VLC se perde nas legendas [resolvido]

Iniciado por Hawker Hurricane AII, 09 de Dezembro de 2006, 19:34

tópico anterior - próximo tópico

Hawker Hurricane AII

Olá

Utilizo o VLC para reproduzir vídeos e filmes aqui em casa. Ele funciona muito bem, diga-se de passagem. No entanto de uns tempos pra cá reparei que um problema começou a ocorrer. Ele se perde nas legendas. Ou seja, eu abro um filme com legendas em formato srt e ambos os arquivos, tanto o vídeo como a legenda com o mesmo nome. O que acontece é que ele não exibe a legenda às vezes. Por exemplo: Ele abre o filme e começa tudo certo, as legandas aparecendo e tudo mais. Do nada as legendas param de aparecer, voltando a aparecer logo em seguida. E isso fica o filme todo.

Sei que não é problema nas legendas, pois já havia assistido o mesmo filme com o mesmo arquivo de legenda antes e tudo funcionava 100%. E se eu abro o arquivo com outro player, as legendas aparecem perfeitamente. Só que prefiro usar o VLC, que é bem rápido e muito bom.

Alguém tem alguma idéia?

Valeu
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Felix

Eu estava com um problema parecido, daí percebi que os nomes dos arquivos não estavam iguais, quer dizer, para antigo usuário windows como eu era, eles estavam ok, mas o linux é "case sensitive", ou seja, uma letra maiúscula ou minúscula faz toda a diferença. Depois que eu deixei tudo realmente igual, mudando apenas as extensões, o VLC voltou a funcionar corretamente.

Hawker Hurricane AII

Pois é Felix. Sei disso, no entanto não é esta a causa do problema. Posso garantir, pois agora mesmo verifiquei os nomes, e pra ter certeza ainda selecionei o arquivo do vídeo e dei um F2. Ele seleciona apenas o nome do arquivo (sem a extensão) e renomeei o arquivo. O filme roda beleza, mas as legandas continuam aparecendo e desaparecendo. Segue um trecho da legenda:
1
00:00:05,000 --> 00:00:12,000

2
00:00:12,001 --> 00:00:18,001

3
00:00:19,183 --> 00:00:21,342
Chapeuzinho vermelho.

4
00:00:21,394 --> 00:00:23,427
Você deve conhecer a história.

5
00:00:23,479 --> 00:00:26,482
Mas todo conto é muito mais
do que apenas aquilo que se vê.

6
00:00:26,534 --> 00:00:28,432
É como sempre dizem:

7
00:00:28,484 --> 00:00:30,987
Não dá para julgar
um livro por sua capa.

8
00:00:31,039 --> 00:00:33,281
Se quiser saber a verdade.

9
00:00:33,333 --> 00:00:36,617
Tem que folhear.

Então não sei o que pode estar havendo. Obrigado pela ajuda.
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB

Felix

Infelizmente não tenho idéia, pois o meu problema foi solucionado dessa forma mesmo, pelo nome dos arquivos, claro que para não ter nenhuma dúvida eu não os digitei, fiz como vc disse, "F2" para renomear,  copiei o nome do arquivo original, deixei como estava, dei um "F2" no arquivo de legenda e colei....

Quem sabe alguém mais possa dar outra opinião...

Hawker Hurricane AII

Pois vou tentar uma remoção completa do pacote. Não achei nenhuma configuração sobre isso no programa, mas vamos ver se não é uma questão de algum arquivo de configuração escondido. Acho que se for isso a remoção completa deve resolver.

Depois posto o resultado. Enquanto isso quem tiver alguma idéia, por favor, me dê uma luz.

Obrigado

Editando:

Resolvi o problema. Depois de ter removido o programa por completo e não ter adiantado, só poderia ser uma configuração padrão que estava causando o transtorno. Um recurso ótimo mas que desconhecia me ajudou e muito a descobrir a solução (por isso gosto do VLC hehehe). Abri o programa e abrir o filme. Deu o erro e fui olhando os menus até que entrei em "Visão" > "Mensagens". Ali me apareceu claro como a luz do sol o motivo para que as legendas desaparecessem do nada e voltassem a aparecer. A mensagem:
subsdec error: failed to convert subtitle encoding.
Try manually setting a character-encoding before you open the file.

Depois foi só escolher a codificação correta da legenda, no caso foi ISO-8859-1 e mandar ver. Tudo certo agora.

A única coisa estranha é que antes eu nunca precisei escolher a codificação, mesmo para este filme. Já tinha olhado ele algumas vezes e nunca tive problemas. Mas então fica a dica, problemas com a legenda, verifiquem a codificação.

Obrigado pela ajuda Felix.

Valeu
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB

Rwainder Miller

Citação de: Hawker Hurricane AII online 09 de Dezembro de 2006, 20:41
Pois vou tentar uma remoção completa do pacote. Não achei nenhuma configuração sobre isso no programa, mas vamos ver se não é uma questão de algum arquivo de configuração escondido. Acho que se for isso a remoção completa deve resolver.

Depois posto o resultado. Enquanto isso quem tiver alguma idéia, por favor, me dê uma luz.

Obrigado

Editando:

Resolvi o problema. Depois de ter removido o programa por completo e não ter adiantado, só poderia ser uma configuração padrão que estava causando o transtorno. Um recurso ótimo mas que desconhecia me ajudou e muito a descobrir a solução (por isso gosto do VLC hehehe). Abri o programa e abrir o filme. Deu o erro e fui olhando os menus até que entrei em "Visão" > "Mensagens". Ali me apareceu claro como a luz do sol o motivo para que as legendas desaparecessem do nada e voltassem a aparecer. A mensagem:
subsdec error: failed to convert subtitle encoding.
Try manually setting a character-encoding before you open the file.

Depois foi só escolher a codificação correta da legenda, no caso foi ISO-8859-1 e mandar ver. Tudo certo agora.

A única coisa estranha é que antes eu nunca precisei escolher a codificação, mesmo para este filme. Já tinha olhado ele algumas vezes e nunca tive problemas. Mas então fica a dica, problemas com a legenda, verifiquem a codificação.

Obrigado pela ajuda Felix.

Valeu
como se faz para mudar a codificação? to com o mesmo problema mas não vejo opção para mudar a codificação do vídeo se puder me ajudar,valeu

Hawker Hurricane AII

Opa

Para abrir o arquivo não use a opção Quick Open File, e sim apenas Open File. Isso vai lhe exibir uma janela com mais opções. Então aponte o caminho do vídeo e depois da legenda. Quando tu marcar o checkbox "Usar arquivo de legendas" um botão ao lado será ativado. Então clique em "Advanced Settings" e dentro desta terceira janela a primeira opção é a codificação.

Espero que ajude.

Falou
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB

ginho

Cara, tua dica funcionou inclusive com o arquivo de legenda SRC de nome diferente do AVI
Obrigado.
Agora tenho 2 filmes para assistir.

engleo

:D CARA VALEW PELA DICA...
VIVA O LINUX...