Dúvida básica sobre o GIMP

Iniciado por zohguy, 23 de Novembro de 2006, 03:00

tópico anterior - próximo tópico

zohguy

Essa eu procurei no manual do GIMP, tentei driblar o problema, mas realmente me é incomodativo...
Digamos que eu queria fazer um "cutout" em uma imagem, ou mesmo recortar um objeto em uma imagem e colar em outra imagem no GIMP... Coisas super básicas com as quais não se faz composições digitais nem se edita pra valer imagens.
Tenho várias opções de ferramenta: seleção circular, seleção de quadrado, mão livre, seleção por cor, magic wand (regiões contíguas) e seleção de formas (que seria quase uma seleção ponto a ponto).
A seleção ponto a ponto se faz super útil quando não se dispõe de uma mesa digitalizadora ou semelhante. Coisas que não são possíveis utilizando o mouse + seleção de mão livre, se tornam possível por meio da seleção ponto a ponto.
Quando preciso desse tipo de seleção no GIMP (ou seja, quase sempre), recorro a ferramenta de seleção de formas. Porém esta ferramenta distorce o caminho entre os pontos indo de encontro às mudanças de cor/tonalidade. Se eu quisesse fazer esse tipo de seleção utilizaria o magic wand ou seleção por cor!
O que eu quero é que o caminho selecionado entre o ponto A e o ponto B seja reto. Porém não consigo fazem com que essa ferramenta trabalhe dessa maneira.

Então... Alguém pode me ajudar?

Situação que vem acontecendo comigo, e os comentários que ela gera:
_titi  says:
beem tri!
mas o photoshop faz isso sozinho :PPP

zohguy says:
É verdade, eu teria feito isso no photoshop em um terço do tempo que levei para fazer no GIMP, e o resultado provavelmente ficaria bem melhor...
Mas isso é culpa do fato de eu estar aprendendo a usar o GIMP, que é software livre, ocupa um décimo do espaço que o Photoshop ocupa no disco e carrega em um quarto do tempo que o Photoshop leva pra carregar. (:

http://www.flickr.com/photos/zohguy/303896046/?#comment72157594388482856

mkent

Citação de: zohguy online 23 de Novembro de 2006, 03:00
Então... Alguém pode me ajudar?

| Cara, já tentei fuçar em um monte de coisas aqui, mas tá complicado!  ???
| Mantendo pressionada a tecla CTRL ele tenta fazer a linha ficar reta, mas quando soltamos o clique do mouse a linha é distorcida de acordo com a imagem trabalhada.
| Ou essa função realmente não está implementada no software e precisamos esperar uma atualização ou está mais escondido que tatu em buraco.  :-\
MKent. Life is believing.

zohguy

Esse eu acho que é o problema mais grave no GIMP, mas deve haver uma maneira de contorná-lo, caso contrário ninguém conseguiria utilizá-lo de maneira eficiente.

raphabonelli

O problema é facilmente solucionável no GIMP... só precisa que o raciocínio, já treinado no Photoshop (o que também é meu caso) faça uma pequena curva, e então você descobre que o metodo no GIMP é ainda melhor.

Use a ferramenta CREATE AND EDIT PATHS. Você tera a opção de reta ou curva de bezier, e basta escolher POLIGONAL na barra de ferramentas se quiser apenas retas. Esta solução ainda lhe dá a opção de fazer correções na PATH para melhorar sua seleção (no Photoshop vc teria de fazer denovo, ou adicionar e remover pedaços da seleção). Tudo feito CONTROL + CLICK em cima do primeiro ponto fecha a PATH. Agora basta clica "CREATE SELECTION FROM PATH" e tudo OK.

;) - Grande abraço, e parabéns por, mesmo conhecendo o Photoshop, enfrentar o desafio de aprender o GIMP.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

zohguy

Testado e aprovado!!! Eu não sabia da opção de selecionar vetores poligonais!! Valeu! :D

mkent

Citação de: rbonelli online 25 de Novembro de 2006, 08:29
parabéns por, mesmo conhecendo o Photoshop, enfrentar o desafio de aprender o GIMP.

| Cacilda... é nessas horas que a gente vê o quanto as coisas são fáceis e nós sabemos tão pouco ou nada.
| Agora tenho mais um motivo para instalar o Ubuntu em minha máquina. ;D
MKent. Life is believing.

raphabonelli

Eu tenho utilizado o Ubuntu com frequencia para design gráfico (XaraXtreme, GIMP, Scribus e Blender), então sempre que vocês tiverem alguma dúvida, dá um toque que tentamos nos ajudar e contornar os obstáculos.

Grande abraço.
.......................

zohguy

Mais uma pergunta sobre o GIMP: tenho uma seleção flutuante ou uma camada, sobre um fundo branco.
Se eu quiser arrastar ela até a borda da imagem, mas sem passar, existe alguma coisa que eu possa ativar para limitar esse arraste? Como as bordas magnéticas do corel?

LedStyle

Cara... a melhor forma de tirar alguma coisa da imagem é usando as máscaras. Tem gente que tem medo de máscaras, mas é muito mais fácil que você pode imaginar.

1 - Selecione a camada onde está a imagem que você vai cortar
2 - Pressione "Shift + Q" para ativar uma máscara rápida. A imagem vai ficar avermelhada
3 - Coloque um nível bom de zoom, que dê para você ver bem a borda que você pretende cortar
4 - Pegue o pincel, selecione a cor branca, escolha um tamanho bom e comece a preencher com a parte interna da borda. Clique, segure Shift, clique no próximo ponto e vá assim traçando por dentro das bordas
5 - Quando terminar de fechar a seleção, pegue a varinha mágica, selecione a área vermelha dentro do objeto que você pintou as bordas.
6 - Vá em Seleção -> Aumentar Seleção e amplie uns 3 pixels (varia de acordo com a imagem)
7 - Pegue o balde de tinta (ainda com a cor branca). Nas opções da ferramenta, ative a opção "Preencher Toda Seleção" e clique na seleção pra preencher tudo.
8 - Ao final, você deve ter uma máscar avermelhada na imagem sendo que o objeto que você quer tirar foi pintado de branco, ou seja, a camada foi apagada nos lugares onde você preencheu e nestes lugares a imagem não fica mais avermelhada.
9 - Pressione "Shift + Q" novamente pra encerrar a camada e selecionar o que você pintou.
10 - Agora é só recortar e colar onde quiser a seleção.

Qqer dúvida eu fiz um vídeo tutorial sobre isso. ta aqui: http://www.tuxresources.org/blog/?p=94

Flw

zohguy

A minha dúvida sobre seleções já havia sido esclarecida.Também trabalho com máscaras, mas em geral prefiro fazer a seleção ponto a ponto mesmo...
Minha nova dúvida é quanto a uma das funcionalidades que existe nos programas da Corel e da Adobe, e deve existir em algum lugar no GIMP: quando você tem uma seleção flutuante, ou mesmo uma camada, e arrasta essa camada para os limites da imagem, ela para lá e só segue se você continuar arrastando.
Sem essa função eu tenho que usar zoom bem alto toda vez que quiser colar uma seleção nos cantos da imagem, para não sobrar espaço em branco.

raphabonelli

É o tipo de função que normalmente se chama SNAP ou algo assim, vou dar uma olhada quando chegar em casa.
.......................

zohguy

Ainda não consegui fazer nada como as bordas magnéticas no GIMP... Se eu arrastar uma seleção flutuante ou layer sobre um fundo, ele irá ultrapassar as bordas a imagem sem parar no limite. Aí só utilizando zoom para conseguir precisão. :/

raphabonelli

Véio, eu também procurei, fucei e não achei nada nem desta função, nem sobre uma que pudesse injambrar a mesma função. Acho que fica aí apenas a esperança de termos um Snap to Border nas próximas versões do GIMP.
.......................

raphabonelli

Caro zohguy

Fuçando, fuçando, fuçando, arranjei um "enjambre" que pode solucionar seu problema de falta de bordas magnéticas, ao menos até o GIMP ter uma solução mais prática. Se você não usa o GRID regularmente, melhor ainda, pois vamos usá-lo.

Vá em IMAGE - SCALE IMAGE e pegue o tamanho da sua imagem em pixels. Precisamos desta informação para ir em IMAGE - CONFIGURE GRID e então configurar a largura e altura do grid extamente no tamanho da imagem (você precisará desligar a "corrente" sob os números para poder mudá-los individualmente). E deixar o OFFSET em 0 e 0.

No menu VIEW ative SHOW GRID e SNAP to GRID. Irão aparecer umas cruzes no canto da imagem. Agora você tem bordas magnéticas, já que o GRID tem exatamente o tamanho da imagem.

Sei que é trabalhoso e um SNAP TO IMAGE BORDER solucionaria o problema. Mas por enquanto, isto pode ajudar.

Grande abraço.
.......................

zohguy

Ahhh!! Isso resolveu meu problema!!
Nem consideraria essa solução um enjambre, pois a utilização do grid trás até algumas vantagens, já que pode ser utilizado nas bordas e em outros locais do fundo.
Obrigado mais uma vez!