Placa nvidia GeForce. Como instalar? [ RESOLVIDO ]

Iniciado por Neeo, 05 de Dezembro de 2006, 10:42

tópico anterior - próximo tópico

Neeo

Primeiramente sei que este tópico já foi relatado várias vezes porém em nenhum deles eu encontrei uma resposta a nível iniciante (meu caso).

Tentei fazer a instalação ontem em casa, porém o x não iniciava, o erro retornava que o gmd não conseguiu encontrar alguma coisa... que eu precisa reconfigurar ou instalar corretamente.

Bom, tentei fazer o backup do meu xorg.conf, não funcionou! Fiz de tudo e nada.

Bom, alguém poderia me ajudar? Me dizer o que tenho que fazer desde o começo? Porque dá esses erros? Como eu inicio meu x? x start?

Quero muito usar o linux, mas preciso dessa placa funcionando... Fora que nem os codecs para ouvir mp3 eu tenho... Ai ai ai.

Bom obrigado por todos. Sou programador PHP e Desenvolvedor Flash Action Script Avançado. Se eu puder ajudar alguém ficarei feliz. Grato.

Allan Christian

ins3rt c0in

Que modelo de nvidia você tem?? É estranho, as placas da nvidia são bem aceitas no Linux. tenho uma FX 5200 que funciona muito bem! Em nenhum momento você conseguiu entrar na parte gráfica?

Neeo

Não, não. Eu entro na parte gráfica corretamente. Porém quando eu tento instalar o Driver da nvidia (para ter aceleração 3D), ocorre esse bando de erro.

Tenho uam geforce 7900 512Mb PCI-Express.

Eu queria colocar efeitos 3D no Ubuntu, por isso estou tentando instalar essa placa.

Grato.

Polaco

Olá neeo

Para instalar facilmente tanto o driver proprietário da NVidia quanto os codecs multimídia (e mais outras coisinhas legais) a maneira mais fácil é usar o automatix. Ele baixa, instala e configura tudo automaticamente.  :)

Outra coisa que pode estar acontecendo é por sua placa ser muito nova, ela ainda pode não ter suporte no Linux, é recomendável utilizar o último driver disponível.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Neeo

Polaco, não querendo enxer não...

É só eu ir nos Repositórios, encontrar o Automatix e escolher instalar oque? Tem algum "PACOTÃO"? Ou tenho que escolher um por um? Ele faz tudo sozinho mesmo? Vlw.

Obrigado pela atenção, sei que sou nooba no linux, mas devagar agente chega lá.

Vlw

ins3rt c0in

Neeo, eu não sei qual versão do drive tem no automatix. Mas se você quer uns efeitos 3D e coisa e tal é melhor instalar o drive Beta. Tá em fase de teste mas tá muito estável (pelo menos comigo).

Aqui tem como instalar o Beta pelo apt, mas tá junto com o tutorial do Beryl!

http://hamacker.wordpress.com/2006/10/23/aiglx-beryl-no-ubuntu-edgy-610-so-para-nvidia/

1) Dê um ALT+F2 e digite:

gksu gedit /etc/apt/sources.list

E acrescente estas duas linhas na relação de seus repositórios :

deb http://amaranth.selfip.com/ edgy lrm
deb-src http://amaranth.selfip.com/ edgy lrm

Salve o arquivo e abra o terminal

2) Atualize seu repositório :

sudo apt-get update
    sudo apt-get dist-upgrade

Só para confirmar que estejam instalados o conjunto do kernel completo :

sudo apt-get install linux-generic linux-restricted-modules-generic nvidia-glx

3) Configurando o servidor Xorg :

Dê um ALT+F2 e ao aparecer uma janela de dialogo solicitando o que executar então digite :

gksu gedit /etc/X11/xorg.conf

Na sessão "Screen" e "Device" adicione a linha (pode ser no topo) :

Option "AddARGBGLXVisuals" "True"

Na sessão "Device" que contém o driver "nv", voce terá de fazer a seguinte modificação :

trocar a ocorrencia ocorrência :
    Driver "nv"

por :

Driver "nvidia"

E opcionalmente poderá acrescentar esta nova opção :

Option "TripleBuffer" "true"

Salve o arquivo.

