer_0.5.2beta8.9-english.run

Depois:
Citarsudo chown -R $USER.$USER /usr/local/games/racer

IMPORTANTE:
Quando terminar a instalação não clique em "start", feche o instalador e abra o jogo pelo terminal digitando "racer" ou através do menu.

PS: hehehe, não descobri como sair do jogo ainda, só usando "kill -9 pid", se alguém souber posta aí.

Dúvidas? Comentem... Forneçam detalhes dos problemas que tiverem, [ ]'s.


Pra mim também rodou em tela pequena (800x600), por isso tem que dar permissão no diretório racer ao seu usuário.
Para que você possa mudar as configurações é necessário gravar elas no diretório do jogo.

Citarsudo chown -R $USER.$USER /usr/local/games/racer

Mude a configuração, feche o jogo e abra denovo, eu mudei pra 1024x768 que é a resolução que uso no desktop e rodou em tela cheia, normal.
Até os menus funcionam e não preciso mais dar kill no jogo para poder sair dele.
Apesar de ser versão beta ele já está bem legalzinho.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

vitor

e os controles pelo teclado, já conseguiram configurar?
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Hawker Hurricane AII

Já arrumei a resolução. No entanto ainda não consigo sair do jogo sem usar kill. Há alguma tecla que precise ser configurada para isso???

Também não consegui configurar o teclado.
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Evandro Abu Kamel

Finalmente consegui jogar, mas também, os controles estão perdidos.  XD
Tentei mexer no arquivo "/racer/data/ctrlsets/custom.ini", pois é lá que ficam os controles, mas tive uns probleminhas com as primeiras linhas (se olharem), mas o jogo tá funcionando.

Aguardo resposta.
Flw.


Evandro Abu Kamel

#22
CONSEGUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!   \o/  \o/  \o/  \o/ 

Configurei os controles pelo teclado!!!!!!!!!!!!!!!
OFF: Me desculpem se estiver foodando.

------

O negoço é o seguinte: configurei meu custom.ini da seguinte maneira:



misc
{
  displayname=Racer controls - defined ingame by menu
}
controllers
{
  count=2
  controller0
  {
    index=0
    keyboard=1
  }
  controller1
  {
    index=1
    mouse=1
  }
}
controls
{
  steerleft
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=left
  }
  steerright
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=right
  }
  throttle
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=z
  }
  brakes
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=x
  }
  shiftup
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=up
  }
  shiftdown
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=down
  }
  clutch
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=c
  }
  handbrake
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=3
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=1
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5000.000000
    sensitivity_fall=10000.000000
    key=space
  }
  starter
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=s
  }
  horn
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=v
  }
  shift_r
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=r
  }
  shift_1
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=1
  }
  shift_2
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=2
  }
  shift_3
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=3
  }
  shift_4
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=4
  }
  shift_5
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=5
  }
  shift_6
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=6
  }
  shift_7
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=7
  }
  shift_8
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=8
  }
  shift_9
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=9
  }
  automatic
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=a
  }
  change_cam
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=d
  }
  reset_car
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=q
  }
  speedlimiter
  {
    controller=1
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=
  }
  pov_yaw
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=
  }
  pov_pitch
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=
  }
  lights
  {
    controller=0
    axis=
    min=0
    max=1000
    button=-1
    pov=-1
    negate=0
    make_analog=0
    linearity=1.000000
    sensitivity_rise=5.000000
    sensitivity_fall=50.000000
    key=l
  }
}



Pelo que eu entendi, "controller0" é o primeiro jogador, o padrão, e "key" é a tecla no teclado responsável por tal comando.
Outra coisa, depois quero tentar mexer nas sensibilidades, porque tá um pouco cabuloso aqui.

Do jeito que está aí, os comandos são:

Z - Acelera
X - Freia
Up - Aumenta a marcha
Down - Diminui a marcha
Esquerda e Direita são os direcionais
1 e 3 - Aproximam e Distanciam a câmera.


Creio que isso é o básico, e também, o arquivo é de fácil compreensão.

Flw!!


Joseph

Citação de: Evandro Abu Kamel online 21 de Janeiro de 2007, 12:59
CONSEGUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!   \o/  \o/  \o/  \o/ 

Configurei os controles pelo teclado!!!!!!!!!!!!!!!
OFF: Me desculpem se estiver foodando.

------

O negoço é o seguinte: configurei meu custom.ini da seguinte maneira:

parabens camarada, resta agora aprendermos como sair do jogo.

Hawker Hurricane AII

AEEEE VALEU Evandro Abu Kamel!!!

Agora só falta descobrir como sai do jogo sem ter que dar kill, como o colega disse.

No mais belezinha.

Valeu
Luftwaffe Flugzeugführer

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seixip

Olá, esse tópico é um pouco velho, mas não vejo pq criar outro se estou com um problema parecido com o que dizem aqui.
Recentemente vi sobre esse jogo (Racer) e fiquei afim de jogá-lo, porém quando vou jogar a parece esse erro:
P.S.: A versão do Jogo é Racer 0.5.4 beta 1, estou usando Ubuntu 8.04 / Kernel 2.6.24-22-generic

CitarQImage::Read("data/cars/lambomurcielago/times.tga")
QImage::Read("data/fonts/din14.tga")

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Floating point exception
Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais