Compartilhando uma conexão do Ubuntu para o Windows.

Iniciado por GustavoSR, 30 de Novembro de 2006, 14:03

tópico anterior - próximo tópico

GustavoSR

Seguinte:
Tenho um modem(router), ligado a um hub, ligado ao meu PC (Ubuntu) q tem q distribuir a conexão para um outro PC q tem Windows...
+ou- assim:

modem(router)----HUB----Ubuntu-----Windows

Como faço pra fazer o compartilhamento da conexão q está no Ubuntu para o Windows?
A grande questão, é q eu não preciso me logar na net para usá-la, sacou? É só ligar a máquina q ela já está conectada...
Se alguém souber como fazer isso, por favor! Serei muito grato!

arlei

Amigo,

talvez não tenha entendido muito bem sua questão, mais se seu modem é roteador basta vc conectar o outro PC com windows no HUB e não no Ubuntu, se é que como disse entendi direito.

T+
Arlei

MrBoss

Sou iniciante quanto ao uso de linux e para compartilhar a dsl aqui em casa utilizo os seguintes comandos www.linksoft.com.br/ubuntu lá tem um arquivo compartilhando-dsl aqui funcionou.
Ai é so colcocar estes comandos para serem executados qnd for dado o boot.
----------
Engenheiro Civil

arlei

Citação de: MrBoss online 30 de Novembro de 2006, 14:29
Sou iniciante quanto ao uso de linux e para compartilhar a dsl aqui em casa utilizo os seguintes comandos www.linksoft.com.br/ubuntu lá tem um arquivo compartilhando-dsl aqui funcionou.
Ai é so colcocar estes comandos para serem executados qnd for dado o boot.

Até entendo que talvez ele queira usar o Ubuntu como roteador, por questões de segurança ou outra qualquer, mais como disse antes ele não precisa disso para acessar a internet da sua rede interna, pois seu modem é o roteador, ou seja, o gateway (portão entre a rede interna e a internet) que a partir do HUB ira rotear o acesso a internet entre as varias maquinas (conforme a figura que passei).

T+
Arlei

GustavoSR

Ei Arlei!
Obrigado pela resposta, porém eu não tenho como conectar o PC com o windows no roteador, só dá para conectá-lo no PC com Ubuntu.
É uma questão mais financeira (comprar um cabo novo e muito grande) do q de praticidade... Oq seria MUITO mais fácil de fazer (conectar o PC com Windows no roteador).
Concordo com vc, é muito mais simples, porém eu não tenho como fazê-lo.
Tipo, e como vc mesmo disse, eu não preciso fazer uma conexão com o modem, pois ele é um roteador, daí não precisa de autenticação, etc e tal... Só precisa do "encaminhamento" da conexão q chega no Ubuntu para o Windows.
Valeu pelas dicas, mas ainda não consegui resolver o problema!
Abraços!

[edit]
Fiz oq o MrBoss disse e não funcionou...
Ainda estou tentando alguma outra solução, alguém poderia ajudar?
Abraços!
[/Edit]

MrBoss

De uma olhada novamente pois tinha um erro no arquivo agora fiz um texto explicando melhor espero que agora de jeito.
----------
Engenheiro Civil

GustavoSR

Valeu, vou tentar de depois te digo se funcionou!
Abraços!

GustavoSR

É, não funcionou.
Será q se eu não criar no Ubuntu um servidor de internet (colocando a conexão da placa eth0 disponível para a placa eth1) não fica melhor?
Gostaria de saber se isso irá modificar a forma como a internet no ubuntu funciona...
Abraços!

NightmareWarrior

A questao é que
no link que o mrboss mandou
pede pra baixar o arquivo nat
+ nat eh uma pagina .htm
como vou baixar? :S

MrBoss

o arquivo nat ta sem extensão nenhuma no link www.linksoft.com.br/ubuntu/nat e também tem um texto no faq disponivel no link www.linksoft.com.br/faq
----------
Engenheiro Civil