Pronto. Essa é a parte referente à instalação do drive da nvidia desse tutorial!

Como sua plava é novinha (inveja) eu acho melhor você usar um drive novo também!

Se achou muito difícil e quer tentar o automatix:

http://wiki.ubuntubrasil.org/Utilitarios/Automatix

p.s - Uma coisa que eu lembrei, você executou esse comando depois de instalar o drive?

sudo nvidia-glx-config enable

Esse comando é necessário se você instalar pelo synaptic ou apt.

Polaco

Citação de: Neeo online 05 de Dezembro de 2006, 12:02
Polaco, não querendo enxer não...

É só eu ir nos Repositórios, encontrar o Automatix e escolher instalar oque? Tem algum "PACOTÃO"? Ou tenho que escolher um por um? Ele faz tudo sozinho mesmo? Vlw.

Obrigado pela atenção, sei que sou nooba no linux, mas devagar agente chega lá.

Vlw

Instruções de como instalar o Automatix:

http://www.getautomatix.com/wiki/index.php?title=Installation

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Neeo

Citação de: inc3rt c0in online 05 de Dezembro de 2006, 12:36
p.s - Uma coisa que eu lembrei, você executou esse comando depois de instalar o drive?

inc3rt c0in, esse comando eu tenho que fazer em que hora?

Grato. Neeo

ins3rt c0in

Logo depois que voc instalar pelo synaptic ou pelo apt! Se você não fez tente fazer pelo Synapitc. Repare que nas opções do pacote tem esse alerta no final! Se nem assim der certo acho melhor você encarar o drive beta que eu indiquei. Ele deve dar suporte a uma placa nova como a sua !

Neeo

Bom, vou tentar pelo apt (seguindo os comandos que você me passou).

Pelo Synaptic eu não sei quais drivers eu tenho que pegar. Fiz uma busca ontem por nvidia e veio uma porrada, ae fica difícil. Se isso não der vou instalar novamente e tentar com o Automatix.

Se isso não der, eu juro que não sei! hehehe...

Até mais pessoal, qualquer mudança no status eu respondo aqui.

Obrigado a todos.

ins3rt c0in

O pacote no synaptic é o nvidia-glx ! Não esqueça o comando!

Editado: Além do synaptic você pode ir em:

Aplicações - Adicionar/ Remover Aplicações

Procure por Nvidia e escolha "Nvidia Binary X.Org driver". Cuidado para não escolher "legacy driver". Desse jeito você continua tendo que executar:

Repare na descrição do pacote!

Neeo

Pessoal, depois de muito tempo eu consegui arrumar tudo. Instalei a placa, e agora o Beryl.

Gostaria de agradecer as pessoas que me ajudar e se não for pedir muito, alguem sabe onde eu posso encontrar temas para o Beryl?

Tenho um outro erro agora, meu som esta zuado.

Bom, vou postar em outro tópico obrigado.

ins3rt c0in

Pra que fique bem claro. O Neeo ta tendo tanto problema porque eu mandei respostas para o Edgy e ele usa o Dapper (eu vi agora noutro post). Não se esqueçam de verificar a versão! Só deu pipino isso! Num sei nem como liga o computador dele.  :-\

Neeo

O video ta blz

Agora é o som, tem mais 2 pessoas com o msm problema.

To vendo isso

Té mais

Vlw tiu

orieto

sem saber exatamente o que fazer daqui pra frente:
apliquei o pacote e tudo certo, mas ao dar o comando <sudo nvidia-glx-config enable>
vem tudo isto:
                      Error: your X configuration has been altered.
                      This script cannot proceed automatically. If you believe that this
                      not correct, you can update the md5sum entry executing the following
                      command:
                      md5sum /etc/X11/xorg.conf | sudo tee /var/lib/x11/xorg.conf.md5sum
                      otherwise edit manually /etc/X11/xorg.conf to change the Driver section
                      from nv to nvidia.