Atalhos personalizados no Ubuntu

Iniciado por rockz, 12 de Dezembro de 2006, 00:04

tópico anterior - próximo tópico

rockz

Texto retirado do meu blog:

Para quem usa o Ubuntu a maneira mais simples de personalizar seus atalhos é usando a aplicação "Atalhos de Teclado" (Sistema>Preferências>Atalhos de Teclado). Lá você pode encontrar várias ações pré-definidas, a maioria já tem atalhos setados, porém existem outras que estão desativadas. Eu atribui atalhos para ações rotineiras como abrir a pasta pessoal e executar o terminal, ainda vale lembrar que abrir o menu "Aplicações" e abrir o diálogo "Executar Aplicação" já têem atalhos definidos, alt+f1 e alt+f2 respectivamente.

Ao abrir o configurador você deve ter notado uns atalhos estranhos, 0xf5, 0xe5, 0xb2. Mas o que vem a ser isso? Esses são atalhos para teclados multimídia, aqueles com um monte de botões e funções extras.

Bem... temos uma bela possibilidade agora. Se seu teclado não é multimídia não é por isso que você vai ficar sem algumas mordomias. Fique a vontade para setar todos os atalhos que você quiser e assim seu teclado de menos de R$20,00 poderá abrir vários aplicativos, aumentar som e ejetar o drive de CD com uma simples combinação de teclas.

arlei

Ao meu ver uma configuração muito simples porém bastante útil, e que na grande maioria das vezes passa despercebido ao usuário.
Grande dica rockz.

T+
Arlei

jomafras

Citação de: rockz online 12 de Dezembro de 2006, 00:04
Texto retirado do meu blog:

Ao abrir o configurador você deve ter notado uns atalhos estranhos, 0xf5, 0xe5, 0xb2. Mas o que vem a ser isso? Esses são atalhos para teclados multimídia, aqueles com um monte de botões e funções extras.

Eu entrei lá e tinha ficado meio  perdido...
Agora vou usar.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

rockz

Citação de: arlei online 12 de Dezembro de 2006, 10:04
Ao meu ver uma configuração muito simples porém bastante útil, e que na grande maioria das vezes passa despercebido ao usuário.

Foi mais ou menos o que eu pensei, tem certas coisas que estão facilmente a nossa disposição e mesmo assim costumam passar despercebido e as vezes são esses pequenos detalhes podem fazer a diferença.

Darcamo

Citartem certas coisas que estão facilmente a nossa disposição e mesmo assim costumam passar despercebido e as vezes são esses pequenos detalhes podem fazer a diferença.

Com certeza. E são tantos os exemplos
"Conectar ao Servidor..." no menu locais -> Ótimo para quem precisa acessar uma pasta por ssh ou ftp (quem é que ainda precisa de gftp se temos o nautilus);
Bookmarks do nautilus -> Podemos ter 1 milhão de pastas no nosso home, mas costumamos acessar rotineiramente apenas umas poucas. O firefox até enxerga os bookmarks do nautilus facilitando escolher a localização para downloads, por exemplo;
"Ctrl+S no nautilus" -> Permite selecionar facilmente arquivos através de expressões regulares. Ex: "*Capital* *.mp3" (sem aspas) seleciona todas os arquivos mp3 contendo a palavra Capital no nome.
"Ctrl+Alt+Seta" -> Muda de um workspace para outro. Caso segure o Shift trambém a janela ativa vai junto.

Etc, etc, etc..
São essas pequenas praticidades e muitas outras que não me fazem ter nenhuma saldade de windows desde que o abandonei a uns dois anos.

advogama

Achei muito legal a dica, principalmente os atalhos para música. A questão é que eu gosto do XMMS, e os atalhos são relacionados ao Rhythmbox. Algum amigo sabe como mudar o tocador padrão?
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

mauro

Boa dica!!!
Acabei encontrando utilidade para a tecla com o logo do win, agora inicializa o terminal...  ;D

Akuhn

Caraca e eu que estava pensando em como ia fazer pra achar algum script ou coisa parecida pra fazer as teclas multimídia do meu teclado funcionarem.
E no Ubuntu elas já funcionam por padrão, por isso que eu to gostando tanto do Ubuntu, as coisas realmente funcionam e facilitam a vida dos usuários.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

JeffersonX

Essa do CTRL+S é show demais! Muito útil!
Aqui no meu teclado tive que configurar algumas teclas para navegação no Firefox pelo xmodmap. Mas no mais o resto funcionou beleza.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

gansinho

Citação de: advogama online 12 de Dezembro de 2006, 23:29
Achei muito legal a dica, principalmente os atalhos para música. A questão é que eu gosto do XMMS, e os atalhos são relacionados ao Rhythmbox. Algum amigo sabe como mudar o tocador padrão?
cara já tentei com muito afinco isso, revirei canais do mirc em 15 idiomas diferentes (ok foram só 2) e pelo visto não rola... a dica que eu te dou é:
deixe o campo de atalho para lançar o tocador padrão em branco, e complete apenas os outros... assim eles vao funcionar com qualquer um que esteja funcionando (pelo menos aqui deu certo com o exaile e com o listen)
ou então baixe o amarok q tem atalhos "universais" q vc configura nele mesmo

ps... pq no gnome não tem estes atalhos universais que quase todos os aplicativos de kde tem, são MUITO úteis

samuelbh

Muito boa essa dica! Por isso que amo o Linux, e o Ubuntu!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum